UNISAL promove Café Filosófico especial do esporte e evento multicultural

Publicado em: 17/06/2014

O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Campinas, Campus São José, realizou uma edição especial do tradicional Café Filosófico, seguido por um evento multicultural, em 14 de junho. O evento é fruto da parceria entre o UNISAL e a Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas.

O tema debatido foi: “Esportes, alienação e violência: perspectivas para a Copa no Brasil”, apresentado por José Paulo Mendes da Silva, Professor de Pós-Graduação do UNISAL.

Em sua palestra, o Prof. José Paulo falou sobre uma pesquisa feita com 968 pessoas em 9 capitais entre maio e junho pela TNS Brasil em 11.06.2014, onde foram avaliadas algumas opiniões sobre a Copa e comentou sobre uma ferramenta lançada pelo Google para monitorar a Copa do Mundo. Suas pesquisas revelam que as perguntas mais comuns feitas por usuários são:

“Qual é a letra do Hino Nacional Brasileiro?”, “Quais são os adversários do Brasil na Copa do Mundo de 2014?” e “Como pintar as unhas com o motivo da bandeira do Brasil?”.

Citou também alguns acontecimentos da Copa, entre eles a apresentação de abertura na qual foi muito criticada e acabou virando piada nas redes sociais e também o chute do jovem paraplégico que deu um simbólico “chute inaugural” e que acabou tendo apenas alguns segundos de exposição, devido a chegada da seleção brasileira ao estádio. A intenção do professor foi provocar reflexões nos convidados.

“Nós temos o dever de criar o senso crítico dos nossos alunos, dos nossos filhos, ensinar e doutrinar as crianças a lerem e opinarem”, diz Paulo.

Ao final do Café Filosófico, houve o evento multicultural, apresentado pela Prof.ª Me. Marília Bestani, Coordenadora de Extensão e a Regente Fátima Viegas.

A história foi narrada de forma cênica, enquanto lindas músicas foram executadas para explicar melhor seus acontecimentos, acompanhadas de desenhos feitos à mão pelo aluno Douglas Bonizol Gutierre.

Essa história de amor narrada se passa em Valinhos, interior de SP, na década de 50, e conta a trajetória de vida de Tereza, uma jovem apaixonada que vê seu mundo ruir após o término de seu noivado e a perda de seus pais. Entretanto, depois de tantos anos na mais completa solidão, conhece alguém por meio de um engano telefônico que, rapidamente, transforma toda sua vida. Um desfecho inusitado, mostrando que grandes amores ocorrem quando menos se espera.

O próximo Café Filosófico será em 23 de agosto e discutirá o tema: “Espaços Midiáticos: TV x Rádio X Redes Sociais”. Este tema abordará o advento de diferentes formas de comunicação eletrônica, e na adaptação de muitas mídias aos novos padrões, configurando-se em “comunicação de massa.”