Pedagogia

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 7h50 às 11h30
    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Matutino: R$ 641,00; Noturno: R$ 641,00

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 286 de 21.12.12 publ. em 27.12.12

Sobre

Reconhecido pelo MEC com nota 4 no ENADE, o curso de Pedagogia do UNISAL possui laboratórios de práticas pedagógicas e de informática, além de uma matriz curricular diferenciada.

Pedagogia em Americana

O Reconhecimento do Curso de Pedagogia foi concedido pelo Ministério da Educação em Parecer n. º 2539/75 de 03/07/72, contando portanto, com 40 anos de existência, qualidade e tradição.

Objetivo

Formar profissionais competentes e dispostos a abraçarem o compromisso social de lutar pela cidadania e educação de qualidade e que responda as novas exigências educacionais impostas pela municipalização, pelo planejamento participativo, pelas políticas de inclusão, pela gestão da educação e do ensino de forma democrática e participativa.

Área de Atuação

O campo de atuação do pedagogo compreende as áreas de Educação Formal (docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de jovens e adultos, Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Tutoria e Produção de Educação a Distância) e Educação Não Formal (organizações não escolares públicas ou privadas como hospitais, ONGs, empresas, educação corporativa e e-learning).

Perfil do Egresso

Compete ao curso de Pedagogia do UNISAL a busca da Excelência Universitária na formação de profissionais comprometidos com a vida e a transformação social.

Assim o Curso de Pedagogia projeta o perfil do educador alicerçado em sólida formação geral e humanística, capaz de analisar e articular conceitos, princípios e argumentos, mediante postura crítico- reflexiva que favoreça a interpretação e valoração dos fenômenos educacionais – sociais, bem como propicie espírito de trabalho em equipe, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, acadêmicos  e sócio-políticos, capaz de ser solidário e apto para dialogar com profissionais de outras áreas do conhecimento.

Estrutura Curricular

O curso de Pedagogia possui uma concepção da estrutura curricular, fundamentada em metodologias de ensino que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, envolve a participação dos alunos nas atividades Aula, Prática Pedagógica através dos Projetos de Ação Educativa e Social, nos Eventos e Seminários Integradores, Atividades Complementares e Atividades de Extensão e Ação Comunitária.  O currículo mantém uma estrutura que permite uma formação adequada nas disciplinas, procurando propiciar desde o início do curso ampla formação humanística, crítica e reflexiva. No curso de Pedagogia do UNISAL a inter-relação entre unidades de estudo é feita a partir de eixos que apresentam as grandes categorias e conceitos pedagógicos e visam capacitar para compreensão e domínio das disciplinas de cunho profissional e eminentemente educativo:

  • Fundamentos da Educação
  • Gestão Educacional
  • Gestão Pedagógica
  • Gestão do Desenvolvimento Pessoal

Corpo Docente

O corpo docente do curso é altamente qualificado e atualizado. Com vasta experiência no campo acadêmico e na prática pedagógica, promove a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo habilidades e competências fundamentais para o exercício da profissão. Atento à formação continuada, estimula os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e prepara-os para prosseguirem em seus estudos na pós-graduação.

Alvaro Jose Pereira Braga (Doutor)

Antonio Carlos Miranda (Doutor)

Fabiana Rodrigues de Sousa de Sante (Doutora)

Francisco Evangelista (Doutor)

Giuliano Paulino Coan (Mestre)

Homero Tadeu Colinas (Mestre)

João Batista de Santos (Mestre)

Livia Morais Garcia Lima (Doutora)

Marta Maria Pasquali Mancini (Mestre)

Regiane Aparecida Rossi Hilkner (Doutora)

Regina Aparecida Penachione (Mestre)

Renata Sieiro Fernandes (Doutora)

Rita de Cássia Fossaluza (Mestre)

Roberto Andre Polezi (Mestre)

Valeria Oliveira de Vasconcelos (Doutora)

Projetos

O curso se utilizará de algumas práticas pedagógicas para promover o interesse pela construção do aprendizado em espaços pedagógicos e diversificados, tais como:

  • Projeto de Ação Educativa
  • Projeto de Ação Social
  • Seminários Integradores

Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado constitui requisito para obtenção do grau de licenciado nos cursos de licenciatura, conforme dispõe a LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

O estágio supervisionado tem como objetivo central possibilitar ao discente estabelecer relações entre a teoria estudada em sala de aula e a prática, aqui representada pela presença e atuação do aluno nos campos de estágio para observação, participação e regência, otimizando as oportunidades que o cotidiano educacional oferece para o desenvolvimento satisfatório de suas atividades acadêmicas e formativas. Dessa forma, ele se torna imprescindível, na medida em que irá contribuir para a formação global do profissional da educação, crítico e consciente, capaz de posicionar-se frente à realidade, como também atuar na busca de propostas para transformá-la.

Coordenador do curso:

Profª. Me. Marta Maria Pasquali Mancini
curso.pedagogia@am.unisal.br

Avise-me