Serviço Social

Americana / Maria Auxiliadora

Em outras unidades
  1. Duração do curso

    8 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 649,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 134/18 publ. em 02.03.2018

Sobre

Reconhecido pelo MEC, o curso de Serviço Social está em funcionamento há mais de 40 anos no UNISAL, tem como proposta formar assistentes sociais capacitados para planejar, administrar e executar programas e projetos sociais, objetivando ampliar os espaços de participação e acesso dos cidadãos aos direitos sociais previstos na legislação social.

Serviço Social em Americana

O Curso de Serviço Social teve início em 1972 através do Instituto de Ciências Sociais de Americana, com sede no Colégio Dom Bosco, criado na Gestão de Padre João Baldan. O referido curso foi implantado visando atender as demandas sociais da época e a vocação da cidade e da região para o Social.

Objetivo

Viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas com competência para identificar as demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;

Oferecer uma formação profissional orientada a partir da perspectiva crítico-dialética da realidade social, preservando e defendendo a visão humanista a partir da compreensão da totalidade do ser, envolvido nas diferentes expressões da questão social;

Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;

Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;

Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas

Privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

Área de Atuação

O futuro profissional poderá exercer suas funções nas Políticas Públicas, especialmente nas prefeituras em áreas da Assistência Social, Saúde, Habitação, Educação, Meio Ambiente e nos Conselhos de Direito; no Judiciário: Fórum, Sistema Penitenciário e Centros de Ressocialização. No Estado, especialmente nas Secretarias de Assistência Social; Nas empresas, especialmente nos Projetos de Responsabilidade Social, Recursos Humanos e Benefícios,  Diferentes Organizações Privadas, ONGs entre outras.

Perfil do Egresso

Capacitado para atuar na formulação e implementação de propostas para o enfrentamento das desigualdades sociais, por meio de Políticas Sociais Públicas, Empresariais e de Organizações da Sociedade Civil sem fins financeiros.


Percurso Formativo do Aluno

O percurso formativo foi concebido a partir do estabelecido na Resolução CNE/CES nº 15, de 13 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social e nas recomendações elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPESS), que propugnam a formação de um profissional que atua a partir das expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, bem com as determinações estabelecidas na Lei n. 8662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de assistente social e estabelece as competências e habilidades técnico-operativas e ainda as orientações definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que prevê a formação de pessoas profissionalmente competentes, que tenham, igualmente, uma postura cidadã e ética.

Projetos

Projeto integrador – que visa desenvolver nos alunos do 1º ao 4º semestre a ação investigativa no sentido de efetivar o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. O referido projeto teve início em 2011 e realizou a pesquisa “Analfabetismo Funcional”, sendo que em 2012, implantou cantos de leitura em parceira com a Secretaria da Saúde de Americana na UBS do Bairro Zanaga e a GIBITECA no Hospitais Municipal Infantil André Luiz.

Emprego e Estágio

De a cordo com a Matriz Curricular em vigor desde 2009, o aluno deverá cumprir estágio obrigatório do 5º ao 8º semestre, totalizando 450 horas. Antes de iniciar o estágio é preciso formalizar junto ao Departamento de Estágio do UNISAL o Contrato e Termo de Compromisso em consonância com a Lei, sendo que os egressos são absorvidos nos serviços públicos e privados,

Coordenador do curso:

Profª. Me. Maria Isabel Prezotto Vicente
curso.ssocial@am.unisal.br

Avise-me