Diagnóstico de desempenho escolar e orientação de pais

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    32h

Professor responsável

Prof. Dr. Alfredo C. Veiga

Justificativa

Cada vez mais o educador é instado a dar respostas as mais objetivas possíveis sobre o desempenho e as dificuldades no processo de aprendizagem de seus alunos. Na maioria das vezes, o educador não está preparado para oferecer diagnóstico e indicar caminhos de resolução de problemas, embora essa seja a maior angústia dos pais. Este curso pretende preencher essa lacuna, oferecendo ferramentas que o ajudarão a compreender e a dar o encaminhamento necessário a seus alunos.

Objetivos

Capacitar educadores com as melhores ferramentas da psicologia a fim de auxiliar no correto diagnóstico e encaminhamento de casos difíceis. Ensinar a trabalhar com testes não restritos a psicólogos. Orientar sobre como elaborar pareceres e laudos de dificuldades de aprendizagem. Possibilitar acesso ao conhecimento das principais patologias envolvendo o processo de aprendizagem.

Pré-requisitos e público-alvo

Pedagogos, psicólogos, professores e demais interessados, desde que envolvidos diretamente com a educação.

Método de ensino

Aulas expositivas, estudo de casos, prática com testes não restritos a psicólogos, leituras

Conteúdo

História da avaliação psicológica. Transtornos da Aprendizagem. Teste de Desempenho Escolar (TDE). Entrevista e anamnese. As perdas na infância. Recursos para atendimento. Ludoterapia. Atendimento familiar e entrevista devolutiva.


Avise-me