Geometria da suspensão automotiva

Campinas / São José

  1. Duração do curso

    8h
    23/03/2019

  2. Horário das aulas

    sábado
    das 8h às 17h

  3. Investimento

    R$116,59

PROFESSOR RESPONSÁVEL

João Eduardo Polis

Profissionais da área automotiva e usuários de veículos convivem diariamente com termos técnicos relativos à manutenção dos veículos, com ênfase na geometria da suspensão, responsável por fatores de segurança bem como da durabilidade dos componentes, inclusive pneus. Em caso de colisões várias características originais de projeto da geometria da suspensão podem vir a ser comprometidas, com grande prejuízo à utilização segura do veículo, seja para cargas ou passageiros. Termos técnicos como Caster, Camber, Divergência, Convergência e KPI são abordados em manutenções automotivas, e mesmo profissionais da área que conhecem o significado e fazem ajustes destes parâmetros desconhecem o motivo da necessidade destes ângulos e quais os fatores que influenciaram seus valores na etapa de projeto, bem como os cálculos para determinar seus valores.

OBJETIVOS

Mostrar os ângulos envolvidos na geometria da suspensão veicular, bem como os componentes e tipos de suspensão mais utilizados, de acordo com sua aplicação; Oferecer informações sobre identificação e avaliação de falhas e dos cálculos envolvidos no projeto.


PRÉ-REQUISITOS E PÚBLICO ALVO

Profissionais das áreas de serviços, transportes e comercialização de veículos e autopeças. Público em geral que tenha interesse em estudo de projeto automotivo. Pilotos de teste e condutores em geral


MÉTODO DE ENSINO

Aulas expositivas sobre conteúdo teórico e aulas práticas de laboratório envolvendo veículos e protótipos desenvolvidos para estudos direcionados a sistemas automotivos.


CONTEÚDO

Parâmetros de geometria de suspensão automotiva. Ângulos característicos. Influência dos parâmetros da suspensão na dirigibilidade, segurança e na durabilidade dos componentes. Tipos de suspensão. Divergência em curvas. Cálculo para determinar os ângulos. Raio mínimo de trajetória circular.


Informações

INSCRIÇÕES
De 01/02/2019 a 20/03/2019