Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Americana / Dom Bosco

  1. Duração do curso

    4 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    19h às 22:40h

  4. Investimento

    Mensalidades 2018; Noturno: R$ 667,00

  5. Ato Regulatório

    Ato Regulatório: Autorizado: Res. CONSU Nº 33/15 – publicada em 23.09.2015

Sobre

O Curso Superior Tecnológico de Gestão Ambiental contará com a infraestrutura e o “know-how” do Curso de Engenharia Ambiental (Conceito 4 no MEC e 3 estrelas no Guia do Estudante) na área de Meio Ambiente, o que agregará uma formação prática aos alunos sendo, portanto, um diferencial para esse curso tecnológico.

Sobre a profissão

O Gestor Ambiental contribui com o atendimento das exigências do mercado de trabalho, cada vez mais dinâmico e competitivo, por meio de uma formação profissional de nível superior com duração compatível com a área tecnológica e em sintonia com os requisitos profissionais e humanísticos exigidos. A regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Objetivo

Formar profissionais com uma visão sistêmica sobre as relações do homem (atividades antrópicas) com o meio ambiente e com as leis e regulamentos ambientais, visando prevenir, controlar e/ou minimizar os impactos ambientais negativos que levam à poluição e à degradação ambiental. Desta forma, o tecnólogo em Gestão Ambiental contribuirá na manutenção de um ambiente equilibrado e de qualidade, que suporte as atividades econômicas e contribua para a qualidade de vida da sociedade.

Área de Atuação

O mercado de trabalho é significativo para o município de Americana e região que contam com várias empresas, órgãos públicos de proteção ambiental, organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa.
O Gestor Ambiental está apto para atuar na administração pública federal, estadual e municipal, secretarias públicas de planejamento e de meio ambiente, organizações não governamentais, unidades de conservação ambiental, empresas rurais, laboratórios, estações de tratamento de água e esgoto, indústrias, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultorias e entidades afins.

Perfil do Egresso

O UNISAL está comprometido com a formação integral do ser humano e não apenas com sua formação técnica. Assim a expectativa é que o perfil profissional do egresso esteja em sintonia com o espírito humanístico, ético e de respeito que norteiam essa Instituição. Entre as qualidades e capacidades desejadas para o egresso, se destacam:

  • capacidade para trabalho em equipe e em grupos multidisciplinares, com espírito colaborativo;
  • eficiência no planejamento, gerenciamento e execução das atividades de diagnóstico e avaliação de impacto;
  • qualificação técnica para proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas na área ambiental;
  • capacidade de atuar na recuperação de áreas degradadas, com o acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.
  • regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente,
  • avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres técnicos;
  • capacidade de elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.

Corpo Docente

A Unidade de Americana possui professores qualificados que atuam no curso de Engenharia Ambiental, 100% doutores e mestres, os quais atuarão também no curso superior de tecnólogo em Gestão Ambiental e, consequentemente, estão aptos para a manutenção do padrão de qualidade do UNISAL na área ambiental.

[pesquisa_box title="Projetos"]

Serão desenvolvidos após o início das atividades. Irão atuar na complementação dos projetos em desenvolvimento na área de recursos hídricos, gestão ambiental de centros universitários, saneamento rural, dentre outros

[/pesquisa_box]

Emprego e Estágio

O Estágio na área ambiental tem uma demanda crescente em todas as áreas, pois as legislações ambientais estão cada vez mais restritivas e requerem o monitoramento e avaliação constantes pela empresa, dos seus processos, produtos e sistemas operacionais. O consumo alternativo de recursos como a água e a energia tem recebido cada vez mais atenção, pela sua escassez e também pelo seu alto custo, assim como o papel dos resíduos, visto que, pouca atenção tem sido dada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, e sua gestão deverá ser implantada e acompanhada por um especialista, neste caso o profissional com formação na área ambiental.

Coordenador do curso:

Ana Claudia Tresmondi
ana.tresmondi@am.unisal.br

Avise-me