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O espaço maker como ferramenta de aprendizagem

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    30h
    De 05/10/2019 a 14/12/2019

  2. Turno das aulas

    Matutino

  3. Horário das aulas

    Sábados
    das 08h30 às 12h10

  4. Investimento

    3 parcelas de R$ 110,00

Professor Responsável

Fátima Beatriz de Benedictis Delphino

Dentre as novas tecnologias educacionais, cada vez mais se destaca o Espaço Maker nas melhores instituições de ensino, bem como em grandes empresas e startups. Esse ambiente oferece ferramentas digitais e tecnológicas, como impressoras 3D, ao lado de recursos mais tradicionais, como marcenaria, pintura, e permite que qualquer pessoa possa ter oportunidade de criar, experimentar e compartilhar tarefas e projetos. Aliado ao uso de metodologias ativas,o Espaço Maker faz com que a escola abandone as atividades passivas e transforme o aluno em personagem principal, responsável pela própria aprendizagem, absorvendo conteúdos de maneira autônoma e participativa.

O Movimento Maker pretende estimular a criação de novas soluções e ferramentas, permitindo explorar a curiosidade, a criatividade e a confiança.

Objetivos

Capacitar docentes e profissionais em geral a implementar e coordenar projetos educacionais que utilizem tecnologia, especificamente o espaço Maker.


Público Alvo

Professores, Gestores e público em geral, interessados em conhecer o Espaço Maker e suas possibilidades como ferramenta educacional.


Uso dos recursos do Espaço Maker. Aulas expositivas. Uso de metodologias ativas como recursos didáticos.


Conteúdo Programático

Robótica:
– Circuitos elétricos
– Mecanismos com biela e manivela
– Correias e polias
– Motores elétricos
– Leds
– Makey-Makey
– Atuadores hidráulicos com seringas

Programação e Fabricação Digital:
– Lógica computacional com linguagem de blocos (Scratch)
– Minigames (Scratch)
– Programação de movimentos de mini-robô com instruções por código de cores (Ozobot)
– Introdução a Modelagem 2D e 3D (123 Design, Tinkercad, GouldLaser, RDWorks)
– Edição de vídeo (Estúdio Stop Motion)

Mão na Massa:
– Utilização de ferramentas manuais de oficina (como por exemplo: martelo alicate, chave de fenda, sargento, etc)
– Parafusadeira
– Serra meia esquadria
– Cola quente

Recursos e Ferramentas:
Ferramentas tradicionais e de marcenaria, como martelos e serrotes
Impressoras 3D e cortadoras a laser
Blocos de montar
Ferro de solda
Circuito integrado
Prensa térmica
Display LCD
Kits como ScopaBits ou Little Bits
Fresadora de precisão


Informações

Inscrição
De 07/08/2019 a 27/09/2019