ENGENHARIA QUÍMICA

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    10 semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidade 2019
    R$ 1.199,00

  5. Ato Regulatório

    Autorização: Res. CONSU Nº04/18 - Public. em 29/08/2018

O Engenheiro Químico tem como atribuições: projetar, construir, operar e supervisionar plantas industriais. O desenvolvimento de processos químicos, o uso racional da energia e a busca pela produção mais limpa fazem parte das atividades do Engenheiro Químico.

O Curso de Engenharia Química proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas ao quesito pesquisa e inovação, perscrutando o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas para atender às demandas por novos produtos.

A formação obtida no curso ampliará a consciência social da profissão, pois as indústrias químicas e petroquímicas exigem no contexto mundial projetos e processos sustentáveis. As oportunidades de atuação envolvem segmentos diversos, como indústrias de celulose e papel, de açúcar e álcool, têxteis, de agroquímicos, de tintas e vernizes, alimentícias, farmacêuticas e cosméticas.

Engenharia Química em Americana

O curso de Engenharia Química em Americana tem uma importância regional e em maior âmbito, em razão do contexto da indústria química na região e no estado. Americana faz parte de um importante polo têxtil nacional, e está localizada na Região Metropolitana de Campinas, no estado de São Paulo, em que se concentra a maioria das indústrias químicas do Brasil. O município está distante aproximadamente 30 km de Paulínia, onde está localizada a REPLAN, uma das principais refinarias do País, o que possibilita a presença de indústrias petroquímicas. Somam-se a estas as agroindústrias, tais como as de celulose e papel; açúcar e álcool; alimentícias presentes na região, o que fornece um cenário ideal para a área de atuação do profissional, destacando-se os importantes centros de pesquisa e desenvolvimento de multinacionais químicas, assim como centros de pesquisa federais e estaduais, com foco em bioprocessos que estão presentes em nossa região. O fácil acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I, rotas de transporte de grande parte da produção em todo o estado, assim como a proximidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, principal aeroporto de carga do país, tornam o cenário favorável para o desenvolvimento técnico do profissional da área da Engenharia Química em Americana.


Objetivo

O Engenheiro Químico graduado pelo UNISAL é um profissional com sólida formação acadêmica e capacitado para atuar de forma responsável e crítica em diferentes etapas do processo industrial, desde o recebimento das matérias-primas até o tratamento dos resíduos. Conteúdos básicos como como física, química, matemática e biologia; e profissionalizantes como termodinâmica, operações unitárias e reatores químicos, associados à simulação e modelagem de processos, possibilitam o seu desenvolvimento profissional, os quais estarão acompanhados de atividades práticas em laboratório e de desenvolvimento de projetos. Ética, cidadania e o respeito aos direitos humanos fazem parte de toda a trajetória do aluno no UNISAL, contribuindo assim para que sejam valores mantidos em sua prática profissional e em sua vida pessoal.


Área de Atuação

O Bacharel em Engenharia Química deve ter formação generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.

Os profissionais atuam desde os processos inorgânicos de obtenção de cimento, ácidos e outros materiais até as indústrias de processamento de alimentos, visando ao seu preparo e preservação, passando pela química fina, cujo objetivo é a obtenção de produtos em pequenas quantidades, com alto valor agregado. Outro importante ramo de atuação é na indústria de petróleo, a qual permite a obtenção de combustíveis e de produtos derivados, que são base para muitas indústrias químicas. Com a procura por combustíveis alternativos, ampliou-se o campo de atuação na indústria de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, assim como na área de pesquisa de novos produtos. Destaca-se sua atuação na área ambiental, seja no tratamento de água para abastecimento ou para uso industrial, tratamento dos efluentes líquidos e resíduos sólidos gerados nos processos produtivos e no controle da poluição atmosférica, preservando o meio ambiente.


Perfil do Egresso

O Engenheiro Químico formado pelo UNISAL é um profissional que atua no desenvolvimento de processos e projetos e na produção de diversos produtos, em escala industrial, visando ao desenvolvimento sustentável.


Percurso Formativo do Aluno

O aluno iniciará sua formação com um sólido conhecimento na área de ciências básicas (física, química e matemática e suas aplicações), assim como programação e desenho auxiliado por computador. Deverá ser familiarizado aos fundamentos da engenharia e depois às aplicações, com foco na economia de recursos e uso racional da energia, aliados a instrumental matemático e recursos computacionais. Ao longo do percurso, a ênfase deverá ser dada à ética na atuação profissional, associada à busca pelo atendimento aos critérios ambientais, econômicos e sociais nos processos produtivos.


Projetos

Projetos Integrados desde o primeiro semestre, os quais possibilitam ao aluno uma visão sistêmica de sua formação, permitindo a inter-relação entre os conceitos.


Laboratórios

  • Química
  • Física
  • Ciências dos Materiais
  • Fenômenos de Transportes
  • Operações Unitárias
  • Cinética e Reatores
  • Processos Químicos Industriais
  • Meio Ambiente
  • Planta Piloto


Avise-me