Engenharia de Segurança do Trabalho

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    660 horas

  2. Turno das aulas

    Noturno ou Integral

  3. Horário das aulas

    Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 19h às 22h35 (semanal) ou Sextas-feiras, das 19h às 22h35 e Sábados, das 08h30 às 17h30 (Integral)

  4. Investimento

    Mensalidade 2019
    24 x R$ 780,00 com reajuste anual

Metodologia

A metodologia dos cursos de pós-graduação/MBA está baseada na tríade: autonomia discente; docente como facilitador do processo de aprendizagem; e utilização de materiais didáticos com acesso a partir de ambientes virtuais de aprendizagem.

Com metodologias ativas e estudos de caso de empresas nacionais e internacionais, serão debatidos problemas reais visando desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise, síntese, avaliação e tomada de decisão, estimulando o trabalho individual e em equipe.

Objetivo

Desenvolvimento das competências técnicas, éticas e comportamentais por meio da aplicação das melhores práticas, tecnologia do mercado e valores do UNISAL para:
– Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho.
– Estudar as condições de segurança dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos, com vistas especialmente aos problemas de controle de risco, controle de poluição, higiene do trabalho, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento.
– Planejar e desenvolver a implantação de técnicas relativas a gerenciamento e controle de riscos.
– Vistoriar, avaliar, realizar perícias, arbitrar, emitir parecer, laudos técnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposição a agentes agressivos de riscos físicos, químicos e biológicos; tais como poluentes atmosféricos, ruídos, calor, radiação em geral e pressões anormais, caracterizando as atividades, operações e locais insalubres e perigosos.
– Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custo.
– Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho, zelando pelo seu cumprimento.
– Elaborar projetos de sistemas de segurança e assessorar a elaboração de projetos de obras, instalação e equipamentos, considerando as questões essenciais da Engenharia de Segurança.
– Estudar instalações, máquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de segurança.
– Projetar sistemas de proteção contra incêndios, coordenar atividades de combate a incêndio e de salvamento, e elaborar planos para emergência e catástrofes.
– Inspecionar locais de trabalho relacionados com a segurança do trabalho, delimitando áreas de periculosidade.
– Especificar, controlar e fiscalizar sistemas de proteção coletiva e equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual e os de proteção contra incêndio, assegurando-se de sua qualidade e eficiência.
– Opinar e participar da especificação para aquisição de substâncias e equipamentos cuja manipulação, armazenamento, transporte ou funcionamento possam apresentar riscos, acompanhando o controle do recebimento e da expedição.
– Elaborar e executar planos destinados à prevenção de acidentes, promovendo e suportando a instalação de comissões.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais e egressos dos cursos de Engenharia ou Agronomia, preferencialmente aos interessados na busca de soluções de segurança do trabalho, por meio da análise de problemas relacionados à Saúde, Meio Ambiente e Segurança do trabalho.


Coordenador

Prof. Me. Nivaldo Tadeu Marcusso
Mestre em Educação pelo UNISAL, com ênfase em Tecnologia Educacional, MBA em Conhecimento, Tecnologia e Inovação pela FIA/USP, Pós-MBA em Gestão Avançada pela FIA/ USP, Certificação Executiva em Estratégia e Inovação pelo MIT e Especialização em Gestão de Negócios e TI pelas Universidades de Stanford, Harvard, Wharton, Kellogg, Lyon e Marseille.

Atuou como CIO, Superintendente, Diretor em Inovação e Diretor de EAD por mais de 30 anos em empresas como Bradesco, Fundação Bradesco, Laureate e Digilab, entre outras.

Atualmente é consultor de BPM, Governança de TI, Segurança de Informação, Big Data e Educação a Distância, bem como Coordenador de Pós-graduação em Engenharia e Tecnologia do UNISAL e professor de Graduação e Pós-graduação em Gestão, TI e Engenharia.