Engenharia de Computação

Americana / Maria Auxiliadora

  1. Duração do curso

    10 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidade 2019
    R$1199,00

  5. Ato Regulatório

    Res. CONSU Nº 08/18 public. 29/08/2018

O curso forma profissionais capacitados para atuar em projeto, desenvolvimento, implantação e otimização de sistemas computacionais, integrando as mais novas plataformas de hardware e software. O profissional estará apto para desenvolver e gerenciar sistemas e soluções em áreas tais como: automatização de processos industriais, sistemas de tempo real, programação de sistemas, processamento de imagens, redes e sistemas de comunicação, robótica aplicada e inteligência artificial.

Objetivo

– Formar profissionais aptos a modernizar os mais diversos sistemas computacionais utilizados no setor industrial.
– Capacitar o aluno para participar de equipes multidisciplinares de planejamento estratégico de empresas, propondo e discutindo soluções sistêmicas que contemplem o uso de recursos computacionais com tecnologia de ponta.
– Estimular a criação de empresas de prestação de serviços nas diversas áreas, apostando na otimização dos sistemas de computação.
– Incentivar a atitude empreendedora e a busca permanente pela atualização profissional, procurando caminhos que aliem a tecnologia e a ética para o desenvolvimento humano, com respeito ao meio ambiente.


Área de Atuação

O profissional formado em Engenharia de Computação poderá atuar em empresas do setor de TI; em indústria de computadores, periféricos e sistemas eletrônicos embarcados; empresas de telecomunicação, desenvolvimento de equipamentos e sistemas computacionais; automação industrial; laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, bem como autônomo, na prestação de consultorias em diversas áreas do setor produtivo.


Emprego e Estágio

Dentre os itens do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Computação, destaca-se como de suma importância para o estudante o Estágio Supervisionado, realizado em empresas relacionadas à área de formação e com carga horária mínima de 520 horas. O estágio supervisionado é obrigatório e deve ser realizado a partir do sétimo semestre. Nesta etapa, o estudante faz seu primeiro contato de nível superior de engenharia com a realidade da empresa, saindo do ambiente acadêmico com seus princípios teóricos e vislumbrando a complexidade daquele novo mundo, suas tecnologias, procedimentos, cultura e ambiente. O estágio permite desta forma, dar um referencial à formação do estudante e esclarecer seu real campo de trabalho após sua formação.


Projetos/Serviços

Projetos Interdisciplinares – Os projetos interdisciplinares são realizados a cada semestre e possuem como foco principal propiciar aos alunos um embasamento prático dos conceitos teóricos adquiridos através do conteúdo programático ministrado em sala de aula. Trata-se de uma atividade multidisciplinar envolvendo a partir de um tema comum as disciplinas de cada semestre.

Iniciação Científica e Tecnológica – O programa tem entre seus objetivos principais despertar a vocação científica e tecnológica dos discentes, bem como estimular o envolvimento de novos pesquisadores na atividade de formação. Sob a Coordenação Institucional, o UNISAL integra e promove diversos programas de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, entre estes: BIC-Sal, BIT-Sal, PIBIC e PIBITI.

Programa de Monitoria – O programa representa um espaço de aprendizagem destinado aos alunos de graduação, criando condições para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente e melhorando o processo de ensino nas disciplinas mais críticas do curso.


Perfil do Egresso

Profissionais que sejam capazes de desenvolver soluções em equipamentos computacionais, compreendendo o seu impacto direto e indireto sobre as pessoas e a sociedade.


Percurso Formativo do Aluno

O aluno começa entendendo a questão da existência humana, a história da evolução da computação (hardware e software), em que é imerso no racíocinio lógico, matemático e de programação crescentemente durante o curso. Ao longo dos semestres, evolui no conhecimento de eletrônica, sistemas operacionais e sistemas embarcados, gestão de projetos, redes, etc. A evolução no desenvolvimento de equipamentos computacionais é feita semestralmente, incorporando novos conhecimentos para a execução das atvidades técnicas e habilidades, incluindo comportamentais, até o final do curso.


Avise-me