Engenharia de Computação

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2019; Noturno: R$ 1.199,00

  5. Ato Regulatório

    Reconhecimento;Port. Nº 64 publ. em 28.03.16

Sobre

O curso de Engenharia de Computação prepara o futuro profissional para atuar no desenvolvimento de sistemas digitais e projetos/integração de hardware de software. O aluno adquire conhecimentos avançados nas áreas de infraestrutura de TI para planejar, especificar e implementar  solução na indústria, sistemas bancários e  institutos de pesquisas etc.

*Os Cursos de Engenharia do UNISAL Lorena são os únicos no Brasil a terem o Selo CDIO.

A Iniciativa CDIO™ é uma estrutura educacional internacional e inovadora baseada em uma premissa comumente compartilhada em que Graduados em Engenharia devem ser capazes de Conceber, Projetar, Implementar e Operar sistemas de Engenharia de alto valor agregado em um ambiente, por meio do trabalho em equipe para criar sistemas e produtos. Saiba mais no site oficial.

Engenharia de Computação em Lorena

O curso possui o diferencial na RMVale, pois possui laboratórios e um ótimo corpo docente com titulação avançada, que tem proporcionado a formação de profissionais éticos que atuam diretamente na área da TI.

Objetivo

A missão do curso é a formação integral do aluno na área da engenharia de computação, cujo egresso estará capacitado para atuar, com profissionalismo, em qualquer setor da empresa, orgãos públicos e/ou privados no setor técnico ou como gestor de TI. O curso tem por visão se tornar uma referência de qualidade na formação técnica profissionalizante de seus alunos. Para isso, o curso está investindo contantemente na titulação  e na formação pedagógica de seus docentes. O egresso do curso possui boa formação nas áreas de arquitetura de computadores, redes de compudadores, banco de dados, programação  nas linguagens C e Java e automação e controle industrial.

Área de Atuação

O engenheiro da computação é responsável pelo projeto, desenvolvimento, implantação e integração entre hardware e software nas empresas de média e alta tecnologia. Nesse sentido, o profissional é capacitado para planejar e administrar com propriedade a infraestrutura de rede, a organização física de computadores e potencial diferenciado para soluções em automação industrial e robótica. Devido ao fato de possuir conhecimentos profundos da área de computação, possui o diferencial para desenvolver sistemas operacionais e projetos de banco de dados  e pesquisas tecnológicas nas áreas de TV digital, telefonia móvel e servidores Web.

Perfil do Egresso

Profissionais que sejam capazes de desenvolver soluções em equipamentos computacionais, compreendendo o seu impacto direto e indireto sobre as pessoas e a sociedade.


Percurso Formativo do Aluno

O aluno começa entendendo a questão da existência humana, a história da evolução da computação (hardware e software), em que é imerso no racíocinio lógico, matemático e de programação crescentemente durante o curso. Ao longo dos semestres, evolui no conhecimento de eletrônica, sistemas operacionais e sistemas embarcados, gestão de projetos, redes, etc. A evolução no desenvolvimento de equipamentos computacionais é feita semestralmente, incorporando novos conhecimentos para a execução das atvidades técnicas e habilidades, incluindo comportamentais, até o final do curso.

Projetos

No curso há a prática de desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares – PI que ocorre semestralmente. Nesse primeiro ano de curso formam desenvolvidos a) Projetos de Lançamento de Foguetes e b) Projetos de Automação e Robótica com o microprocessador Arduino.

Emprego e Estágio

No estágio supervisionado, o aluno enfrenta e desenvolve soluções para problemas reais da indústria, sendo que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) direciona e orienta sua formação para a área acadêmico-científica.

Laboratórios

  • Laboratório de Informática;
  • Laboratório de Física;
  • Laboratório de Metodologias Inovadoras.

Projetos

– AeroUnisal:
Atualmente composta por 20 alunos de diversos cursos de engenharia, a equipe participa desde 2013 da competição SAE BRASIL AeroDesign e busca constante o aperfeiçoamento.
O objetivo da competição é projetar e construir um avião rádio controlado original, que seja o mais otimizado possível em todos os aspectos da missão, por meio de soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas no Regulamento.

Saiba mais sobre o AeroUnisal: www.unisal.br/aerounisal

– Xbots:
A  Xbots UNISAL é uma equipe estudantil que procura desenvolver projetos na área da robótica utilizando o conhecimento obtido na sala de aula, visando sempre a utilização do que há de mais moderno e acessível.
Formada em 2013, a equipe conta hoje com 11 membros de diversos cursos de Engenharia e de Tecnologia da Informação, que desempenham funções específicas em cada projeto. A equipe compete em três categorias: Seguidor de Linha, Sumô Lego (1Kg) e Combate Featherweight (13 Kg). Além da competição e de apresentações na própria faculdade, a Xbots UNISAL também faz visitas a escolas e outras universidades para divulgar inovações na área da tecnologia e didática, bem como para mostrar alguns aspectos dos diversos cursos de Engenharia e de TI para estudantes do ensino médio.

Saiba mais sobre a Xbots: www.facebook.com/roboticaunisal – E-mail: xbots.robotica@gmail.com

– UNIAÇÃO:
O Projeto, denominado UNIAÇÃO, é um projeto social sem fins lucrativos, de caráter voluntário e de cunho social, com o intuito de juntar o conhecimento adquiro em sala de aula com a vontade de ajudar o próximo, este é composto por um grupo de discentes dos Cursos de Engenharia Civil e Elétrica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Unidade Lorena, sob a coordenação de 4 professores desta instituição. O objetivo principal do projeto é a realização de reformas e/ou melhorias em instituições filantrópicas que circundam o UNISAL Lorena.
Realizada após 10 meses de existência, durante 1 semana, a primeira reforma em uma instituição selecionada pelo grupo, uma creche, sediada em Guaratinguetá/SP, que atende crianças de 3 a 6 anos, totalizando 69 crianças. De acordo com a visita realizada nesta creche, foi constatado problemas de umidade nas paredes das salas onde as crianças ficam a maior parte do tempo. A reforma foi realizada para garantir a melhoria nestas áreas afetadas.
O projeto efetua toda a reforma sem trazer custo para instituição selecionada, com isso os Alunos têm o trabalho de levantar fundos através de rifas e doações de parceiros que se sensibilize com objetivo do mesmo.
“Oportunidades não surgem, nós é que devemos criá-las” é a frase de Chris Grosser utilizada como lema da equipe, diante de todas as dificuldades encontradas.

Saiba mais sobre o UNIAÇÃO: www.facebook.com/projetounicaowww.instagram.com/uniacao.engwww.projetouniacao.com


Coordenador do curso:

Prof. Me. Warner Brezolin
curso.engcomputacao@lo.unisal.br

Avise-me