
Serviço Social no LCJ
O Liceu Coração de Jesus (LCJ) é mantenedor das instituições Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). O LCJ é uma instituição de natureza confessional, beneficente e filantrópica, de caráter educacional e de assistência social. A instituição tem na sua essência a missão constituída pelo seu fundador Dom Bosco; diante da missão e dos valores Salesianos, o UNISAL possui o SERVIÇO SOCIAL em seus Campi de Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba, e São Paulo, realizando o atendimento aos alunos, famílias e colaboradores com necessidades sociais. O Serviço Social, além de ser responsável pela triagem para a concessão da bolsa ou do financiamento, atua também nas orientações e encaminhamentos para a rede de proteção social básica e especial do município. As bolsas são concedidas com fulcro na Lei 11.096/2005 e na Lei 12.101/2009 regulamentada pelo Decreto 7.237/2010, mediante triagem do perfil socioeconômico familiar e visita domiciliar. A verba destinada à concessão da bolsa e/ou financiamento é limitada; os períodos e procedimentos são predeterminados e explicitados em editais publicados no site da instituição.
Bolsas e descontos

Conforme a Lei nº11.096/2005, esta Bolsa é destinada aos alunos que não possuem diploma de curso superior e que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral; todos que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem atualizado poderão se inscrever no Prouni. É primordial o levantamento socioeconômico familiar e visita domiciliar. Existe cota (deficiente, indígena e racial) prevista no ProUni.
Método: Inscrições pelo site do MEC www.mec.gov.br em período determinado pelo respectivo órgão;
O candidato classificado para o UNISAL, deverá acessar o link da unidade que foi pré-selecionado para agendar dia e horário para a entrega da documentação; o Serviço Social fará levantamento socioecônomico familiar e visita domiciliar.
Obs. O candidato não precisa estar matriculado na instituição para concorrer à Bolsa Prouni.
Clique aqui para ver a relação de documentos
Clique aqui para dúvidas frequentes sobre o PROUNI

O UNISAL atende o Programa Escola da Família na cidade de Lorena. Essa modalidade é oferecida em parceria com o Governo do Estado, dando a possibilidade de bolsa de estudos a universitários que tenham interesse e disponibilidade para desenvolver as atividades do Programa junto às Escolas Públicas Estaduais, cumprindo a carga horária de 8 (oito) horas aos finais.
Clique aqui para acompanhar edital e regulamento.

Concedidas exclusivamente para alunos com necessidade social, efetivamente matriculados nos cursos de Graduação do UNISAL e que não possuam Curso Superior; alunos com situação socioeconômica familiar com fulcro na Lei 11.096/2005 e na Lei 12.101/2009.
Método: mediante entrevista, perfil socioeconômico familiar e, se for necessário, visita domiciliar, de acordo com o calendário divulgado pelo Serviço Social.
Clique aqui para ver a relação de documentos
OBS: A bolsa Gratuidade Parcial não é cumulativa com outras bolsas, descontos e/ou financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BIT SAL e Monitoria. Informamos que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s).

Tem como objetivo a inserção do aluno em atividades de pesquisa científica, contribuindo para o enriquecimento de sua formação acadêmica e profissional.
Método: o aluno desenvolve o projeto teórico, juntamente com o professor orientador, e em período estipulado pela coordenação do BIC SAL, BEXT SAL e BIT SAL de cada Unidade, sob orientação da Pró-Reitoria Acadêmica.
OBS: Para concorrer ao BIC SAL, BEXT SAL e BIT SAL, o aluno precisa estar matriculado na Instituição.

Os graduandos, regularmente matriculados, exercem atividades de apoio às disciplinas dos cursos de Graduação.
Método: os critérios de seleção e as normas são explicitados através de editais criados pela diretoria e área acadêmica. O edital é inserido no site da IES e também os coordenadores de cursos divulgam aos estudantes.

