Sobre
O Curso Superior Tecnológico de Gestão Ambiental contará com a infraestrutura e o “know-how” do Curso de Engenharia Ambiental (Conceito 4 no MEC e 3 estrelas no Guia do Estudante) na área de Meio Ambiente, o que agregará uma formação prática aos alunos sendo, portanto, um diferencial para esse curso tecnológico.
Sobre a profissão
O Gestor Ambiental contribui com o atendimento das exigências do mercado de trabalho, cada vez mais dinâmico e competitivo, por meio de uma formação profissional de nível superior com duração compatível com a área tecnológica e em sintonia com os requisitos profissionais e humanísticos exigidos. A regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.
Objetivo
Formar profissionais com uma visão sistêmica sobre as relações do homem (atividades antrópicas) com o meio ambiente e com as leis e regulamentos ambientais, visando prevenir, controlar e/ou minimizar os impactos ambientais negativos que levam à poluição e à degradação ambiental. Desta forma, o tecnólogo em Gestão Ambiental contribuirá na manutenção de um ambiente equilibrado e de qualidade, que suporte as atividades econômicas e contribua para a qualidade de vida da sociedade.
Área de Atuação
O mercado de trabalho é significativo para o município de Americana e região que contam com várias empresas, órgãos públicos de proteção ambiental, organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa.
O Gestor Ambiental está apto para atuar na administração pública federal, estadual e municipal, secretarias públicas de planejamento e de meio ambiente, organizações não governamentais, unidades de conservação ambiental, empresas rurais, laboratórios, estações de tratamento de água e esgoto, indústrias, empresas privadas, inclusive de assessoria e de consultorias e entidades afins.
Perfil do Egresso
O UNISAL está comprometido com a formação integral do ser humano e não apenas com sua formação técnica. Assim a expectativa é que o perfil profissional do egresso esteja em sintonia com o espírito humanístico, ético e de respeito que norteiam essa Instituição. Entre as qualidades e capacidades desejadas para o egresso, se destacam:
- capacidade para trabalho em equipe e em grupos multidisciplinares, com espírito colaborativo;
- eficiência no planejamento, gerenciamento e execução das atividades de diagnóstico e avaliação de impacto;
- qualificação técnica para proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas na área ambiental;
- capacidade de atuar na recuperação de áreas degradadas, com o acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental.
- regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente,
- avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres técnicos;
- capacidade de elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.
Corpo Docente
A Unidade de Americana possui professores qualificados que atuam no curso de Engenharia Ambiental, 100% doutores e mestres, os quais atuarão também no curso superior de tecnólogo em Gestão Ambiental e, consequentemente, estão aptos para a manutenção do padrão de qualidade do UNISAL na área ambiental.
[pesquisa_box title="Projetos"]
Serão desenvolvidos após o início das atividades. Irão atuar na complementação dos projetos em desenvolvimento na área de recursos hídricos, gestão ambiental de centros universitários, saneamento rural, dentre outros
[/pesquisa_box]
Emprego e Estágio
O Estágio na área ambiental tem uma demanda crescente em todas as áreas, pois as legislações ambientais estão cada vez mais restritivas e requerem o monitoramento e avaliação constantes pela empresa, dos seus processos, produtos e sistemas operacionais. O consumo alternativo de recursos como a água e a energia tem recebido cada vez mais atenção, pela sua escassez e também pelo seu alto custo, assim como o papel dos resíduos, visto que, pouca atenção tem sido dada à Política Nacional de Resíduos Sólidos, e sua gestão deverá ser implantada e acompanhada por um especialista, neste caso o profissional com formação na área ambiental.
Coordenador do curso:
Ana Claudia Tresmondi
ana.tresmondi@am.unisal.br