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Mestrado em Educação

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    24 meses

  2. Investimento

    Mensalidades 2020: R$ 1633,00

  3. Ato Regulatório

    Portaria Ministerial nº 608, de 14 de março de 2019, publicada no D.O.U. de18/03/2019

Inscrições abertas para aluno regular 2020 – Edital de Seleção

A pós-graduação do UNISAL tem como razão de sua existência o cumprimento da missão da Instituição, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A unidade de Americana do UNISAL oferece desde 1999 o programa de Mestrado Acadêmico em Educação, que conta com corpo docente de 10 doutores qualificados para a pesquisa.
O programa é recomendado e reconhecido pelo CNE e CAPES com conceito 4, atestando a qualidade de sua produção e de seus processos acadêmicos.


Horário das aulas

O aluno poderá compor seu horário de acordo com as disciplinas oferecidas a cada semestre. Estas serão escolhidas de acordo com sua disponibilidade de tempo e aprovação do orientador, dentro do quadro total de oferecimento.

Assim, o aluno pode escolher qualquer dia ou período de oferta de disciplinas (sextas-feiras das 09h às 12h30, e/ou das 18h30 às 21h50; sábados, das 9h às 12h e/ou das 13h00 às 16h20).


Objetivos do Curso

O Programa de Mestrado em Educação do UNISAL tem como objetivos:

atender à demanda crescente pela qualificação em pesquisa e aperfeiçoamento docente;
atender à expansão e à evolução das comunidades, instituições e demandas sociais;
desenvolver estudos e pesquisa na área Ciência da Educação, tendo por núcleo de investigação a Educação Sociocomunitária e áreas afins;
promover a formação de pesquisadores para a investigação científica qualificada e integrada à prática docente no âmbito da Ciência da Educação;
promover a iniciação à pesquisa por meio de integração de grupos e linhas de pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação do UNISAL no âmbito da Ciência da Educação e áreas afins;
promover, de forma preferencial e não-exclusiva, investigações relativas às comunidades e às realidades regionais, no âmbito de seu núcleo de investigação.


Público Alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento; profissionais da educação; educadores sociais.


Perfil do Profissional e Pesquisador a ser formado

O profissional de alto nível formado por este Programa será, em primeiro plano, um pesquisador. Porém, como sempre cabe a pergunta: “Pesquisar para quê?”, não deverá o referido profissional permanecer no âmbito da abstração puramente teórica. Este profissional pesquisador deverá voltar-se para as questões sociocomunitárias que possam e devam ser articuladas de forma orgânica pelo pensamento educacional sistematizado. Em suma: em primeiro plano, pesquisador; derivadamente, partícipe de gestões sociocomunitárias as quais incluem as comunidades de educação formal e não-formal, como elementos dinâmicos da macrossociedade.


Área de Concentração: Educação Sociocomunitária

A proposta de Mestrado elaborada para a área de concentração em Educação Sociocomunitária está estreitamente articulada à investigação dos processos de construção da autonomia social entendida como o processo em que se relacionam os âmbitos econômico, social e cultural e por meio do qual sujeitos históricos se associam e vão produzindo sua identidade como agentes das práticas que lhes dizem respeito na vida cotidiana, tendo como característica principal a capacidade de administrar suas vidas com independência e criticidade.


Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Análise histórica da práxis educativa nas experiências sociocomunitárias e institucionais.
Descrição: Investigação e pesquisas de ordem teórico-metodológica e da práxis, centralizadas no reconhecimento das múltiplas contribuições históricas oferecidas pelas instituições educativas e a incidência dos projetos político pedagógicos por elas atuados nos seus contextos socioculturais. Esses estudos relativos às contribuições histórico-pedagógicas das experiências sociocomunitárias e institucionais têm por objetivo proporcionar subsídios que favoreçam a construção da autonomia e a transformação social.

Linha 2 – A intervenção educativa sociocomunitária: linguagem, intersubjetividade e práxis.
Descrição: Investigação das ações e das formas de intervenção educativa sociocomunitária a partir das articulações das linguagens como construção do conhecimento, apreensão e transformação do mundo. A construção do discurso pedagógico na contemporaneidade, como crítica à coisificação do educando, como desenvolvimento de alteridade e autonomia. Os instrumentos de elaboração e interpretação das linguagens para compreensão e significação histórica da práxis educativa.

Disciplinas

Articulada para a formação dos pesquisadores em educação, a matriz curricular tem como única disciplina obrigatória o Seminário de Pesquisa, a partir da qual se abrem as demais disciplinas eletivas que, a critério dos orientadores e coordenadores de projetos que serão indicados aos mestrandos.
Cada disciplina possui carga horária de quatro créditos, correspondentes a sessenta horas-aula.

Integralização do Curso

Integralização do programa de Mestrado em Educação do UNISAL Americana

Corpo Docente Permanente

– Profa. Dra. Andreza Barboza
– Prof. Dr. Antonio Carlos Miranda
– Prof.a Dr.a Fabiana Rodrigues Sousa de Sante
– Prof. Dr. Francisco Evangelista
– Prof. Dr. Jorge Luis Mialhe
– Prof.ª Dr.ª Lívia Morais Garcia Lima
– Prof.a Dr.a Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha
– Prof.a Dr.a Renata Sieiro Fernandes
– Prof. Dr. Renato Kraide Soffner
– Prof.a Dr.a Valéria Oliveira de Vasconcelos


Nucleação

  • IUS
  • HISTEDBR
  • Memória da FE
  • GEMEC
  • CMU
  • GEPESAC
  • Diretorias de Ensino e Secretarias de Educação
  • Prefeituras


Intercâmbios

O Mestrado em Educação Sociocomunitária mantém intercâmbios institucionais com:

• IUS no Brasil

IUS no Mundo

HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil”, sediado na Faculdade de Educação (FE) da UNICAMP.




Seleção de bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado – CAPES