Contratos formalizados entre empresas privadas e/ou públicas e o UNISAL.
Método: o estudante, ao efetivar o pagamento da matrícula, deverá procurar o setor de Recursos Humanos da empresa conveniada com o requerimento (disponível no site do UNISAL ou no setor de Serviço Social do Campus em que está matriculado ou no Recursos Humanos da conveniada) para solicitar a validação e, posteriormente, entregá-lo ao setor de Serviço Social – Unidade em que está matriculado.
OBS: O desconto convênio não é cumulativo com bolsas, descontos e financiamentos, exceto com Bolsas de Pesquisas (BIC/BID/BEXT SAL) e Monitoria.
Formulário de requerimento
Empresas Conveniadas UNISAL
O Programa de Desconto pela nota do ENEM é uma iniciativa do UNISAL que concede percentual de desconto no valor das mensalidades de seus cursos de Graduação (Presencial, EaD e EaD-Híbrido) em suas Unidades: Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba e São Paulo.
Os descontos serão concedidos aos matriculados, que tenham alcançado pontuação superior a 450 pontos na média geral do Enem (realizado entre 2016 e 2020). Uma apuração será feita para comprovar a nota, que deverá ser indicada no momento de sua inscrição. O desconto será aplicado sobre o valor bruto da mensalidade. Confira as regras na escala abaixo:

Concedemos 15% de desconto nos cursos de Graduação e Pós-graduação (Lato Sensu).
Método: o candidato/aluno entregará no Serviço Social, do Campus em que estuda, o formulário, e deverá apresentar fotocópia e original do Diploma ou Declaração de Conclusão do Curso emitido pela Secretaria (original e cópia) para conferência.
Obs: o desconto é válido para os estudantes que concluíram, por completo, os cursos de Educação Infantil, ou Ensino Fundamental I, ou Ensino Fundamental II, ou Ensino Médio, ou curso Técnico, ou Graduação, ou Pós-graduação.
OBS: A Bolsa Ex-aluno Salesiano (15%) não é cumulativa com outras bolsas, descontos e/ou financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BIT SAL e Monitoria. Informamos que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s).
Formulário de requerimento
Concedemos 10% de desconto para alunos (dois irmãos/ pais e filhos/ cônjuges) residentes no mesmo endereço, com renda compartilhada, e efetivamente matriculados na Graduação e Pós-graduação (Lato Sensu) do UNISAL.
Método: preencher formulário de solicitação e entregá-lo juntamente com os documentos no Serviço Social do Campus no qual estuda.
Clique aqui para ver a relação de documentos
Formulário de requerimento

CRÉDITO ESTUDANTIL
Crédito Estudantil – CredIES (50%): o UNISAL oferece aos alunos, devidamente matriculados, por meio da Fundacred (Fundação sem fins lucrativos de crédito educacional para diferentes níveis e modalidades de ensino), o crédito universitário para os cursos de graduação. O estudante paga 50% da mensalidade durante o curso e os outros 50% após a conclusão, respeitando a matriz curricular.
Período de inscrições: qualquer período do semestre letivo, desde que haja disponibilidade de crédito.
Clique aqui para acessar o site da Fundacred
– Acessar o Portal do Estudante Fundacred.
– Criar login e senha (cadastre um número de celular e endereço de e-mail válidos);
– Iniciar a solicitação selecionando o UNISAL com a Instituição de Ensino e o curso em que está matriculado;
– Informar os dados do estudante e os dados do fiador (não pode ser o cônjuge), com renda mínima comprovada de 1,5 vezes o valor integral da mensalidade do curso (respeitando o mínimo de dois salários mínimos) e faça o upload de todos os documentos solicitados;
– Enviar o cadastro para análise;
– Acompanhar a situação da solicitação no Portal do Estudante;
– Após a aprovação final da solicitação de crédito, a Fundacred enviará um e-mail informando que o contrato estará disponível para impressão em nosso Portal;
– Imprimir e assinar o contrato juntamente com o fiador, com reconhecimento das firmas em cartório;
– A Fundacred notifica o estudante/responsável em cada etapa do processo de solicitação.
O CredIES permite ao aluno o pagamento de 50% do valor da mensalidade durante o curso, e o pagamento dos 50% restantes após sua formação acadêmica. Esta modalidade é válida apenas para cursos de Graduação presenciais, não é cumulativo com outras opções de bolsas, descontos e/ou financiamentos, e não é valido para disciplina em regime de dependências (DP’s).
Simule seu crédito estudantil
FINANCIAMENTOS
É um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Exige-se o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Período de inscrições: realiza-se a inscrição pelo site www.mec.gov.br em período determinado pelo referido órgão, portanto, orientamos que o estudante acompanhe as informações pelo site do MEC.
Procedimento: após efetivar a inscrição, o estudante passará por entrevista com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no Serviço Social, na unidade em que está matriculado; com o documento emitido pela CPSA, o estudante procurará o banco para formalização do contrato.
Clique aqui para ver a relação de documentos
Clique aqui para se inscrever

