História Licenciatura

O curso de Graduação em História (Licenciatura) do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo desenvolve no aluno as competências necessárias para um profissional comprometido com a realidade brasileira e seus processos de transformação. Estabelece a formação tanto para o exercício da docência, no Ensino Fundamental e Ensino Médio, quanto para a pesquisa histórica, enquanto trabalha o desenvolvimento teórico e prático nas áreas da educação, pesquisa e extensão.

Forma e qualifica o futuro professor de História para o ensino e para os estudos e atividades investigativas documentais no sentido de instrumentalizar o profissional, capacitando-o para o desenvolvimento da consciência pessoal para percepção crítica das relações sociais do presente, envolvendo o aluno em questões relativas à profissão de historiador-educador e questões sociais, para sua atuação enquanto cidadão.

Ato Regulatório
Portaria Nº 915/18 – publicada em 28.12.2018

8 semestre

R$ 499,00/mês

Lorena

Inscreva-se!

carreira

O profissional graduado no UNISAL poderá exercer suas funções em organizações privadas, empresas de economia mista e públicas, autarquias e fundações. Os setores de atuação compreendem diversas áreas: administração geral, pública, finanças, recursos humanos, vendas, marketing, logística, produção, comércio exterior, sistema de informação e suprimentos nas organizações de pequeno, médio e grande porte.

Estes apresentam conhecimentos científicos, técnicos e pedagógicos que os subsidiam a responder ao contexto em que estão inseridos e ao diálogo com as questões sociais e processo de ensino-aprendizagem.

matriz CURRICULAR

PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO

Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem. Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.

coordenação

Prof. Maria Cristina dos Santos Pinto Bernardes

Presencial – Lorena

Possui graduação em ESTUDOS SOCIAIS (Licenciatura) – Faculdades Integradas de Cruzeiro – SP (1983), em GEOGRAFIA (Licenciatura) – Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras N. S. de Sion (1985) – Campanha – MG, em PEDAGOGIA (Habilitação para o Magistério, Administração escolar e Supervisão) pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (1989) – Lorena – SP e em PSICOLOGIA (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (1997) – Lorena – SP. Possui ESPECIALIZAÇÃO (Lato sensu) em VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – Lacri- USP (1998) e ESPECIALIZAÇÃO ( Lato sensu) em DIDÁTICA pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2000). Possui MESTRADO em LÍNGUÍSTICA APLICADA (2007) – Universidade de Taubaté – São Paulo Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão de escola pública e docência no Ensino Fundamental (anos iniciais – alfabetização e anos finais- Geografia e História), Ensino Médio (Geografia e História) e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Interdisciplinaridade, Construção de conhecimento, Metodologia Científica, Currículo, Organização do trabalho pedagógico e gestão escola, Políticas públicas e legislação educacional, Formação continuada de professores, Educação Salesiana (Salesianidade e Sistema Preventivo) , Gestão Democrática, Projeto Político-pedagógico, Metodologias e práticas em Educação Infantil e ensino de Geografia, Diversidade e Inclusão. Atualmente cursando pós lato sensu em Salesianidade pela UCDB – virtual (Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande – MS) e atuando desde 2019 na Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo na Unidade de Ensino de Lorena – São Paulo.

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

ALUNOS construíram