Serviço Social

São Paulo / Santa Teresinha

Em outras unidades
  1. Duração do curso

    8 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Noturno: R$ 629,00

  5. Ato Regulatório

    Autorizado pela Portaria MEC n.o 1.251 de 07/12/2017

O Curso de Serviço Social oferece uma sólida formação teórica, ético-política e técnico-operativa para preparar Assistentes Sociais com competência para intervir nas expressões da questão social, ou seja, em situações que afetam as condições objetivas de vida da população, especialmente nas situações de pobreza e demais violações de direitos, em razão das desigualdades de classe social, gênero, geração, raça e etnia. Objetivamos formar profissionais críticos, competentes e propositivos para formular, planejar, implantar e avaliar projetos, políticas, programas e ações nas áreas da educação, saúde, previdência social, assistência social, habitação, sociojurídica e outras, trabalhando com políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Objetivos


• Formar profissionais capazes de formular análises críticas que possibilitem uma inserção criativa e propositiva no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, em consonância com • projeto ético-político-profissional do Serviço Social brasileiro;
• Capacitar para elaboração, execução e avaliação de políticas, planos, programas, projetos e demais ações na área social;
• Desenvolver competências para a mobilização e viabilização da participação social e política dos usuários nas decisões institucionais e territoriais;
• Preparar profissionais habilitados para propor, planejar, organizar, administrar e avaliar recursos (benefícios) e serviços sociais;
• Formar profissionais para realizar pesquisas que subsidiem a formulação de projetos, políticas, programas e ações profissionais;
• Qualificar para prestação de assessoria e consultoria para órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
• Desenvolver competências para que possam construir, com a população, estratégias e recursos para identificação, atendimento e defesa de direitos;
• Capacitar para realização de estudos sociais, visitas, perícias, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.


Pré-requisitos e público-alvo

Interessados com Ensino Médio completo


Perfil do Egresso

Capacitado para atuar na formulação e implementação de propostas para o enfrentamento das desigualdades sociais, por meio de Políticas Sociais Públicas, Empresariais e de Organizações da Sociedade Civil sem fins financeiros.


Percurso Formativo do Aluno

O percurso formativo foi concebido a partir do estabelecido na Resolução CNE/CES nº 15, de 13 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Serviço Social e nas recomendações elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPESS), que propugnam a formação de um profissional que atua a partir das expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento, com capacidade de promover o exercício pleno da cidadania e a inserção criativa e propositiva dos usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho, bem com as determinações estabelecidas na Lei n. 8662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de assistente social e estabelece as competências e habilidades técnico-operativas e ainda as orientações definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, que prevê a formação de pessoas profissionalmente competentes, que tenham, igualmente, uma postura cidadã e ética.


Método de Ensino


• Aulas expositivas ou discursivas, com o uso do quadro, slides e outros recursos, constituindo-se em auxílios para fixação dos conteúdos;
• Apresentação de filmes ou segmentos de filmes, acompanhados de intervenções e debate;
• Palestras, exposições e feiras objetivando trocas de experiências, informações, para aprofundamento de discussões para construção da relação teoria-prática;
• Recursos multimídia que podem ser utilizados no aprendizado e no exercício prático para acessar dados, informações e outros;
• Representações, dinâmicas de grupo, sociodramas do “Teatro do Oprimido”;
• Construção de músicas, poesias, textos, grafites, painéis e outras modalidades de trabalho em grupos, possibilitando a troca de vivências, experiências e o fortalecimento do trabalho intercultural, grupal e trato das diferenças;
• Seminários, fóruns, ciclo de debates, mesas-redondas e outras formas de apresentação e aprofundamento de determinadas temáticas de pesquisa, possibilitando a sistematização do conhecimento e apresentação pública, com uso de vários recursos;
• Visitas monitoradas, viagens de estudos, estágio de observação;
• Leitura de livros e revistas técnicas, com fichamentos ou não;
• Produção de papers, resenhas, monografias e outras formas de exercício da escrita e da construção do pensamento registrado de forma impressa;
• Projetos de extensão universitária;
• Projetos de iniciação científica;
• Seminários de iniciação científica;
• Fóruns e encontros de estudantes;
• Fóruns e encontros de supervisores de estágio acadêmicos e de campo.


Programa/Disciplinas

Filosofia
Sociologia
Ciência Política
Economia
Estudo da Formação da Sociedade Contemporânea
Antropologia Cultura l
Antropologia Religiosa I e II
Psicologia Social
Fundamentos da Matemática I e II
Estatística
Português Instrumental
Leitura e Produção de Texto
Formação Política e Econômica da Sociedade Brasileira
Direito e Legislação Social
Política Social
Classes e Movimentos Sociais
Fundamentos Socio-históricos do Serviço Social
Metodologia do Trabalho Científico
Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social I, II, III e IV
Questão Social e Desigualdade
Ética em Serviço Social
Processos de Trabalho e Serviço Social I e II
Fundamentos da Pesquisa Social
Pesquisa em Serviço Social: o projeto de pesquisa
Pesquisa em Serviço Social: o trabalho de conclusão de curso
Planejamento em Serviço Social
Gestão Social
Políticas e Projetos Sociais
Família e Sociedade
Supervisão Acadêmica I, II, III e IV
Estágio Supervisionado I, II, III e IV
Oficinas da Prática Profissional I e II
Fundamentos do Trabalho Profissional em Organizações
Trabalho de Conclusão de Curso I e II
Trabalho profissional, registro e documentação

Disciplinas Optativas
Libras I e II
Seguridade Social I – Assistência Social
Seguridade Social II – Previdência Social e Saúde
Questões Ambientais
Economia Solidária


Corpo Docente

Prof. a Dr.a Abigail Silvestre Torres
Prof. a Dr.a Damares Pereira Vicente
Prof. a Dr.a Eliane Alves da Silva
Prof. Dr. Emerson Santana
Prof. Me. Flavio Augusto Camilo
Prof. Dr. Henrique Kopke Filho
Prof. a Dr.a Joana Maria Gouveia Franco Duarte
Prof. a Me. Karen Simões Monteiro
Prof. a Dr.a Márcia Pereira Cunha
Prof. a Me. Margarida Maria de Almeida Mota
Prof. a Me. Maria Beatriz Ribolla
Prof. Dr. Rodrigo Rosas Fernandes
Prof. Me. Silvio Guarde
Prof.a Dr.a Stela da Silva Ferreira
Prof. a Dr.a Vânia Baptista Nery
Prof. Me. Vasconcellos Vilarino dos Santos


Outras informações


O trabalho de Assistentes Sociais se realiza cotidianamente numa complexa teia de relações sociais que exige um preparo sólido e consistente, que articule conhecimento teórico, posicionamento ético-político e formas de realização. Por essa razão, acreditamos que um diferencial deste Curso é o coletivo de professores que, além de possuir vasta experiência de docência e de pesquisa, possui em sua composição Professores Assistentes Sociais com ampla e atual experiência profissional em diversas políticas sociais públicas, em funções de execução, supervisão, coordenação e gestão. Essa experiência será fundamental na preparação profissional dos estudantes de Serviço Social do UNISAL.

Coordenador do curso:

Profª. DAMARES PEREIRA VICENTE

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