Objetivos
O Curso de Bacharelado em Filosofia do UNISAL, em consonância com os ideais da educação salesiana, e as orientações definidas nas DCN no PPI e PDI, estabeleceu como objetivos gerais e específicos àqueles indicados a seguir:
Objetivos gerais
Formar a pessoa humana, cidadã, profissional, pesquisador na área de Filosofia, que desenvolva uma atitude reflexiva sobre o sentido da própria existência, sua identidade e sua relação com Deus, com a sociedade e com o mundo. Essa atitude deve ser entendida como possibilidade de esclarecimento de pressupostos e de engajamento, na busca e posse de uma plena estatura humana, que envolve o cultivo da vida do espírito, do conhecimento, da cultura, da educação, da ética e do convívio social, na história.
Objetivos específicos
I. pensar e desenvolver sistematicamente o raciocínio, capacitando-o a formular e propor, de um modo especificamente filosófico, soluções a problemas;
II. ler, compreender, interpretar, analisar e sintetizar os clássicos da Filosofia segundo os rigorosos procedimentos científicos e da Hermenêutica;
III. desenvolver uma consciência crítica acerca da realidade humana e das questões sociais, políticas e econômicas;
IV. estabelecer um diálogo constante entre Fé e Razão, como condição de aprofundada e significativa inserção crítica no mundo da vida
Perfil do egresso
O perfil desejado dos egressos do Curso de Bacharel em Filosofia do UNISAL foi concebido a partir das orientações definidas no PPI, nas DCN tendo em vista as peculiaridades da contemporaneidade, o mercado de trabalho, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas.
A partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação filosófica a qual fundamenta o respeito à pessoa. Pautado em princípios éticos e cristãos, como base de sua formação profissional, espera-se que o egresso do curso seja capaz de dialogar com o mundo plural, na qual as diferenças sejam respeitadas e somadas para um pensar e repensar a sociedade contemporânea. O espírito investigativo filosófico e a pesquisa devem possibilitar o agir do egresso como um cidadão autônomo-crítico capaz de construir e projetar cenários que evidenciem os valores e o respeito à dignidade da pessoa humana.
Corpo Docente
Prof. Esp. Douglas Rodrigues da Silva
Prof. Dr. Edson Donizetti Castilho
Prof. Me. P. Jefferson da Silva
Prof. Dr. José Marcos Miné Vanzella
Prof. Dr. Lino Rampazzo
Prof. Dr. Mário José Dias
Me. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
Dr. Marcos Cotrim De Barcellos
Esp. Jilian Cardoso De Mello
Me. Rodolfo Anderson Bueno De Aquino
Me. Sarah Ruth De Toledo Piza Rampazzo
Prof. Me. Sérgio Augusto Baldin Junior
Prof.ª Me. Suillan Miguez Gonzalez
Me. Walcylene Castilho De Araujo