1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2019
    Noturno: R$ 662,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 1.092/15 publ. em 30.12.2015

Sobre

Oferecer formação inicial ampla para o exercício da docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio – modalidade Normal, EJA – Educação de Jovens e Adultos e em cursos de Educação Profissional tanto na área de serviços como no apoio escolar, ou em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos em espaços escolares e não escolares;

Articular o ensino, a pesquisa e a extensão.

Pedagogia em Lorena

Está entre os 15 melhores cursos do estado de São Paulo. Foi premiado com 5 Estrelas pelo Concurso Melhores Universidades do Guia do  Estudante da Editora Abril – 2015/2016. Obteve também NOTA 4 no ENADE – MEC, além de ser  referência na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Objetivo

  • Formar o professor “sintonizado com os aspectos relativos aos cuidados e à educação de crianças” (MEC, 2005, pp.24-25), garantindo a aquisição de conhecimentos em todas as suas dimensões (cognitivo-lingüística, afetivo-emocional, social, física);
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas, atuando em espaços escolares e não-escolares.


Área de Atuação

Educação Formal (docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, gestão escolar e educacional, coordenação pedagógica, tutoria e produção de educação a distância), Educação Não Formal (hospitais, ONGs, empresas, educação corporativa e e-learning). Assessoria educacional e didático pedagógica.


Perfil do Egresso

O pedagogo atuará como professor na educação infantil, no ensino fundamental, na educação de jovens e adultos, em espaços não escolares e como gestor educacional.


Corpo Docente

O corpo docente de Pedagogia é qualificado – com titulação de doutor e mestre – e capacitado conforme as diretrizes curriculares e as atuais exigências do mercado.

Me. Angelina de Fátima Moreno Vaz dos Reis
Me. Diego Amaro de Almeida
Me. Douglas Rodrigues da Silva
Esp. Jilian Cardoso de Mello
Dr. Júlio César Moreno
Me. Marcilene Rodrigues da Silva
Me. Maria Cristina dos Santos Pinto Bernardes
Dr. Mario José Dias
Esp. Ricardo Bustamante


Projetos

  • O curso possui Laboratórios de Prática Pedagógica: OFICINA PEDAGÓGICA para atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem, EJA para atendimento à educação  de adultos, CENTRO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL para estudo, pesquisa e prática na área da Gestão Escolar.
  • Conta, a partir de 2013, com salas ambiente  para o estudo e a prática de Inovação Pedagógica e de Metodologias Ativas de Ensino e com Brinquedoteca para atendimento pedagógico.
  • Promove eventos que articulam teoria e prática pedagógica como Oficinas, Workshops, Debates e Visitas Técnicas.
  • Desenvolve Projeto de Internacionalização para professores e alunos.
  • Participa do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) vinculado à CAPES, atuando em duas escolas do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Lorena, com vistas a promover  a formação teórico prática do licenciando.
  • Participa do Grupo de Estudos do Observatório de Violências nas Escolas que por sua vez integra a CÁTEDRA DA UNESCO – EDUCAÇÃO, JUVENTUDE  E SOCIEDADE .
  • Fomenta a pesquisa por meio do GEPEA – Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem.
  • PROJETO PEDAGOGOS NA ESCOLA –  Implementação a partir de 2013, objetivando possibilitar  o contato efetivo do licenciando com os desafios do cotidiano escolar e contribuindo para a elevação do IDEB de escolas de Ensino Fundamental do Município de Lorena, que serão adotadas pelo curso de Pedagogia.


Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, um campo privilegiado para o exercício da prática profissional supervisionada e propicia oportunidade para análise desta prática à luz dos conteúdos teóricos inseridos nos cursos.

De acordo com a nova Lei de Estágios, Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

Tendo em vista as disposições nos documentos legais que normatizam os processos avaliativos por parte do MEC em relação aos cursos de licenciatura, procura-se a integração efetiva do Estágio Supervisionado com a Produção Acadêmica.

Este processo procura estabelecer a retro-alimentação teoria-prática/prática-teoria que se conforma como o núcleo essencial dos cursos de licenciatura. Acrescente-se ainda o fato de que o parâmetro curricular “prática de ensino sob forma de estágio supervisionado” constitui um importante atributo dos cursos que se propõem a formar professores.

A própria natureza da “prática de ensino sob forma de estágio supervisionado” conduz o aluno a interagir no campo empírico propriamente dito, em virtude de sua vivência na realidade escolar. Esta vivência, com suas mais variadas experimentações, deve estabelecer nexos com atributos acadêmicos e científicos sustentados através da supervisão por parte de professores do UNISAL.

O curso de Pedagogia, na busca de implementar tais orientações, no que concerne ao estágio supervisionado dos alunos entre o 3º e 6º Períodos, nomeou suas linhas de estudos com o títulos:

1) “Docência – ensino fundamental e educação infantil”. Tal escolha justifica-se pela própria especificidade do espaço escolar, lócus privilegiado para a construção e a reconstrução de conceitos de ensino e de aprendizagem, de avaliação, de leitura e de escrita, de habilidades e competências à luz da tarefa educativa na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

2) “Gestão de projetos educativos”. Tal escolha pretende incentivar o desenvolvimento de projetos educativos em espaços escolares e não-escolares, em diferentes ambientes da sociedade, que privilegiem a educação pela arte, pela cultura, pela saúde, pelo meio ambiente, visando o fortalecimento da identidade do pedagogo e o compromisso com a educação.

De acordo com a nova Lei de Estágios: ” O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

§ 1o  Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

§ 2o  Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória” (LEI Nº 11.788, DE  25 DE SETEMBRO DE 2008 )



Coordenadora de Curso

Prof. Me. Maria Cristina dos Santos Pinto Bernardes
maria.pinto@unisal.br