Com novo recorde, AeroUNISAL conquista 13ª posição no SAE Brasil

Publicado em: 12/11/2019
Equipe AeroUNISAL no SAE Brasil 2019

Avião projetado pela equipe carregou a 4ª maior carga na competição e subiu três posições em relação a 2018

O SAE Brasil, maior competição de Aerodesign da América Latina, tem feito história, e o mesmo pode-se dizer da equipe do AeroUNISAL, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena.

O resultado da competição, realizada de 24 a 27 de outubro de 2019, alcançou as expectativas do grupo. A equipe ficou na 13ª colocação na lista composta por 55 equipes, somando 318.69 pontos. Em 2018, a equipe havia conquistado a 16ª posição, e trabalharam muito, com foco em melhorar, cada vez mais, as colocações.

Ao longo de cinco anos de competição, o grupo, criado em 2013 e formado por estudantes das Engenharias do UNISAL, tem garantido um lugar cada vez mais elevado no ranking final.

“Foram muitas adversidade e desafios nesta competição, mas posso dizer om toda a segurança: nós arrasamos!!! Já podemos contar pra todo mundo que a equipe 2019, teve a melhor colocação da historia do projeto, maior carga paga e menor peso vazio. Além de ter carregado a 4ª maior carga na competição, e a maior carga entre os aviões monoplanos”, comemorou o atual capitão do AeroUNISAL, e veterano no projeto, aluno Ronaldo Toledo.

Nesta edição a equipe vencedora foi a F-Carranca, da UNIVASF, Bahia, com 458.85 pontos. Saiba mais aqui.

A cada edição da SAE Brasil AeroDesign, os alunos têm a oportunidade de envolvimento com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, passando pelas etapas de concepção, projeto detalhado, construção e testes. Ver o avião voando com a carga testada ao longo de um ano de produção do aeromodelo é só uma das etapas.

“Nossos alunos nos dão muito orgulho, pois, apresentam força de vontade, superação, competência e dedicação extrema.  No AeroUNISAL os alunos têm um aprendizado real, mão na massa, onde é preciso pensar criticamente e ultrapassar o conhecimento em sala de aula, o que potencializa o protagonismo dele”, afirma Profa. Dra. Regina Cabette, orientadora do projeto.

Participaram desta edição, segundo a organização, cerca de 1,3 mil estudantes, de 71 Instituições de Ensino Superior do país e do exterior, sendo que 55 foram classificadas para o evento realizado em outubro.

A Categoria Regular, na qual a equipe do AeroUNISAL competiu, conta com duas etapas: apresentação oral do projeto de produção do avião biplano para uma equipe de engenheiros da indústria aeronáutica e a competição de voo. A equipe conseguiu cumprir todas as etapas, ficando à frente de grupos tradicionais na disputa, como o ITA, por exemplo.

O desafio da equipe continua! “A gente aprende muito nesses dias de competição, em especial, a saber lidar com desafios diários e muito dinâmicos que são lançados”, afirma Adhemar Júnior, integrante da equipe.

Aeronave construída por alunos do UNISAL (AeroUNISAL)