Jesus Histórico

O estudo sobre a pessoa de Jesus de Nazaré, à luz das pesquisas histórico-críticas e de novas abordagens exegéticas de textos neotestamentários, tem avançado consideravelmente nas últimas décadas.  O avanço se deve, em parte, pelo empenho e abertura dos especialistas ao diálogo interdisciplinar. Há um intercâmbio maior entre áreas distintas da pesquisa científica como história, arqueologia, sociologia, antropologia cultural, semiótica, literatura e exegese.  A teologia, por sua vez, tem se procurado cada vez mais com o diálogo com outras áreas do saber, não só para manter o propósito de atualização de sua linguagem e comunicação, evocado como desafio de evangelização desde o Concílio Vaticano II, mas também para entender o contexto da cultura mediterrânea sob o domínio do império greco-romano que condicionou e gerou o nascimento do cristianismo primitivo. O estudo aqui proposto, de Jesus histórico, segue essa perspectiva de oferecer diálogo interdisciplinar e complemento tanto à teologia bíblica neotestamentária como à teologia sistemática, especialmente na área da cristologia. Embora a busca pelo Jesus histórico seja campo distinto do saber, pode fortalecer e apoiar a formação de teólogos abertos ao diálogo com as pesquisas mais recentes em torno do caráter especificamente humano das relações entre Jesus de Nazaré, sua terra, seu povo e sua época.

Professor responsável

Valter Luiz Lara

Disponível em

São Paulo – Pio XI

Período de inscrição

De 07/12/2022 a 09/01/2023

Duração

De 16/01/2023 a 24/01/2023 com carga horária de 8 horas

Horário das aulas

Às segundas e terças-feiras Das 20h às 21h40min

Investimento

R$100,00

Objetivos

– Introduzir o estudante no universo da história da pesquisa sobre o Jesus Histórico;

– Oferecer, distinguir e discutir as relações entre a pesquisa do Jesus Histórico e a Cristologia Pós-Pascal Neotestamentária;

– Aprender a reconhecer fontes e critérios para análise dos textos segundo o interesse pelo Jesus Histórico;

– Exercitar métodos de análise crítica de textos neotestamentários com o objetivo de levantar indícios de um perfil plausível do Jesus Histórico.

Público-Alvo

Indisponível

Método de ensino

O ensino deverá desenvolver-se de modo remoto articulando exposições, comentários, diálogos e leitura de textos (principalmente os evangelhos canônicos), apresentando aspectos diversos do caráter histórico da vida de Jesus.

Conteúdo programático

– A busca pelo Jesus histórico. História e Interpretação e as etapas da pesquisa.

– Critérios de historicidade para o acesso ao Jesus Histórico.

– Prática de Jesus: perfil sociológico de Jesus e do seu movimento

– Palavras de Jesus: A proposta de Jesus sobre o Reino de Deus

– Qual era consciência que Jesus tinha sobre si mesmo? Mestre? Profeta? Messias? Filho de Deus? Filho do Homem?

Contato

Indisponível

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro