Consolidação Têxtil: adequação para conservação e restauração

O trabalho de consolidação têxtil por pontos de costura é muitas vezes específico para as situações de Conservação e Restauração. Portanto, se faz necessário utilizá-lo adequadamente, isto é, da forma correta, além de inseri-los nos parâmetros da Conservação e Restauração Têxtil, ou seja, a partir da leitura das consolidações e têxtil (princípios da Gestalt do objeto).

Professor responsável

Joelma Leão

Disponível em

São Paulo – Liceu

Período de inscrição

De 07/12/2022 a 09/01/2023

De 14/01/2023 a 11/02/2023 com carga horária de 25 horas

Horário das aulas

Aos sábados Das 09 às 14h

2x R$200,00

– Abordar a consolidação por costura

– Estabelecer critérios para a utilização dos pontos para a conservação e a restauração de têxteis históricos

– Habilitar os(as) alunos(as) a realizarem o trabalho de forma correta mediante os princípios das Gestalt do objeto

Público-Alvo

Conservadores e restauradores que trabalham com a gestão de acervos têxteis dos setores público, privado, galeristas, estudantes da área de Moda e Cenografia.

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas

Conteúdo programático

Informações sobre os pontos de costura por consolidação em têxteis, de forma geral e recomendados/apropriados para os trabalhos de conservação e restauração (parte teórica);
Informações sobre o que Gestalt do Objeto: aplicação do conceito à leitura do objeto (têxtil), de forma a não oferecer interferências visuais ao entendimento de seu significado documental;
Aprendizado dos pontos utilizados para consolidação por costura em acervos têxteis: Conservação e Restauração (parte prática);
Aplicação dos pontos por costura em consolidação de têxteis aplicando os princípios da Gestalt do Objeto: Conservação e Restauração.
Trabalho Final através de consolidação por costura de acervo próprio.

Indisponível