A Intersector atua como facilitadora de acesso à educação, por meio de financiamento de Pós-graduação e MBA.
Ao acessar a página da Pós-graduação do UNISAL e dos Programas de Mestrado, escolha o seu curso e realize uma simulação.
Tenha acesso às possibilidades de financiamento em até 48x para os cursos de especialização do UNISAL.
Procedimento: acesse a página de Pós-graduação ou Mestrado, escolha o curso desejado e clique no ícone do financiamento para realizar a simulação. Será necessário preencher um cadastro de solicitação do crédito, específico para o curso escolhido, para que haja a análise do seu pedido. Feito isso, basta aguardar o contato do UNISAL.
Mais Acesso
O que é o +MAISACESSO?
Esse crédito educacional +MAIS ACESSO é uma parceria com a Unisal, possibilitando que o estudante pague parte da mensalidade enquanto estuda e o restante ao concluir o curso (ou terminar o vínculo com a Unisal). Não há cobrança de juros remuneratórios e a taxa administrativa é de 0.80% ao mês. Consulte regulamento.
Quem pode solicitar?
Qualquer estudante pode solicitar, inclusive negativados, pois não há necessidade de fiador ou análise de renda
Como contratar o crédito?
A solicitação do crédito é 100% online, basta acessar maisacesso.org.br. Você também pode fazer uma simulação antes para ver como ficarão os valores das suas mensalidades.
SOLICITAÇÃO

Atentar para o procedimento e prazo especificados no edital publicado neste site. O Serviço Social informa que o edital de bolsas e financiamentos, para os candidatos ingressantes, é publicado no mesmo período do edital do processo seletivo acadêmico (vestibular).
Edital de Bolsas e Financiamentos 2021 – 1º Semestre
Edital de Bolsas e Financiamentos 2021 – 1º Semestre – Vagas remanescentes
OBS: É vedado pelo UNISAL o acúmulo de bolsas e financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BIT SAL e Monitoria. Informamos que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s). O encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar e também pelo rendimento acadêmico do estudante que deve ser, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).

1. Realizar Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) atualizado.
2. Acompanhar período e procedimentos de inscrição pelo site do MEC
3. As inscrições são realizadas unicamente pelo site do MEC.
4. Os candidatos pré-selecionados para o UNISAL deverá:
Caso seja aluno ingressante ou veterano com matrícula efetivada
Preencher formulário, imprimi-lo, comparecer ao Serviço Social para entrevista e entrega de documentação.
Clique Aqui
Caso seja aluno ingressante ou veterano que perdeu o vínculo com a IES: é necessário cumprir duas etapas
1. Cadastro na Secretaria: preencher dados pessoais e acadêmicos para criação do Registro Acadêmico (RA)
2.Serviço Social: preencher formulário, imprimi-lo, agendar o dia e horário para entrevista e entregar de documentação
Clique Aqui
OBS: o candidato/aluno/responsável visualizará o resultado no site do UNISAL no link Serviço Social (cidade/Campus), acesso com usuário e senha, clicar em Resultados; a devolutiva será em conformidade com a data especificada e divulgada pelo MEC.

Orientamos ao estudante veterano que não possui Bolsa de Estudo, que faça o Enem atualizado e, por meio do site do MEC, em período determinado pelo referido órgão, inscreva-se para a Bolsa ProUni. Além disso, poderá também, caso tenha interesse, realizar o Projeto de Pesquisa e se cadastrar para à Bolsa de Iniciação Científica – BIC SAL ou BEXT SAL, BID/BIT SAL (30% de bolsa) ou para a Monitoria (até 20% de Bolsa).
Quanto à Bolsa Parcial de 50%, conforme explicitado nos Editais, a verba é limitada e as inscrições ocorrem em período determinado ou através de lista de espera. Verificar no Serviço Social do Campus em que estuda.
Se deseja FIES (até 100%): realizar a inscrição pelo site www.mec.gov.br em período determinado pelo referido órgão; portanto, orientamos que o estudante acompanhe as informações pelo site do MEC. Após efetivar a inscrição, o aluno passará por entrevista com a presidente da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no Serviço Social; com o documento emitido pelo CPSA, o aluno, procurará o banco para formalização do contrato.
OBS: É vedado pelo UNISAL o acúmulo de bolsas e financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BIT SAL e Monitoria. Informamos que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s). O encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar e também pelo rendimento acadêmico do estudante que deve ser, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).

Para solicitar desconto de empresas conveniadas com o UNISAL, é necessário preencher o formulário de requerimento com dados do aluno, da empresa conveniada e assinatura do representante legal. Após o preenchimento e assinaturas o estudante, ou representante legal, deverá entregar este requerimento no Serviço Social do Campus em que estuda. Clique aqui para acessar o formulário
Empresas Conveniadas UNISAL
RENOVAÇÃO
As renovações de bolsas Gratuidades/ProUni são realizadas anualmente através do perfil socioeconômico e análise de rendimento acadêmico, que deve ser de no mínimo 75%, verifica-se semestralmente. O bolsista deverá atentar para os procedimentos e prazos explicitados no edital.
Clique aqui para fazer o download do Edital de Renovação de Bolsas/2021
Clique aqui e acesse a Relação de Documentos
CONTATOS

AMERICANA – CAMPI DOM BOSCO E MARIA AUXILIADORA
Local de atendimento: Campus Maria Auxiliadora
Assistente Social: Cleonice Ferreira
E-mail: coord.ssocial@unisal.br
Contato: (19) 3471–9737
Endereço: Avenida de Cillo, 3.500 – Parque Universitário Americana/SP
Horário de atendimento: segunda à sexta, das 09h às 17h e das 18h às 21h
COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni
CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

CAMPINAS – Campus LICEU SALESIANO
Local de atendimento: Campus Liceu Salesiano
Assistente Social: Dulce Ribeiro Fonseca
E-mail: dulce.fonseca@unisal.br
Contato: (19) 3744-6800 ramal 6904
Endereço: Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Jardim Guanabara – Campinas/SP
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 15h30 às 20h20
COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni
CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

CAMPINAS – Campus SÃO JOSÉ
Local de atendimento: Campus São José
Assistente Social: Eliana Bolognesi de Mello
Assistente Social: Gisele Cristina de Maia
E-mail Serviço Social: servicosocial.saojose@unisal.br
Contato: (19) 3744-3146 / (19) 3744-3100
Endereço: Avenida Almeida Garret, 267 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas/SP
Horário de atendimento:
Segunda, quarta e sexta-feira das 15h30 às 21h30
Terça – feira das 09h às 20h30
Quinta-feira das 09h às 15h e das 15h30 às 21h30
COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni
CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

LORENA – Campus SÃO JOAQUIM
Local de atendimento: Campus São Joaquim
Assistente Social: Shuellen Batista
E-mail: shuellen.batista@unisal.br
Contato: (12) 3159-2033 ramal 252
Endereço: Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena/SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni
CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

SÃO PAULO – CAMPI PIO XI E SANTA TERESINHA
Local de atendimento: Campus Santa Teresinha
Assistente Social: Cleonice Ferreira
E-mail: coord.ssocial@unisal.br
Endereço: Rua Augusto Tolle, 575 – Santa Teresinha – São Paulo/SP (Térreo)
Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 18h30 às 20h30
COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni
CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES
Contato: (19) 3437-3872
Endereço: Rua Bom Morte, 1.835, – Centro – Piracicaba/SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h30
COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni
CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES