LATIM VIVO I (II): lingua latina per se illustrata

As novas ferramentas no campo da glotodidática mostram que, assim como as línguas modernas, também o latim pode ser ensinado a partir de uma experiência ativa da língua, superando modelos didáticos puramente formais. Para isso, o curso se baseia na utilização do método indutivo-contextual, ou seja, no uso ativo do latim, através do manual Lingua Latina per se illustrata I: Familia Romana do linguista dinamarquês Hans Ørberg. 

Professor responsável

Dr. José Luiz Mendonça e Me. Myriam Cicala – Pontifícia Universidade Salesiana – Roma

Disponível em

São Paulo – Pio XI

Período de inscrição

De 22/03/2023 a 05/06/2023

Duração

De 17/07/2023 a 28/07/2023 – Carga Horária: 88h

Horário das aulas

De segunda à sábado, das 8 às 13h, das 15 às 17h e das 20 às 21h

Investimento

3x de R$ 620,00

Objetivos

– Compreender os textos elementares: sentenças da Rota Romana, textos canônicos, evangelhos, textos em latim eclesiástico, fábulas de nível fácil e médio; 

– Promover o uso ativo da língua latina; 

– Possibilitar a aquisição de léxico, estimado em 2.500 palavras mais frequentes; 

– Estudar ao menos 24 capítulos do Livro Familia Romana 

Público-Alvo

O curso é direcionado para professores e estudantes de teologia, filosofia e direito, particularmente para estudiosos das áreas de liturgia/sacramentos, patrística, escolástica e direito canônico. 

Método de ensino

Imersão na língua latina (Full Immersion Latin Course). Método indutivo-contextual.

Conteúdo programático

Morfologia  

– Nomen: as cinco declinações do substantivo, os dois modelos de declinação do adjetivo, os graus dos adjetivos.  

– Pronomen: pronomes relativos, demonstrativos, pessoais, interrogativos, indefinidos.  

– Numerus: numeral cardeal, ordinal e distributivos.  

– Verbum temporale: modos: indicativo, subjuntivo, imperativo, infinitivo, particípio, supino, gerúndio, gerundivo; tempos presente, imperfeito, futuro, perfeito, mais-que-perfeito, futuro do pretérito; diatesi ativa e passiva; os verbos deponentes, irregolares e difectivos.  

– Adverbium: advérbios em –e e em –ter; graus do advérbio, advérbios temporais.  

 

Sintaxe  

– Sintaxe dos casos: uso de todos os casos.  

– Sintaxe do verbo: orações relativas, temporais, causais, concessivas com o indicativo; usos do supino acusativo e ablativo; usos e valores do particípio; oração infinitivas; consecutio temporum do infinitivo e do subjuntivo; o subjuntivo independente; cum, ut, ne, quin, quominus com o subjuntivo; o período hipotético; perifrástica ativa e passiva.  

 

Léxico 

2500 vocábulos mais frequente da literatura latina. 

Contato

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro