Drones: Regulação, procedimentos e utilização

Campinas / São José

  1. Duração do curso

    16h
    De 04/05/2019 a 11/05/2019

  2. Horário das aulas

    Sábados
    as 8h às 17h, 2 encontros de 8 horas cada um.

  3. Investimento

    R$ 163,46

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Elias dos Santos Euzébio

Em 13 de novembro de 2017, um drone invadiu o espaço aéreo do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, forçando seu fechamento por mais de duas horas, o que provocou o desvio ou cancelamento de mais de 30 voos. A não observância da Regulamentação do uso de Drones resulta em processo administrativo, civil e criminal, uma vez que põe em risco a segurança de aeronaves tripuladas e áreas de sobrevoo, compromete o fluxo de voos dos aeroportos, o que implica em prejuízo a malha aérea do País. O conhecimento da regulação vigente para operações civis de Drones é imprescindível para aqueles que fazem uso dessas aeronaves, seja em atividades experimentais, comerciais ou institucionais, sendo seu uso indevido e indiscriminado considerado um ato de interferência ilícita contra a Aviação Civil.

OBJETIVOS

Abordar os requisitos gerais de competência da ANAC para aeronaves não tripuladas (drones). Mostrar as condições para operação de drones no Brasil, considerando o atual estágio do desenvolvimento desta tecnologia. Conhecer as regulamentações de outros entes da administração pública direta e indireta ligada à atividade aérea.


PRÉ-REQUISITOS E PÚBLICO ALVO

Usuários e Operadores de Drones; Engenheiros e Tecnólogos; Bacharéis em Direito; Profissionais de Aviação Civil.


MÉTODO DE ENSINO

aulas expositivas e dialogadas


CONTEÚDO

Introdução. Sistema de Aviação Civil Brasileiro e Internacional. Artigo 261 do Código Penal Brasileiro. O Espaço Aéreo Brasileiro. Classificação de Drones – RPA. Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DRONE/RPAS. SARPAS. Agência Nacional de Telecomunicações e os DRONES. Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94/2017. Acidentes e Incidentes Aeronáuticos.


Informações

INSCRIÇÕES
De 01/02/2019 a 28/02/2019