Engenharia Mecânica

Lorena / São Joaquim

Em outras unidades
  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h30

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 1.168,00

  5. Ato Regulatório

    Autorização;Port. Nº 520 de 26.07.2018 publ. em 31.07.2018

Sobre

A grande carência no país de técnicos profissionais (p. ex: engenheiros) formados e que estejam atualizados em novas tecnologias. É indiscutível, também, que esta situação tende a se agravar frente à demanda por profissionais qualificados na área mecânica. Para reverter este quadro, torna-se necessário um grande esforço no sentido de viabilizar a formação de um número crescente de profissionais, com as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho em Engenharia Mecânica, tendo a Universidade Brasileira um papel fundamental a ser desempenhado na produção e na divulgação de conhecimentos nas áreas citadas.

Sobre o Curso

O Curso da Engenharia Mecânica recebeu a Portaria do Diário Oficial nº 520 de 26.07.2018 publicada em 31.07.2018 – Ato Regulatório do reconhecimento do Curso com nota 4, conceito final.
A atuação regional do UNISAL possibilita que os alunos não se desloquem em demasia em relação às suas cidades de origem, reduzindo os custos que teriam em outras circunstâncias. Além disto, este fator viabiliza que o UNISAL ofereça cursos que venham de encontro com as características próprias da região em que se localiza, em particular, na região polarizada pelo UNISAL – Lorena, a qual abrange municípios da região do Vale do Paraíba situados no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Empresas, em geral, necessitam para sua configuração neste mercado de trabalho competitivo de constante inovação tecnológica e assim de profissionais altamente qualificados, com boa base técnica e científica, capacitados na busca de soluções para o mercado, sempre agregando valores e conhecimento para a sociedade. Pelo grande parque industrial instalado no Vale do Paraíba, há uma demanda crescente de Engenheiros que atue na área Mecânica. Com a constante expansão deste parque industrial, o curso de Engenharia Mecânica estará preparando Engenheiros de alta qualidade, para dar apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira nos próximos anos.

*Os Cursos de Engenharia do UNISAL Lorena são os únicos no Brasil a possuírem o Selo CDIO.

A Iniciativa CDIO™ é uma estrutura educacional internacional e inovadora baseada em uma premissa comumente compartilhada em que Graduados em Engenharia devem ser capazes de Conceber, Projetar, Implementar e Operar sistemas de Engenharia de alto valor agregado em um ambiente, por meio do trabalho em equipe para criar sistemas e produtos. Saiba mais no site oficial.

Objetivo

Formar engenheiros com perfil competente, apoiados em valores como responsabilidade social, ética e profissionalismo, compromissados com o desenvolvimento sócio-econômico. O curso tem como objetivo promover ensino integrado, formando profissionais empreendedores e comprometidos com o auto-conhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do País, formando cidadãos críticos, criativos e dinâmicos, capazes de satisfazer necessidades sociais e profissionais com auto-realização, através de um processo educativo global e articulado, capaz de atender às transformações e desafios dos novos rumos que estão sendo delineados para o mercado de trabalho, sem negligenciar as expectativas da comunidade na qual o profissional está inserido. Nesta perceptiva é que se insere o curso de Engenharia Mecânica.


Mercado

O Engenheiro Mecânico atua em indústrias de transformação em geral; em indústrias de máquinas e equipamentos; em empresas que atuam no projeto, instalação e manutenção de sistemas mecânicos industriais; em empresas que atuam nas áreas de planejamento e consultoria; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.


Perfil do Egresso

  • Terá plenas condições de atuar, de forma multidisciplinar, no desenvolvimento e integração de sistemas mecânicos, energéticos e interface com sistemas eletrônicos.
  • Em sua atividade, otimiza, projeta, instala, mantém e opera sistemas, instalações, equipamentos e dispositivos eletromecânicos. Projeta sistemas de acionamentos de máquinas; sistemas de hidráulicos e pneumáticos.
  • Especifica máquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos mecânicos.
  • Elabora projetos e estudos de eficiência energética e de fontes de energia termoelétricas
  • Realiza o estudo, o planejamento, o projeto e a especificação de máquinas e processos mecânicos, bem como ao estudo da viabilidade técnica e econômica de sua aplicação em uma ou outra situação.
  • Executa cálculo da estrutura mecânica que envolve todas as atividades desenvolvidas na profissão (o estudo da resistência dos materiais, a seleção de materiais e de tratamentos térmicos que neles podem ser aplicados, as vibrações que acometem um sistema mecânico em operação, etc.);
  • Trabalha com tópicos que envolve a mecânica dos fluídos e o estudo da energia nele contida (a termodinâmica, a transmissão de calor, o estudo das máquinas térmicas, etc.).
  • Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!



Projetos

No curso há a prática de desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares (PI) que ocorre semestralmente.

Além disso, os alunos são incentivados a desenvolverem projetos de forma autônoma, como por exemplo:

– AeroUnisal:
Atualmente composta por 20 alunos de diversos cursos de engenharia, a equipe participa desde 2013 da competição SAE BRASIL AeroDesign e busca constante o aperfeiçoamento.
O objetivo da competição é projetar e construir um avião rádio controlado original, que seja o mais otimizado possível em todos os aspectos da missão, por meio de soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas no Regulamento.

Saiba mais sobre o AeroUnisal: www.unisal.br/aerounisal

– Xbots:
A  Xbots UNISAL é uma equipe estudantil que procura desenvolver projetos na área da robótica utilizando o conhecimento obtido na sala de aula, visando sempre a utilização do que há de mais moderno e acessível.
Formada em 2013, a equipe conta hoje com 11 membros de diversos cursos de Engenharia e de Tecnologia da Informação, que desempenham funções específicas em cada projeto. A equipe compete em três categorias: Seguidor de Linha, Sumô Lego (1Kg) e Combate Featherweight (13 Kg). Além da competição e de apresentações na própria faculdade, a Xbots UNISAL também faz visitas a escolas e outras universidades para divulgar inovações na área da tecnologia e didática, bem como para mostrar alguns aspectos dos diversos cursos de Engenharia e de TI para estudantes do ensino médio.

Saiba mais sobre a Xbots: www.facebook.com/roboticaunisal – E-mail: xbots.robotica@gmail.com

– UNIAÇÃO:
O Projeto, denominado UNIAÇÃO, é um projeto social sem fins lucrativos, de caráter voluntário e de cunho social, com o intuito de juntar o conhecimento adquiro em sala de aula com a vontade de ajudar o próximo, este é composto por um grupo de discentes dos Cursos de Engenharia Civil e Elétrica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Unidade Lorena, sob a coordenação de 4 professores desta instituição. O objetivo principal do projeto é a realização de reformas e/ou melhorias em instituições filantrópicas que circundam o UNISAL Lorena.
Realizada após 10 meses de existência, durante 1 semana, a primeira reforma em uma instituição selecionada pelo grupo, uma creche, sediada em Guaratinguetá/SP, que atende crianças de 3 a 6 anos, totalizando 69 crianças. De acordo com a visita realizada nesta creche, foi constatado problemas de umidade nas paredes das salas onde as crianças ficam a maior parte do tempo. A reforma foi realizada para garantir a melhoria nestas áreas afetadas.
O projeto efetua toda a reforma sem trazer custo para instituição selecionada, com isso os Alunos têm o trabalho de levantar fundos através de rifas e doações de parceiros que se sensibilize com objetivo do mesmo.
“Oportunidades não surgem, nós é que devemos criá-las” é a frase de Chris Grosser utilizada como lema da equipe, diante de todas as dificuldades encontradas.

Saiba mais sobre o UNIAÇÃO: www.facebook.com/projetounicaowww.instagram.com/uniacao.engwww.projetouniacao.com

-UNISAL Celeritas

Trata-se de desenvolvimento tecnológico em uma instituição de ensino superior. Uma atividade na qual os Alunos trabalham num projeto de criação de um carro ecológico, com característica sustentável. Além disso, o grupo se dedica também à construção de um carro elétrico e um mini baja para competição e projetos na área da tecnologia assistiva. É a pesquisa na prática. Você quer fazer parte do UNISAL Celeritas? O projeto é encabeçado pela professora Regina Cabette. Os pré-requisitos para quem desejar participar são: cursar as Engenharias do UNISAL ou ter disponibilidade aos sábados.   Saiba mais pelo e-mail: gestaoceleritas@hotmail.com



Laboratórios

O Curso de Engenharia Mecânica do UNISAL unidade Lorena conta com os laboratórios abaixo descritos. Entretanto, a instituição encontra-se em fase de expansão e estão sendo construídos novos e modernos laboratórios a fim a abrigar os demais cursos de engenharias.

