Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Campinas / São José

  1. Duração do curso

    4 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 8h00 às 11h40
    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Matutino: R$ 629,00; Noturno: R$ 629,00

  5. Ato Regulatório

    Reconhecimento; Port. Nº 305 de 16.04.15 publ. em 20.04.15

Com 89% do corpo docente formado por mestres e doutores, o Curso capacita o aluno a identificar a importância das pessoas no contexto de uma organização. Forma líderes competentes, com características solidárias e cooperadoras para atuar nos diversos subsistemas integrantes da área de Gestão de Pessoas das empresas, capazes de atuar frente aos desafios da crescente complexidade tecnológica e gerencial presente em todas as áreas da atividade humana, buscando soluções inovadoras aos novos desafios e exigências mundiais.

Gestão de Recursos Humanos em Campinas

Campinas é a maior metrópole Latino-americana e um dos principais polos tecnológicos do Brasil, atraindo assim inúmeras empresas de todos os setores produtivos. Sob essa realidade cresce o mercado de Gestão de Pessoas e as atividades de Gestão de Recursos Humanos, o que leva a uma continua necessidade de Talentos Humanos que possam acompanhar o desenvolvimento e crescimento da região.

Objetivo

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos proposto pelo UNISAL constitui-se em uma contribuição significativa para a formação e o desenvolvimento de recursos humanos nessas áreas.
São objetivos da criação do curso:

– Formar profissionais aptos a modernizar as técnicas de recursos humanos utilizadas no setor industrial, comercial e de serviços através do emprego de recursos humanos adequados a cada caso, levando em conta características técnicas, econômicas, gerenciais e humanas;
– Possibilitar a melhoria da qualidade da produção industrial, comercial e de serviços, reduzindo o desperdício e, consequentemente, colocando no mercado produtos mais competitivos;
– Estimular a criação de empresas de prestação de serviços, indústrias, consultoria, comércio e outras na área de Recursos Humanos, apostando na tecnologia agregada aos produtos e no domínio do conhecimento.


Área de Atuação

Poderá trabalhar na supervisão de áreas de recrutamento e seleção; de análise e descrição de cargos; de treinamento e desenvolvimento; na análise do mercado e de mão de obra; no gerenciamento de conflitos; no processo de avaliação de desempenho na empresa; em organizações públicas, privadas de todos os setores produtivos ou ainda como empreendedor do setor.


Perfil do Egresso

O curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos busca formar um profissional capaz de articular soluções nos ambientes organizacionais, gerenciando a capacitação e o desenvolvimento de talentos, os processos de recrutamento e seleção, as práticas trabalhistas, o clima organizacional e a liderança.


Percurso Formativo do Aluno

O egresso será introduzido nas ciências básicas do mundo empresarial, passando pela aquisição de especificidades de administração de pessoal regradas pelas leis trabalhistas, culminando com o conhecimento e as habilidades nas políticas e condução de pessoas no contexto empresarial.


Corpo Docente

Márcia Eloísa Avona Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4496484368653480
Márcio José Silva de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7082665655882925
Marília Rosário Bestanihttp://lattes.cnpq.br/2169694267556729
Nasser Mahmoud Hasanhttp://lattes.cnpq.br/2679417170777195
Pedro Carlos de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8185825605779382
Renata Cristina Sossaehttp://lattes.cnpq.br/5378788217415956
Ricardo Ragazzo Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/30533000517812299
Rodrigo Tarcha Amaral de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9378810509808981
Valter Luiz Larahttp://lattes.cnpq.br/2905352435781260


Emprego e Estágio

Dentre os itens do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, destaca-se como de suma importância para o estudante, o Estágio Supervisionado, como momento de reflexão de seus planos pessoais e profissionais, de analise de sua formação acadêmica salesiana, assim como de sua aproximação com o mercado empresarial de sua área de formação. Deve ser realizado em duas etapas: em empresas relacionadas à área de formação e sob a supervisão de um professore designado para essa atividade junto a Instituição de Ensino, totalizando a carga horária mínima de 200 horas, previstas na matriz curricular.

No estágio supervisionado, realizado após a conclusão do segundo período do curso, o estudante faz seu primeiro contato com a realidade da empresa, saindo do ambiente acadêmico com seus princípios teóricos e vislumbrando a complexidade daquele novo mundo, suas tecnologias, procedimentos, cultura e ambiente.
Deste modo, pode-se assumir os seguintes objetivos para a execução do estágio supervisionado:

– Dar um referencial à formação pessoal, profissional e acadêmico salesiana ao estudante;
– Esclarecer o real campo de trabalho de sua área de formação;
– Motivar os estudantes ao permitir o contato com o real, aproximando a teoria da prática;
– Dar-lhes consciência das suas necessidades teóricas e comportamentais;
– Dar-lhes uma visão geral do setor produtivo e do mercado empresarial em especial;
– Descobrir áreas de interesse para a sua própria especialização no decorrer do curso.

O estágio tem duração mínima de 200 horas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. O processo de estágio inclui providenciar a documentação necessária para comprovar o vínculo de estágio com a empresa, realizar os trabalhos relacionados por período com o curso elaborando os relatórios de estágio (1) de acompanhamento e (2) profissional, conforme normas específicas, sempre sob a supervisão do Professor Orientador de Estágio.

Para os alunos já empregados na área, é permitido o uso de suas horas normais de trabalho como estágio, bastando apenas providenciar as devidas autorizações.
Já os alunos sem vínculo empregatício ou que não trabalham na área, necessitam procurar o Secretaria de Relação Escola-Empresa para iniciarem o processo de estágio.
Os Professores Supervisores de Estágio são responsáveis por orientar o trabalho desenvolvido e supervisionar a entrega de relatórios nos prazos estabelecidos, garantindo um bom andamento do estágio.


Projetos/Serviços

Como ferramentas de aprendizagem conta com:
– Projetos integrados, que são oferecidos ao longo dos 4 períodos do curso, buscam aproximar a aprendizagem de sala de aula com as experiências e cases de mercado;
– Incentivo ao empreendedorismo na oferta de conteúdo especifico da área e também por meio de eventos e encontros com empresários, além do desenvolvimento de projetos e planos de negócios;
– Metodologias ativas estão baseadas na possibilidade de tornar o aluno o protagonista de sua aprendizagem, construindo um verdadeiro aprender a aprender.
– Empresa-Junior é um espaço de conhecimento prático que permite ao aluno a atuação empresarial com respaldo e apoio do Unisal;
– Eventos de atualização de conteúdos e de aproximação empresarial para criação de redes de network;
– Visitas técnicas para identificação e inserção nos conteúdos de sala de aula.

Coordenador do curso:

Prof. PEDRO CARLOS DE CARVALHO
pedro.carvalho@sj.unisal.br

Avise-me