Sobre
O curso capacita o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas, ferramentas e práticas modernas, a importância das pessoas no contexto de uma organização, que devem ser competentes, solidárias e cooperativas para atuar nos diversos subsistemas integrantes da área de Marketing das empresas.
Marketing em Campinas
A área de Marketing possui um mercado aquecido, que apresenta crescimento na demanda por serviços e produtos. O Tecnólogo em Marketing estará apto a desenvolver uma visão estratégica de negócios nas organizações.
- Objetivo
A função desse curso superior é capacitar o aluno a identificar, por meio de métodos, técnicas, ferramentas e práticas modernas, a importância do Marketing no contexto de uma organização a ser competente, solidário e cooperativo para atuar nos diversos subsistemas que integram a área de Marketing das empresas.
- Área de Atuação
Tecnólogo em Marketing é o profissional especializado para atuar na elaboração de estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes. Ele estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico para criar e inovar produtos ou serviços, promovendo-os, solidificando sua marca no mercado e definindo estratégias, público-alvo e preços a ser praticados. Atento às constantes mudanças, este profissional comunica e cria relacionamentos com consumidores, antecipa tendências, aproveita oportunidades de mercado e analisa riscos. Aspectos da legislação que regulam as atividades de comercialização, consumo, contratos comerciais, normas de higiene e segurança, questões tributárias e fiscais estão diretamente ligados às atribuições deste profissional.
- Perfil do Egresso
O Curso deseja formar profissionais que tenham as seguintes capacidades:
- Ter conhecimento técnico e científico para exercer as atividades na área de Marketing, nas organizações de porte micro, pequenas, médias e grandes, caso faça opção por trabalhar como empregado; e na qualidade de empresário, se optar pelo estabelecimento de seu próprio negócio; na condição de autônomo, se optar em ser consultor independente, na forma de pessoa física etc;
- Estar capacitado para atuar em equipes multidisciplinares, uma vez que se relaciona com os profissionais de todos os departamentos de uma organização;
- Exercer a profissão com ética prestando contas da gestão à sociedade;
- Atuar na elaboração de estratégias e roteiros de marketing nas organizações;
- Ter formação humanística adequada ao exercício profissional, com uma compreensão do contexto em que vive, seja social, político, econômico ou cultural. Propomos formar profissionais dotados de competências.
- Corpo Docente
Adilson Dalben http://lattes.cnpq.br/4968716515745390 Giovana Maria Domingues Pires http://lattes.cnpq.br/3995851971102602 Josilene C. P.Freitas http://lattes.cnpq.br/2867481473381536 Moacir Pereira http://lattes.cnpq.br/8992895156251592 Nasser Mahmoud Hasan http://lattes.cnpq.br/2679417170777195 Paulo Ramos Borges Pinto http://lattes.cnpq.br/1957440224743172 Pedro Carlos de Carvalho http://lattes.cnpq.br/818582560577938 Renata Cristina Sossae http://lattes.cnpq.br/5378788217415956 Roberto Fonseca Bertolla http://lattes.cnpq.br/7940269371563387 - Projetos
Entre os diferenciais do curso, estão as aulas de Jogos de Empresas, Simulação Empresarial e grande foco no segmento de Marketing. Além disso, conta com a Empresa Júnior cuja atuação ocorre junto a clientes reais. Conta também com o Labmerc – Laboratório de Mercado de Capitais – que demonstra na prática o funcionamento do mercado financeiro, o PMI – Gerenciamento de Projetos – que ajuda a situar o aluno no contexto de projetos, e o PROPAT – Projeto de Práticas Tecnológicas – que coloca o aluno na prática do mercado. Aliado a isso, o curso atua com o UNISAL social para inserir o aluno no contexto da responsabilidade social e ambiental.
- Emprego e Estágio
Dentre os itens do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, destaca-se como de suma importância para o estudante, o Estágio Supervisionado, realizado em empresas relacionadas à área de formação e com carga horária mínima de 160 horas
No estágio supervisionado, obrigatório e não-obrigatório, realizado após o segundo semestre, o estudante faz seu primeiro contato com a realidade da empresa, saindo do ambiente acadêmico com seus princípios teóricos e vislumbrando a complexidade daquele novo mundo, suas tecnologias, procedimentos, cultura e ambiente.
Deste modo, pode-se resumir a função do estágio:
- Dar um referencial à formação do estudante;
- Esclarecer seu real campo de trabalho após sua formação;
- Motivá-lo ao permitir o contato com o real: teoria x prática;
- Dar-lhes consciência das suas necessidades teóricas e comportamentais;
- Dar-lhes uma visão geral do setor produtivo e da empresa em especial;
- Descobrir áreas de interesse para a sua própria especialização no decorrer do curso.
O estágio tem duração mínima de 160 horas para o Curso Superior de Tecnologia em Marketing. O processo de estágio inclui, providenciar a documentação necessária para comprovar o vínculo de estágio com a empresa, realizar trabalho relacionado com o curso e elaborar um relatório de estágio conforme normas específicas, sempre sob supervisão do Professor Orientador de Estágio.
Vestibular 2018
<p”>
Coordenador do curso:
Profª. Me. Marilia Bestani
marilia.bestani@sj.unisal.br