Engenharia de Computação

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidade 2020
    R$1199,00

  5. Ato Regulatório

    Res. CONSU Nº 08/18 public. 29/08/2018

O curso forma profissionais capacitados para atuar em projeto, desenvolvimento, implantação e otimização de sistemas computacionais, integrando as mais novas plataformas de hardware e software. O profissional estará apto para desenvolver e gerenciar sistemas e soluções em áreas tais como: automatização de processos industriais, sistemas de tempo real, programação de sistemas, processamento de imagens, redes e sistemas de comunicação, robótica aplicada e inteligência artificial.

Objetivo

– Formar profissionais aptos a modernizar os mais diversos sistemas computacionais utilizados no setor industrial.
– Capacitar o aluno para participar de equipes multidisciplinares de planejamento estratégico de empresas, propondo e discutindo soluções sistêmicas que contemplem o uso de recursos computacionais com tecnologia de ponta.
– Estimular a criação de empresas de prestação de serviços nas diversas áreas, apostando na otimização dos sistemas de computação.
– Incentivar a atitude empreendedora e a busca permanente pela atualização profissional, procurando caminhos que aliem a tecnologia e a ética para o desenvolvimento humano, com respeito ao meio ambiente.


Área de Atuação

O profissional formado em Engenharia de Computação poderá atuar em empresas do setor de TI; em indústria de computadores, periféricos e sistemas eletrônicos embarcados; empresas de telecomunicação, desenvolvimento de equipamentos e sistemas computacionais; automação industrial; laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, bem como autônomo, na prestação de consultorias em diversas áreas do setor produtivo.


Corpo Docente

Prof. Me. Edinelson Aparecido Batista De Almeida
Profa. Me. Jéssica Aparecida Paulino
Profa. Me. Juliana Miyoshi
Prof. Me. Oclair Gallacini Prado
Prof. Dr. Paulo Da Silva Soares
Prof. Me Paulo Kacelnik
Prof. Dr. Pedro Roberto Grosso
Prof. Me. Sérgio Yoshioka
Profa. Dra. Vanessa Davanço Pereira de Lima
Prof. Me. Wilson Eneas Maximiano


Emprego e Estágio

Dentre os itens do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação, destaca-se como de suma importância para o estudante o Estágio Supervisionado, realizado em empresas relacionadas à área de formação e com carga horária mínima de 200 horas.


Projetos/Serviços

Projetos Interdisciplinares – Os projetos interdisciplinares são realizados a cada semestre e possuem como foco principal propiciar aos alunos um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos através do conteúdo programático ministrado em sala de aula. Trata-se de uma atividade multidisciplinar envolvendo a partir de um tema comum as disciplinas de cada semestre.

Iniciação Científica e Tecnológica – O programa tem entre seus objetivos principais despertar a vocação científica e tecnológica dos discentes, bem como estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação. Sob a Coordenação Institucional, o UNISAL integra e promove diversos programas de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, entre estes: BIC-Sal, BIT-Sal, PIBIC e PIBITI.

Programa de Monitoria – O programa representa um espaço de aprendizagem destinado aos alunos de graduação, criando condições para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente e melhorando o processo de ensino nas disciplinas mais críticas do curso.


Perfil do Egresso

Profissionais que sejam capazes de desenvolver soluções em equipamentos computacionais, compreendendo o seu impacto direto e indireto sobre as pessoas e a sociedade.


Percurso Formativo do Aluno

O aluno começa entendendo a questão da existência humana, a história da evolução da computação (hardware e software), em que é imerso no racíocinio lógico, matemático e de programação crescentemente durante o curso. Ao longo dos semestres, evolui no conhecimento de eletrônica, sistemas operacionais e sistemas embarcados, gestão de projetos, redes, etc. A evolução no desenvolvimento de equipamentos computacionais é feita semestralmente, incorporando novos conhecimentos para a execução das atvidades técnicas e habilidades, incluindo comportamentais, até o final do curso.


Coordenador do Curso

Sergio Yoshioka
SERGIO.YOSHIOKA@unisal.br


Avise-me