Ciências Contábeis: orientação para usar a restituição do Imposto de Renda

IMPOSTO DE RENDA- PROJETO LEÃO UNISAL- 19-04-18 (4)

O primeiro de sete lotes da restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referente ao exercício de 2018 (ano-calendário de 2017) será efetuado neste mês de junho, e a entrega seguirá até dezembro de 2018. As restituições, no entanto, são realizadas pela ordem de entrega da Declaração, levando-se em consideração, também, que têm prioridade (os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos). O valor a restituir é depositado na conta indicada pelo contribuinte, no ato da declaração. Mas o que fazer com a restituição, caso você seja um dos contribuintes que receberão o valor?  

Para o Prof. Tiago Guimarães, do curso de Ciências Contábeis do UNISAL – Unidade Lorena/São Joaquim, uma das melhores opções de uso deste ou qualquer outro recurso extra é não comprar por impulso, ou seja, adiar o consumo e investir o valor. O contribuinte também pode aplicar em uma opção que seja adequada ao perfil dele. “No entanto, para aqueles que estão endividados, o mais aconselhável é procurar o credor para negociar o pagamento da dívida, buscando uma redução ou isenção da multa e dos juros”, revela Tiago. Para o Prof. Augusto Deccache, Coordenador do mesmo curso, o aconselhável também é quitar as dívidas cotidianas, como conta de água, luz e internet, que podem ter o serviço cortado devido à falta de pagamento.  

Alguns contribuintes passaram pelo Projeto Leão, que atende contribuintes com dúvidas sobre imposto de renda. O trabalho, realizado pelos alunos e docentes de Ciências Contábeis de 05 a 26 de abril de 2018, sanou as dúvidas no preenchimento da declaração – os estudantes receberam treinamentos e toda a orientação de seus professores durante o mês de março, em um trabalho liderado pelo Prof. Tiago Guimarães. Em um mês de trabalho durante as quintas-feiras, no segundo período de aulas, foram atendidas 29 pessoas, sendo 18 declarações transmitidas e 11 atendimentos para tirar dúvidas quanto ao processo, em uma importante prestação de serviço à comunidade e oportunidade de aprendizado para os futuros contadores.

Neste período, a ação do curso foi divulgada pela mídia da região metropolitana do Vale e litoral norte, por se tratar de iniciativa de utilidade pública. O Prof. Tiago participou de entrevistas à TV Aparecida, Rádio Aparecida e Rádio Metropolitana, e a notícia também foi veiculada em outros portais de notícia da região.