Educação para a Sexualidade

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    40h
    De 17/04/2019 a 26/06/2019

  2. Horário das aulas

    Quartas-feiras
    das 19 às 22h40min

  3. Investimento

    3 parcelas de
    R$ 164,00

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Paulo Pereira Neto

Educar para a sexualidade já há muito tempo tem sido reconhecida como uma necessidade para uma educação integral. A afetividade, a vivência do prazer, relacionamentos conjugais e extraconjugais, preconceitos, tabus, silêncio, piadas, bullying e sofrimento, são alguns elementos que compõem o contexto da sexualidade no mundo hodierno.
Pensar uma educação que seja integral implica em educar para a sexualidade. Para isso é necessário preparar-se para responder as demandas que hoje a educação no âmbito da sexualidade nos traz. O educador tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma sexualidade sadia, positiva e equilibrada, algo essencial para uma educação humanizada e humanizante.

OBJETIVOS

Formar educadores e demais interessados sobre as mais diferentes dimensões da sexualidade concebendo-a como estrutura constitutiva do ser humano, tornando-os capazes de lidar de modo ético, crítico e cientifico com questões relacionadas a sexualidade e afetividade nos espaços educativos em vista de uma educação que humanize.


PRÉ-REQUISITOS E PÚBLICO ALVO

Alunos de graduação, psicólogos, educadores da rede pública e privada de ensino e demais interessados (acima de 16 anos).


MÉTODO DE ENSINO

Palestras e aulas dialógicas, discussões e debates em grupo, dinâmicas e vivências direcionadas a temas específicos, sugestões de bibliografia, filmes e materiais para complementação e aprofundamento.


CONTEÚDO

Introdução ao estudo da sexualidade e Bases biopsicossociais
Corporeidade e sexualidade; Prazer; Anatomia
Desenvolvimento Humano e Sexualidade; Gravidez na adolescência
Estudos de gênero; Heterossexualidade, Homossexualidade, Transexualidade, Assexualidade; Sexualidade e binarismo
Abusos sexual e violência
Ética e moral sexual; Ética, Religião e Cultura; Orientação afetivo-sexual; Prostituição
Sexualidade na cultura; Amor; Mídia; Política
Saúde sexual: Parafilias e disfunções; Doenças Psiquiátricas; Doenças sexualmente transmissíveis; Sexualidade e Deficiência; Fármacos e Drogas ilícitas
Perfil de quem educa a sexualidade: Educar para a humanidade; Os valores do Educador Sexual;A prática e o papel do Educador sexual; Educador e a vivencia da Sexualidade
Educação Sexual – Abordagens: Projetos em Educação Sexual; Educação Sexual em Sala de aula; Orientação sexual, a Intervenção


Informações

INSCRIÇÕES
De 21/02/2019 a 11/04/2019
Turma sujeita ao número mínimo de inscritos.


Avise-me!