Administração

Lorena / São Joaquim

  1. Duração do curso

    8 Semestres

  2. Turno das aulas

    Noturno

  3. Horário das aulas

    N: 19h às 22h35

  4. Investimento

    Mensalidades 2019; Noturno: R$ 951,00;

  5. Ato Regulatório

    Renov. de Reconhecimento;Port. Nº 266/17 publ. em 04.04.2017

Sobre

O curso de Administração destina-se à formação de um profissional que gerencie empresas com atitude empreendedora e com visão sistêmica com relação às organizações e suas partes (intra-visão) e com relação ao contexto sócio-econômico-político-cultural em que tais organizações estão inseridas (inter-visão).

Administração em Lorena

O curso está adequado às características da região, que possui um grande número de organizações de pequeno porte, mas, também com organizações de médio porte e unidades de empresas internacionais, o que exige do egresso do curso uma formação generalista, porém, com sólido conhecimento de atividades práticas de empreendedorismo.

Objetivo

O curso objetiva: contribuir com a formação de administradores por meio da transmissão, análise e questionamento acerca do conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades, visando assegurar níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações; criar condições atitudinais e técnicas para a compreensão, por parte de cada participante do curso, da importância da visão e do raciocínio estratégico na definição e implementação dos princípios básicos da Administração e da gerência; possibilitar o conhecimento, a compreensão e as formas de utilização, no dia-a-dia, dos instrumentos e das técnicas modernas de gestão e de administração; criar condições para a adoção de uma atitude pessoal de autocrítica permanente; incentivar aos partcipantes a adoção de atitude empreendedora no dia a dia das organizações.

Área de Atuação

Organizações privadas, empresas de economia mista, empresas públicas, autarquias e fundações. Setores: administração geral, pública, finanças, recursos humanos, vendas, marketing, logística, produção, organização e métodos, comércio exterior, hotelaria, informática e compras.

Perfil do Egresso

Profissional capacitado para atuar na gestão de empresas, de forma inovadora e empreendedora, num ambiente globalizado.


Percurso Formativo do Aluno

O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos.


Projetos

Entre os diferenciais,  estão os programas de intercâmbio – sobretudo, com a Universidade Católica Silva Henríquez do Chile, com a Universidade Politécnica Salesiana do Equador e com a Universidade Salesiana da Argentina – e a prática do voluntariado.

O curso possui uma Empresa Júnior de Administração (EJAD), que tem a missão de oferecer experiências práticas na gestão de projetos sociais. Dentro dessa perspectiva, a EJAD planeja, realiza e conduz eventos, projetos e programas sociais destinados a comunidades carentes da cidade de Lorena, por meio dos quais os alunos do curso atuam como instrutores e protagonistas de transformações sociais.

Emprego e Estágio

O Estágio Supervisionado, de acordo com a Lei Nº 11.788, de  25 de setembro de 2008, classifica o estágio como obrigatório e não obrigatório.  Nas duas atividades o aluno deverá necessariamente contar com a orientação de um professor designado pela Faculdade (§ 1º do art. 3º), para este fim, e apresentar relatórios semestrais (Alínea IV do art. 7º), como abaixo:

  • Estágio não obrigatório, a ser realizado por alunos dos primeiro e segundos anos.
  • Estágio obrigatório curricular, mínimo de 300 horas de estágio em organização concedente, ou  equivalência, a ser realizado pelos alunos do terceiro e quarto anos.
  • Estágio obrigatório não curricular, realizado por alunos dos terceiros e quartos anos que já concluíram todas as exigências do “estágio obrigatório curricular” incluindo a entrega do relatório completo (parte 1 mais a parte 2).

O aluno matriculado no estágio obrigatório do curso de administração do UNISAL deverá atender as determinações da legislação pertinente, do Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do UNISAL, do Regulamento de Estágio Obrigatório do Curso de Administração do UNISAL, deste Cronograma de Estágio, bem como das demais determinações da Coordenação de Estágio do Curso e do orientador ao qual estiver vinculado.

O Relatório de Estágio de Supervisionado Obrigatório é composto de duas partes. A parte 1 refere-se ao relato das atividades desenvolvidas na organização concedente. A parte 2 é executada na forma de um “artigo científico” no qual o aluno deverá abordar um problema detectado durante o período de estágio (O artigo deverá versar obrigatoriamente, sobre o tema do estágio). Para satisfazer as exigências do estagiário é obrigatória a comprovação pelo aluno, em formulário próprio, de sua presença às reuniões com o orientador.

Os alunos em regime de dependência deverão seguir cronograma especial traçado por seu orientador, ficando desobrigados de cumprir este instrumento.

Coordenador do curso:

Prof. Me. Elcio Henrique dos Santos
curso.administracao@lo.unisal.br

Avise-me