Laboratório de Química (Núcleo Básico)
Com cerca de 110 m2, o Laboratório de Química dispõe modernas bancadas, providas de castelo, instalações de gás, água e energia elétrica em 110 e 220V. Está dimensionado para até 25 alunos. Está equipado com todos os recursos a fim de experimentos e análises via úmida tais como: vidrarias em geral (béquer, lâminas, tubos, balões, vidro de relógio, pipetas, buretas etc.), reagentes diversos, utensílios, bicos de bunsen e mantas refratárias, peras e tubos de conexão, capela de gazes, chuveiro de emergência, estufas, misturadores, destiladores, balanças analíticas, espectrofotômetro, ph-metro, centrífuga, termômetro e outros.

Laboratório de Física (Núcleo Básico)
O Laboratório de Física tem de 80 m2, dispõe modernas bancadas com a capacidade de até 25 alunos. É dotado de diversos equipamentos e instrumentos tais como: paquímetros, micrômetros, escalas métricas, dinamômetros, 3 kits de colchão de ar linear equipados com cronômetros digitais, 2 kits de queda livre equipados com cronômetros digitais, 6 kits de plano inclinados, 12 microscópios Carl-Zeiss, diversos amperímetros, voltímetros, transformadores e outros equipamentos para ensaios e experimentos em calorimetria, ondulatória, mecânica, cinemática, eletricidade e magnetismo.

Laboratório de Circuitos Elétricos (Núcleo Básico)
O Laboratório de Circuitos Elétricos, Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital em conjunto com o Laboratório de Máquinas Elétricas tem cerca de 95 m2 e está equipado com bancadas para 50 alunos. Seus principais equipamentos são: 17 multímetros digitais de bancada, 6½ dígitos, high performance, 115 V, marca Agilent, modelo 34410A; 17 osciloscópios digitais, 70 MHz, 2 canais analógicos, 2 GSa/s, 100 Kpts de record length, 8.5” WVGA de tela colorida, portas USB, 02 pontas de prova passiva, marca Agilent, modelo DSOX2002A, com gerador de Funções de 20 MHz + DVM; 17 fontes de alimentação DC programável, saída tripla, + 25V/ 1A e -25V/ 1A, 6V/5A fixa; 01 analisador de espectro marca Agilent, modelo B3831; 35 kits para Arduíno, módulo bancada controle de velocidade de motores CA marca SOMA; conjunto de transformadores trifásicos didáticos marca SOMA, modelo TD-01; conjunto de Magnetismo e Eletromagnetismo Marca Azeheb; medidor de resistência de isolamento HP 4329A; 2 Controladores Lógicos programáveis WEG (10 HR-A 3DR e 12 HR-D 3 DR) com respectivos cabos de comunicação; Diversos componentes como resistores, capacitores, indutores, diodos, diodos Zener, transistores, reguladores de tensão variável e fixa, tiristores, temporizadores, família TTL, relés, LED’s, displays.

Laboratório de CAD
O curso dispõe de um laboratório específico para CAD dotado de 26 máquinas e igual número de licenças full Autodesk® AutoCAD®. As aulas de desenho são dadas neste laboratório. As máquinas têm a seguinte especificação: 24 Thin client Fic Gênesis II Geode 266MHZ, 01 Servidor Dell Xeon E31220 3.10 Ghz, 250 HD e 8Gb memória, 1 Microcomputador AMD Sempron 2200+ 1,49Ghz, 40Gb HD, gravador de DVD.

Laboratório de Informática
Para simulação, o curso tem à disposição os 9 laboratórios de informática com 183 computadores no total, além de dois gabinetes móveis cada um com 68 notebooks, para aplicativos destinados à simulação como Matlab, Simulink e Labview.

Laboratório de Mecânica e Projetos
Em um espaço de 550 m2 temos o Laboratório de Mecânica e o Laboratório de Práticas e Projetos, equipados com bancadas hidráulicas e pneumáticas que atendem a diversas disciplinas, desde o básico como Mecânica dos Fluidos até disciplinas Específicas como Resistência dos Materiais, Processos de Metalurgia, Solda, Usinagem, Siderurgia, Metalografia, entre outras disciplinas.


Coordenador do curso


Prof.ª Dr.ªRegina Elaine Santos Cabette 
curso.engmecanica@lo.unisal.br


Avise-me