Sobre
Dos sistemas mais simples aos bastante complexos, todas as indústrias possuem hoje formas de automação que trazem melhorias para a produtividade, qualidade e meio ambiente. A competitividade acirrada no mercado interno e externo gera o constante desenvolvimento dessa área da engenharia que exige profissionais altamente qualificados, com amplo conhecimento das técnicas de controle, produção, gerenciamento e dos recursos de informática, tanto no chão de fábrica quanto nos níveis superiores.
Engenharia de Automação e Controle em Americana
O município de Americana é parte da Região Metropolitana de Campinas que é um grande pólo de tecnologia e pesquisa, atraindo grandes investidores nacionais e estrangeiros. A região experimenta uma ampliação e consolidação de um complexo parque industrial e tecnológico e o desenvolvimento dos setores de serviços, comercial e de pesquisas, aos quais o curso buscar atender.
Objetivo
Formar em consonância com os ideais da educação salesiana profissionais ativos, empreendedores e comprometidos com as realidades econômicas, tecnológicas e ambientais da sociedade e com o relacionamento humano;
Propiciar condições para a formação de uma base sólida que permita o desenvolvimento proveitoso do curso, através de uma atenção especial ao núcleo de conteúdos básicos e à implementação de estratégias de suporte aos alunos tais como nivelamento, monitorias e condições para desenvolver atividades fora da sala de aula envolvendo-o no processo participativo do aprendizado;
Estudar técnicas de controle e automação, informática industrial, integração e avaliação de sistemas de informação aplicados aos sistemas industriais de manufatura;
Desenvolver no aluno a capacidade de pesquisa e o interesse investigativo, incentivando-o à iniciação científica;
Desenvolver nos egressos a capacidade de absorver novas tecnologias e conhecimentos.
Área de Atuação
Em todo parque industrial e setor de serviços – sistemas de energia elétrica, indústrias automobilísticas e de autopeças, fiação e tecelagem, usinas, metalúrgicas, petroquímicas e químicas, empresas de projetos de automação de processos industriais, entre outros.
Perfil do Egresso
Profissional capacitado para entender e atuar, de forma consciente, propondo soluções tecnológicas inovadoras em sistemas de controle e automação.
Corpo Docente
Corpo docente especializado e atualizado, com grande experiência profissional, aproxima os estudantes do mercado de trabalho tornando-os preparados e competitivos para atuarem nesta área:
Adílson José Marcorin (Mestre)
Ana Claudia Camargo de Lima Tresmondi (Doutora)
Carlos Alberto Medon Dias Ferraz (Mestre)
Carlos Eduardo Miralles (Mestre)
Fernando Oscar Runstein (Doutor)
Ítalo Alberto Gatica Rispoli (Doutor)
João Batista dos Santos (Mestre)
Marcus Vinícius Ataíde (Mestre)
Paula da Fonte Sanches (Mestre)
Paulo da Silva Soares (Mestre).
Projetos
O Trabalho de Conclusão de Curso é componente curricular obrigatório para a obtenção da graduação em Engenharia de Automação e Controle (conforme DCN) e apresenta a finalidade básica de sintetizar e integrar os conhecimentos adquiridos durante o curso, em torno de um projeto.
Está concebido de forma a proporcionar ao aluno trabalhador, condições de desenvolver o seu projeto durante o 9º e o 10º semestre do curso e consiste em pesquisa desenvolvida por um grupo de alunos do 9º e 10º semestres do curso, orientado por um professor escolhido pelo grupo. Os principais objetivos do TCC são:
- Estimular a prática da pesquisa e da construção de conhecimento;
- Estimular a produção científica;
- Estimular a prática da consulta bibliográfica especializada;
- Incentivar a capacidade de interpretação;
- Demonstrar o grau de habilidade e competência desenvolvido pelos alunos;
- Desenvolver a capacidade da apresentação oral de idéias e redação de textos técnicos de forma clara, concisa e objetiva.
Emprego e Estágio
O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, num campo privilegiado para o exercício da prática profissional supervisionada e propicia oportunidade para análise desta prática à luz dos conteúdos teóricos inseridos no curso. Considera-se estágio curricular as atividades de aprendizagem social, cultural e profissional, proporcionadas pela participação do estudante em situações reais de vida e de trabalho, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a coordenação e supervisão de nossa Instituição de Ensino. As 160 (cento e sessenta) horas de atividades do Estágio Supervisionado, sob a supervisão dos Professores, mais as horas de trabalho desenvolvidos nas empresas encontram-se concentradas nos 7º e 8º semestres. O aluno conta com um Supervisor de Estágio que o orienta durante o ano todo. Procura-se trabalhar com o Estágio, de maneira diferenciada, com forte conotação acadêmica e, ao mesmo tempo, potencializando a contribuição da Instituição com as empresas que recebem os alunos. Isso ocorre devido a uma proposta inovadora em termos do trabalho de conclusão do estágio, em que o aluno não se limita a relatar suas atividades na empresa, mas desenvolve toda uma reflexão que culmina na elaboração de uma monografia que contém uma proposta de melhoria para a empresa. O trabalho de estágio compreende as seguintes etapas desenvolvidas ao longo do quarto ano:
- Descrição geral da empresa e seu respectivo histórico;
- Descrição das áreas e seus processos;
- Fundamentação teórica dos processos de cada área.
- Descrição e análise detalhada da área do estágio;
- Busca de recomendações para a solução de problemas, proposta de melhorias levando em consideração a natureza sistêmica da empresa e justificativa da proposta;
- Redação do trabalho de conclusão de estágio, articulando teoria e prática
- Apresentação oral do trabalho de estágio perante uma banca formada por professores e membros da comunidade.
Com esta metodologia pretende-se desenvolver todos os aspectos do perfil profissiográfico desejado.
Coordenador do curso
Prof. Dr. Lino Rosell Valdenebro
lino.valdenebro@unisal.br