Contribuições do Sistema Montessori para a Educação Infantil

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    16h

Professor Responsável

Prof.ª Ma. Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Justificativa

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN nº 9394/96 aponta para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, emocionais, cognitivos, afetivos e sociais, tendo por finalidade o desenvolvimento da autonomia e da independência da criança. Nesse horizonte, o curso contribui de maneira significativa com esse desenvolvimento e finalidade, uma vez que a filosofia, os princípios e as práticas montessorianas convergem para tais aspectos.

Objetivos

Propagar os princípios, a filosofia do Sistema Montessori. Propor reflexões e contribuições desse sistema de educação para profissionais que atuam em Educação Infantil.

Púbico alvo

Estudantes do curso de Pedagogia e Professores de Educação Infantil.

Método de Ensino

Aulas expositivas , atividades práticas e construção de materiais.

Conteúdo Programático

Vida de Maria Montessori;Princípios e Filosofia Montessori;Atitudes e Valores do Educador;
-Função do Educador;Disciplina e Liberdade;Importância do ambiente preparado e material;
-Educação Sensorial e seus materiais;Alfabetização;
-Educação na Vida Prática e seus materiais;Importância da Normalização;
-Desenvolvimento motor normal da criança;Coordenação motora;
-A afetividade e o toque;O Sistema Montessoriano – campo fértil para o desenvolvimento
Linhas: silêncio, verbalização, escolha, hábitos e atitudes, socialização, expressão oral e corporal

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