Serviço Social no LCJ (UNISAL/FSDB)

Serviço Social no LCJ (UNISAL/FSDB)

O Liceu Coração de Jesus (LCJ) é mantenedor das instituições Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB). O LCJ é uma instituição de natureza confessional, beneficente e filantrópica, de caráter educacional e de assistência social. A instituição tem na sua essência a missão constituída pelo seu fundador Dom Bosco; diante da missão e dos valores Salesianos, o UNISAL/FSDB possuem o SERVIÇO SOCIAL em seus Campi de Americana, Campinas, Lorena, Piracicaba e São Paulo realizando o atendimento aos alunos, famílias e colaboradores com necessidades sociais. O Serviço Social, além de ser responsável pela triagem para a concessão da bolsa ou do financiamento, atua também nas orientações e encaminhamentos para a rede de proteção social básica e especial do município. As bolsas são concedidas com fulcro na Lei 11.096/2005 e na Lei 12.101/2009 regulamentada pelo Decreto 7.237/2010, mediante triagem do perfil socioeconômico familiar e visita domiciliar. A verba destinada à concessão da bolsa e/ou financiamento é limitada; os períodos e procedimentos são predeterminados e explicitados em editais publicados no site da instituição.

OBS: É vedado pelo UNISAL/FSDB o acúmulo de bolsas e financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BID/BIT SAL ou Monitoria. Informamos também que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s). O encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar e também pelo rendimento acadêmico do estudante que deve ser, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).

Bolsas e Descontos

 

Financiamentos

 

Solicitação

 

Renovação

 

Contatos

 

Bolsas e Descontos
  • Programa universidade para todos (100%)
  • Gratuidades parciais (50%)
  • Iniciação científica BIC SAL (30%)
  • Monitoria
  • Desconto dois ou mais alunos da mesma residência (10%)
  • Bolsa ex-aluno salesiano
  • Convênios com empresas

Programa Universidade Para Todos (100%)

prouni-logo-2012

Conforme a Lei nº11.096/2005, esta Bolsa é destinada aos alunos que não possuem diploma de curso superior e que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral; todos que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem atualizado poderão se inscrever no Prouni. É primordial o levantamento socioeconômico familiar e visita domiciliar. Existem cotas para candidatos com necessidades especiais, negros e indígenas.

Método: Inscrições pelo site do MEC www.mec.gov.br em período determinado pelo respectivo órgão;

O candidato classificado para o UNISAL, deverá acessar o link da unidade que foi pré-selecionado para agendar dia e horário para a entrega da documentação; O Serviço Social fará levantamento socioecônomico familiar e visita domiciliar.

Obs. O candidato não precisa estar matriculado na instituição para concorrer à Bolsa Prouni.

Clique aqui para ver a relação de documentos

Clique aqui para dúvidas frequentes sobre o PROUNI

Gratuidades Parciais (50%)

Concedidas exclusivamente para alunos com necessidade social, efetivamente matriculados nos cursos de Graduação do UNISAL e que não possuam Curso Superior; alunos com situação socioeconômica familiar com fulcro na Lei 11.096/2005 e na Lei 12.101/2009.

Método: mediante entrevista, perfil socioeconômico familiar e, se for necessário, visita domiciliar, de acordo com o calendário divulgado pelo Serviço Social.

Clique aqui para ver a relação de documentos

OBS: A Bolsa Gratuidade Parcial não é cumulativa com outras bolsas, descontos e/ou financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BID/BIT SAL ou Monitoria. Informamos também que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s).

Iniciação científica BIC SAL (30%)

Tem como objetivo a inserção do aluno em atividades de pesquisa científica, contribuindo para o enriquecimento de sua formação acadêmica e profissional.

Método: o aluno desenvolve o projeto teórico, juntamente com o professor orientador, e em período estipulado pela coordenação do BIC SAL de cada Unidade, sob orientação da Pró-Reitoria Acadêmica.

Obs. Para concorrer ao BIC SAL, o aluno precisa estar matriculado na instituição.

Monitoria

Os graduandos regularmente matriculados exercem atividades de apoio às disciplinas dos cursos de Graduação.

