A Interface da Psicologia e da Advocacia Relacionada Ao Direito de Família

Subtema: O apoio do profissional de psicologia nas ações judiciais de direito de família sobretudo envolvendo disputa de guarda e assuntos correlatos.

Advogados e psicólogos colaboram com o Poder Judiciário nas ações judiciais que discutem temas de Direito de Família, como o divórcio e a união estável, principalmente, nas causas que envolvem filhos menores. Essa colaboração ocorre através da análise e estudo estratégico dos casos e elaboração de parecer técnico pelo profissional de psicologia contratado pelas partes em litígio e que servirá de apoio ao juiz para tomar sua decisão sobre temas relevantes como guarda, alienação parental e direito de visita dos filhos menores. Entretanto, tais profissionais nem sempre estão preparados para a sua atuação, pois a elaboração, a emissão e a análise de laudos técnicos relacionados ao assunto exigem conhecimento específico, inclusive, sobre a função e o formato de tal opinião técnica a ser inserida no processo judicial em busca de atender ao melhor interesse das partes. Da mesma maneira, o profissional da advocacia que atua no direito de família precisa compreender que a estratégia, o formato e o conteúdo destes documentos da psicologia possuem regramentos próprios para fortalecer sua boa atuação profissional. Trata-se de uma oportunidade de mercado dada a escassez de profissionais da área com tal conhecimento devidamente especializado.

Professor responsável

Prof. Me. Luis Fernando Rabelo Chacon, Me. Mateus Afonso Gomes e Profª Esp. Vitória Siniscarchio Costa Latrofe.

Disponível em

Lorena

Período de inscrição

05/09 à 15/09/2023

Duração

16/09 – Carga Horária: 8h

Horário das aulas

Sábado, das 09h às 18h

Investimento

R$ 40,00

Objetivos

Preparar o profissional da psicologia e do direito para atuarem com conhecimento técnico e expertise específicos para a análise das questões psicológicas que envolvem a discussão judicial de temas relacionados à guarda, alienação parental e direito de visita dos filhos menores, inclusive, apontando as normas regulatórias para a emissão de pareceres técnicos relacionados aos assuntos em questão.

Público-Alvo

Profissionais da Advocacia e da Psicologia

Método de ensino

Combinação de aula expositiva com apresentação de estudo de casos e dinâmica de grupo.

Conteúdo programático

1 – Noções básicas de Direito de Família.
2 – Noções básicas de Divórcio e Dissolução de União Estável.
3 – Guarda, direito de visita e alienação parental.
4 – A perícia judicial de psicologia e assistência social.
5 – O parecer técnico do assistente das partes.
6 – Estudo de casos.
7 – Dinâmica de grupo.

Contato

gustavo.chagas@unisal.br

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro