Storytelling Transmídia

Americana / Maria Auxiliadora

    Professores Responsáveis

    Duílio Fabbri Junior
    Fabiano Ormaneze

    A utilização das técnicas de storytelling relaciona-se com os desafios da comunicação contemporânea, sendo uma das soluções para o descrédito do público em relação aos formatos tradicionais. As narrativas, ao serem utilizadas no universo da comunicação mercadológica e publicitária, facilitam o engajamento e a identificação dos consumidores.

    Objetivos

    – Caracterizar o storytelling transmídia como uma estratégia de comunicação utilizada em diferentes contextos;
    – Oferecer elementos para a utilização do storytelling em projetos de comunicação mercadológica e publicitária;
    – Abordar as diferentes características do storytelling de acordo com o objetivo de uso, a mídia e o público a que se dirige;


    Público alvo

    Profissionais e estudantes de comunicação e marketing em geral que se interessem pelo storytelling transmídia como forma de produção de conteúdos nas diversas mídias.


    Método de Ensino

    Aulas expositivas, estudos de caso e exercícios práticos.


    Conteúdo Programático

    Storytelling: origem, utilização e funções no contexto contemporâneo e do marketing 4.0
    Características e elementos que compõem uma narrativa
    Transmídia: definições e planejamento
    Linguagem, plataformas e públicos em projetos transmídia
    Estudos de caso de aplicação do storytelling e do storytelling transmídia na comunicação de marcas e instituições
    Projetos narrativos transmídia: utilização, características, planejamento e desenvolvimento.