Engenharia Elétrica

Campinas / São José

Em outras unidades
  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Matutino e Noturno

  3. Horário das aulas

    M: 8h00 às 11h40
    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2020
    Noturno: R$ 1.199,00

  5. Ato Regulatório

    Reconhecimento;Port. Nº 578/17 publ. em 12.06.2017

O Curso de Engenharia Elétrica forma profissionais para o projeto, implantação e manutenção de sistemas elétricos industriais, comerciais e residenciais, incluindo dimensionamento de máquinas elétricas. Além disso, o Engenheiro Eletricista também pode atuar na área de fiscalização, perícia e gestão de recursos energéticos. Além da capacidade técnica de mais alto nível, os engenheiros eletricistas do UNISAL se formam com uma visão ética e sistêmica dentro do contexto socioeconômico, político e cultural em que estão inseridas.

O Curso na região

A Região Metropolitana de Campinas, nona maior região metropolitana do Brasil, é uma das mais dinâmicas no cenário econômico e social brasileiro, possuindo mais de 2.600.000 habitantes e concentrando expressiva parte do PIB paulista, devido à presença de empresas importantes como Petrobrás, Motorola, Omron, Instituto Eldorado, Magneti Marelli, Samsung, Dell, 3M, Pirelli, Eaton, John Deere, Rhodia, Toyota, Bosch, Honda, IBM, dentre outras. O egresso da Engenharia Elétrica segundo o perfil do aluno do UNISAL em acordo com as necessidades do mercado é capaz de atender à demanda destas empresas no contexto atual. Desta forma, o curso se constitui contribuição significativa do UNISAL para a formação e o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas de Engenharia Elétrica

Objetivo

– formar engenheiros bem qualificados para assegurar que esta evolução tecnológico-científica seja crescente no país, através da capacidade de dominar novas tecnologias complexas e ir além, gerando novas soluções que atendam aos novos desafios e aplicações;
– formar cidadãos, conscientes de seu dever ético e moral para com a sociedade dentro de suas vidas e profissões, com uma formação balizada pelos mais elevados princípios salesianos.


Área de Atuação

Organizações privadas, empresas de economia mista, empresas públicas, autarquias e fundações. Setores: Planejamento, especificação, coordenação, desenvolvimento, implantação, integração, e otimização de: sistemas, equipamentos e dispositivos de geração, transmissão e distribuição de energia;.


Perfil do Egresso

Formar profissionais para o desenvolvimento de sistemas de geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica.



Emprego e Estágio

Dentre os itens do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, destaca-se como de suma importância para o estudante o Estágio Supervisionado obrigatório de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia, realizado em empresas relacionadas à área de formação e com carga horária mínima de 520 horas. As normas que regem o estágio curricular supervisionado são descritas no Regulamento de Estágio. No estágio supervisionado obrigatório, realizado após o sétimo semestre, o estudante faz seu primeiro contato com a realidade do mercado, aplicando os princípios teóricos adquiridos do ambiente acadêmico à complexidade daquele novo mundo, suas tecnologias, procedimentos, cultura e ambiente.


Projetos/Serviços

Laboratórios Didáticos especializados: Os laboratórios especializados do curso de Engenharia Elétrica foram projetados para atender aos requisitos estabelecidos no Perfil do curso de Engenharia Elétrica constante nos Referenciais Curriculares Nacionais para cursos de Graduação. Desta forma, eles cobrem as áreas especificas de Eletricidade; Circuitos Elétricos; Instrumentação Eletroeletrônica; Medidas Elétricas; Equipamentos e Materiais Elétricos; Eletrônica Analógica e Digital; Eletrônica de Potência; Eletromagnetismo; Computadores e Programação Aplicada; Controle e Automação de Processos; Controladores Lógicos Programáveis; Sensores e Atuadores Industriais; Sistemas de Aquisição de Dados; Sistemas e Redes de Telecomunicações; Instalações Elétricas; Acionamento, Comando e Proteção de Máquinas; Conversores; Eficiência Energética; Energia Renovável; Informática com programas especializados.



Coordenador do curso

Carlos Alberto Medon Dias Ferras
carlos.ferraz@unisal.br