Prática de ensino da história e cultura do negro no Brasil

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    16h
    De 01 a 05/07/2019

  2. Horário das aulas

    Segunda a Sexta-feira
    Das 18h às 22h

  3. Investimento

    2 parcelas de
    R$ 65,00

Justificativa

A proposta deste curso atende a Lei n. 10.639 (9 de janeiro de 2003), que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394), instituindo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afro-brasileiras e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas.

Objetivos

Aperfeiçoar, atualizar e especializar profissionais do ensino para a incorporação das temáticas relacionadas à cultura africana e afro-brasileira para o desenvolvimento do ensino escolar; Reforçar o protagonismo histórico e cultural da população negra no Brasil, combatendo a invisibilidade sociocultural, que lhe é tradicionalmente relegada.

Pré-requisitos e público-alvo

Professores/educadores das redes pública e particular de ensino, alunos de história demais licenciaturas e interessados em geral.

Método de Ensino

Aulas expositivas e dialogadas.

Conteúdo

Definição e delimitação do conteúdo da história da África, do negro e de sua cultura e, consequentemente, a produção de novos manuais e materiais didáticos em ruptura com a literatura colonial preconceituosa ainda dominante e resistente para utilização na sala de aula. As leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 que tornam obrigatório o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas e afrodescendentes na escola brasileira.

Inscrições

De 18.06.2019 a 27.0.2019