Gerenciamento de Obras

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    16h
    04 e 11 de maio de 2019

  2. Turno das aulas

    Integral

  3. Horário das aulas

    Sábados
    8h30 às 17h30

  4. Investimento

    1 parcela de R$ 175,00

Professora Responsável

Prof.ª Esp. Patricia Pereira

Justificativa

Segundo dados da Revista Exame (2016), o cargo de Coordenador/Gerente de Obras está em primeiro lugar num ranking de 14 cargos em alta na engenharia, com salários de até R$ 25.000,00. Entretanto o mercado exige aperfeiçoamento profissional na área de gestão de projetos, portanto diante deste cenário e em função da procura por parte de alunos em se aprofundar neste assunto está sendo desenvolvido o curso de Gerenciamento de Obras.

Objetivos

Proporcionar ao profissional da área das Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo uma visão prática na gestão das etapas das obras civis. Os procedimentos e instrumentos necessários para garantir que a obra seja executada dentro da qualidade requerida pelo projeto, dentro do orçamento, no prazo contratual, e dentro das Normas Ambientais, com embasamento técnico, sustentabilidade e segurança.

Público-alvo

Profissionais e estudantes das áreas de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

Método de Ensino

Aulas Expositivas Dialogadas, baseada em estudos de caso. Os alunos trabalharão em grupo o seu próprio estudo de caso, a fim de aplicarem os conceitos a cerda de Gerenciamento de Projetos em suas obra.

Conteúdo Programático

1. GERENCIAMENTO DE PROJETOS (4h): 1.1 Conceitos Básicos e Fases de um Projeto, 1.2 Estruturas Organizacionais e Partes Interessadas, 1.3 Ciclos de Vida em Projetos, 1.4 Grupos de Processos e Áreas de Conhecimento, 1.5 Atividade (Os alunos formarão grupos e definirão um projeto para trabalharem durante o curso – Os alunos poderão escolher um projeto que estejam atuando ou dentro da sua área de conhecimento).

2. INICIAÇÃO E PLANEJAMENTO (4h): 2.1 Gerenciando o Escopo, 2.2 Definindo as Atividades, 2.3 Dependências entre as Atividades, 2.4 Cronograma, 2.5 Definindo o Caminho Crítico, 2.6 Gerenciando as incertezas, 2.7 Atividade (Os grupos formados na primeira parte da aula irão elaborar um cronograma e apresentar).

3. EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE E ENCERRAMENTO DA OBRA (8h): 3.1 Controlando o Qualidade da Obra, 3.2 Controlando o Prazo da Obra, 3.3 Controlando o Custo da Obra, 3.4 Início da Execução – Kickoff Meeting, 3.5 Programação Semanal, 3.6 Boletim de Medição , 3.7 Diário de Obra, 3.8 Atividade (Os grupos deverão elaborar critérios para monitorar e controlar a Qualidade, Prazo e Custo).

Inscrições

De 18.02.2019 a 30.04.2019