Aspectos Psiconeurológicos das Deficiências e a Educação

São Paulo / Santa Teresinha

  1. Duração do curso

    32h
    De 22/10/2019 a 14/11/2019

  2. Horário das aulas

    Terças e Quintas-feiras
    19h às 22h35min

  3. Investimento

    3 parcelas de R$ 140,00

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Carlos Eduardo Vieira

Os aspectos neuropsicológicos das deficiências e o universo da inclusão estão associados às dificuldades do aprendizado e podem prejudicar os processos cognitivos. Tais componentes solicitam a capacitação de professores e demais profissionais envolvidos na educação e inclusão, o que justifica o curso apresentado, visando auxiliar e facilitar o trabalho cotidiano no âmbito escolar.

OBJETIVOS

Apresentar síndromes, transtornos e distúrbios envolvidos na inclusão;
Atualizar conceitos das deficiências, contribuir e facilitar o trabalho do educador.


PRÉ-REQUISITOS E PÚBLICO ALVO

Profissionais da educação e demais envolvidos e interessados nos aspectos da inclusão da pessoa com deficiência.


MÉTODO DE ENSINO

Aulas expositivas presenciais, discussão de atualizações pertinentes ao conteúdo, troca de experiências no campo da inclusão.


CONTEÚDO

• Aspectos neuropsicológicos da inclusão e do aprendizado;
• breve apreciação sobre: estigma, desvio e patologia, o normal, o patológico e o aspecto social;
• diferenciação entre síndromes, transtornos, distúrbios e o DSM5;
• Síndrome de Down, paralisia cerebral, TEA: autismo, Rett e Asperger; Síndrome de Willlians, Tourete, ossos de cristal, dentre outras;
• transtornos e distúrbios da escrita, leitura e matemática; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade TDAH;
• microcefalia, síndrome alcoólica fetal, síndrome da criança maltratada.
• contribuições teóricas de Melanie Klein, Winnicott, Freud, Lacan, Jung, Françoise Dolto, Bowlby.


Informações

INSCRIÇÕES
De 15/07/2019 a 15/10/2019