Iniciação à Conservação de Têxteis

São Paulo / Liceu Coração de Jesus

  1. Duração do curso

    20h
    De 06/07/2019 a 27/07/2019

  2. Turno das aulas

    Matutino

  3. Horário das aulas

    Sábado
    Das 9h às 14h

  4. Investimento

    R$400,00
    2 parcelas de R$200,00

O trabalho de preservação do objeto têxtil ainda é pouco conhecido no Brasil. Apesar de alguns avanços, há muito a ser feito por sua difusão e profissionalização. Entender o objeto têxtil como um documento passível de preservação, significa identificar em detalhes suas características técnicas (morfológicas, de construção e modelagem) e culturais (fins a que o objeto têxtil destina-se). Somente, então, o trabalho com o objeto têxtil pode ser delineado como aquele direcionado à sua conservação preventiva, conservação ou mesmo restauração.

Professores Responsáveis

Maria Adelina Pereira

Possui graduação em Engenharia Química pelo Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros(1985), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas(1996), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo(2000) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Departamento Regional de São Paulo(1979). Atualmente é professor do Centro Universitário Salesiano São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: têxtil, TI, Pólo Têxtil de Americana.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761207J0

André Maurício Bidolli

Possui Bacharelado em Moda pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2009), formação em Conservação e Restauração em sua Interdisciplinaridade Museal (2017) e também Documentação e Registros Gráficos e Fotográficos de Acervos (2016) pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo – Instituto Cultural Arte Sacra. Curso de “Camiseiro Sob Medida”, pela Associação dos Alfaiates e Camiseiros do Estado de São Paulo (2015) e “Alfaiataria Clássica”, pelo Atelier Escola de Alfaiataria Maison Hirt (2015). Foi docente de Moda e Vestuário nas instituições SENAI Professor João Baptista Salles (2013 a 2014), SENAC Piracicaba (2012 a 2013) e da disciplina de Artes Plásticas na Educação Básica II (2008 a 2011) pela Diretoria de Ensino de Americana – SP. Atua profissionalmente no Desenvolvimento Criativo de Moda, com destaque para concepção da costura e na Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural, com foco em Imaginária Sacra, Pinturas Murais (Artísticas e Decorativas), Conservação e Restauração de Têxteis, Prospecção Estratigráfica e Exploratória, Reintegração Cromática, Documentação e Registro de Acervos.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385802D0


Objetivos

Analisar a conservação dos têxteis nas suas diversas categorias e oferecer subsídios para a maior compreensão dos materiais e estruturas que os compõem, auxiliando a sua salvaguarda, conservação e também a sua catalogação.

Identificar e atender de forma prática as três principais questões que norteiam o trabalho da conservação/restauração de têxteis. Por que, o quê e como preservamos um objeto têxtil.


Público Alvo

Profissionais e estudantes das áreas de museologia, conservação, restauração, moda, colecionadores que possuem acervos têxteis e interessados no campo da conservação e restauração em geral.


Método de Ensino

Aulas teóricas e práticas, sempre com a participação de tutores que farão a mediação e o acompanhamento do desempenho e da participação dos cursistas durante todo o curso.


Conteúdo Programático

1) Analise dos conceitos sobre a preservação do patrimônio têxtil;
2) Identificação dos aspectos morfológicos. Estrutura física e química das tipologias de fibras e fios;
3) Avaliar o objeto têxtil para nortear o processo de conservação, conservação preventiva e restauro;
4) Compreender a importância do preenchimento da ficha catalográfica do objeto têxtil
5) Ética e o trabalho de pesquisa e pesquisador têxtil;
6) Trabalho prático para avaliação/ Bibliografias e locais de estudos.


Informações

Inscrição: De 04/03/2019 a 21/06/2019
Contato: museu@salesianos.com.br