Gestão de projetos por risco

Campinas / São José

  1. Duração do curso

    28h
    10/11, 24/11, 01/12 e 08/12

  2. Turno das aulas

    10/11 a 01/12 - 08h às 17h
    08/12 - 08h às 12h

  3. Horário das aulas

    Sábados
    08h às 17h e 08 às 12h

  4. Investimento

    R$251,80

Professor Responsável

Prof. Me. Tomaz Verri

Justificativa

É comum quando se inicia o planejamento de um projeto considerar que as atividades ocorrerão exatamente como foram planejadas, quer quanto às entregas delas decorrentes, como quanto ao prazo em que são executadas, custos, qualidade, ou outra variável que se considere.
Contudo, nesta etapa, tudo é futuro, não se tendo o controle sobre nenhuma atividade, assim, em muitos projetos, é introduzido o Gerenciamento de Riscos (PMBOK, 6a. Ed., cap. 11).
São identificados alguns riscos que, se supõe, podem ocorrer durante a implementação do projeto, tais como excesso de chuvas, quando um projeto tem atividades importantes a realizar ao relento e prevê-se uma “folga” para mitigar estes riscos.
Este procedimento considera os riscos inerentes ao projeto como apêndices às atividades, subvalorizando-os, e a adoção de “gorduras”, como medida mitigatória

Objetivos

Aplicar, na prática, a Gestão por Riscos dos projetos. Com isso, identificar os principais elementos de um projeto, bem como o seu planejamento, gerenciamento e execução.

Púbico alvo

Em princípio não há pré-requisitos específicos. O público alvo é constituído por profissionais de todas as áreas, graduados em nível técnico e/ou superior e que desejam ou necessitem utilizar a Gestão

Método de Ensino

Teórico-prático

Conteúdo Programático

1. Identificação dos elementos principais do projeto: valor a ser entregue às partes interessadas, os elementos sistêmicos que compõem o projeto e os riscos a eles inerentes.
2. O planejamento em ondas sucessivas sob a perspectiva do gerenciamento por riscos.
3. Riscos referentes ao projeto, ao escopo, cronograma e aos recursos.
4. O gerenciamento por riscos nas etapas de iniciação, planejamento, execução e controle.
7. Desenvolvimento prático do projeto.
8. Principais conclusões e próximos passos

Inscrições

De 16.10.2018 a 05.11.2018