Transtornos Globais do Desenvolvimento

Campinas / Liceu Salesiano

    O curso de Especialização Pós Graduação Lato Sensu em Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) pretende aperfeiçoar o profissional que atua na Educação Especial, por meio da identificação dos principais transtornos globais do desenvolvimento, das síndromes e distúrbios neurológicos que estão cada vez mais frequentes em sala de aula. O curso trabalha principalmente com a identificação e diagnóstico inicial do autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Kanner e Rett, com a construção da linguagem em crianças e adultos autistas e dos processos de aprendizagem mais adequados nestes casos.

    metodologia

    A metodologia dos cursos de pós-graduação está baseada na tríade Autonomia Discente, Docente como Facilitador do processo de aprendizagem e Utilização de materiais didáticos com acesso a partir de ambientes virtuais de aprendizagem.
    Com metodologias ativas e Estudos de Caso, serão debatidos problemas reais visando desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise, síntese, avaliação e tomada de decisão estimulando o trabalho individual e em equipe.

    [pesquisa_box title="objetivos"]

    – Definir e identificar os vários tipos de Autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Kanner e Rett
    – Estudar o sistema nervoso e os sentidos especiais
    – Refletir sobre a construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista
    – Entender os transtornos globais do desenvolvimento – TGD e a potencialização da aprendizagem


    A QUEM SE DESTINA

    O Curso se destina a profissionais ou pesquisadores portadores de diploma de nível superior, devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes, com formação em áreas correlatas à Educação, interessados em aprimorar seus conhecimentos.