Método: a seleção é de responsabilidade exclusiva da área acadêmica e compete à Tesouraria validar o desconto no boleto do aluno.

DESCONTO DOIS OU MAIS ALUNOS DA MESMA RESIDÊNCIA (10%)

Concedemos 10% de desconto para alunos (dois irmãos/ pais e filhos/ cônjuges) residentes no mesmo endereço, com renda compartilhada, e efetivamente matriculados na Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) do UNISAL.

Método: preencher formulário de solicitação e entregá-lo juntamente com os documentos no Serviço Social do campus no qual estuda.

Clique aqui para ver a relação de documentos

Formulário de requerimento

BOLSA EX-ALUNO SALESIANO

Concedemos 15% de desconto nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu).

Método: o candidato/aluno entregará no Serviço Social – Campus em que estuda o formulário e apresentará fotocópia e original do Diploma ou Declaração de Conclusão do Curso emitido pela Secretaria (original e cópia) para conferência.

Obs: o desconto é válido para os estudantes que concluíram, por completo, os cursos de Educação Infantil ou Ensino Fundamental I ou Ensino Fundamental II ou Ensino Médio ou curso Técnico ou Graduação ou Pós Graduação.

OBS: A Bolsa Ex-aluno Salesiano (15%) não é cumulativa com outras bolsas, descontos e/ou financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BID/BIT SAL ou Monitoria. Informamos também que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s).

Formulário de requerimento

Convênios com Empresas

Contratos formalizados entre empresas privadas e/ou públicas e o UNISAL.

Método: verificar as empresas conveniadas do campus que você estuda, no link do Serviço Social da sua Unidade.

Obs: O desconto convênio não é cumulativo com Bolsas de gratuidades, Prouni, Descontos Diversos e FIES, exceto o Crédito Estudantil do UNISAL, Bolsa de Iniciação Científica (BIC SAL) e Monitoria.

Formulário de requerimento

Empresas Conveniadas – Americana

Empresas Conveniadas – Campinas | Campus Liceu Salesiano

Empresas Conveniadas – Campinas | Campus São José

Empresas Conveniadas – Lorena | Campus São Joaquim

Empresas Conveniadas – São Paulo | Campus Santa Teresinha

Financiamentos
  • CREDIES UNISAL
  • Fies (até 100%)
  • Pravaler

CREDIES UNISAL

Crédito Estudantil – CredIES (50%): a conveniada oportuniza aos estudantes, devidamente matriculados, o crédito universitário para os cursos de graduação presencial. Com o crédito, o estudante paga 50% da mensalidade durante o curso e os outros 50% após a conclusão, respeitando a matriz curricular. Exige-se fiador.

Período de inscrições: qualquer período do semestre letivo desde que haja disponibilidade de crédito.

Procedimento: clique aqui para acessar o site da Fundacred

Acessar o Portal do Estudante Fundacred.

Criar login e senha (cadastre um número de celular e endereço de e-mail válidos);

Iniciar a solicitação selecionando o UNISAL/FSDB como a Instituição de Ensino e o curso em que está matriculado;

Informar os dados do estudante e os dados do fiador (não pode ser o cônjuge), com renda mínima comprovada de 1,5x o valor integral da mensalidade do curso (respeitando o mínimo de dois salários mínimos) e faça o upload de todos os documentos solicitados;

Enviar o cadastro para análise;

Acompanhar a situação da solicitação no Portal do Estudante;

Após a aprovação final da solicitação de crédito, a FUNDACRED enviará um e-mail informando que o contrato estará disponível para impressão em nosso Portal.

Imprimir e assinar o contrato juntamente com o fiador, com reconhecimento das firmas em cartório.

A Fundacred notifica o estudante/responsável em cada etapa do processo de solicitação.

OBS: O CredIES não é cumulativo com bolsas, descontos e/ou financiamentos. Informamos também que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s).

Fundo de Financiamento Estudantil – FIES (até 100%)

É um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Exige-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Período de inscrições: realiza-se a inscrição pelo site www.mec.gov.br em período determinado pelo referido órgão, portanto, orientamos que o estudante acompanhe as informações pelo site do MEC.

Procedimento: após efetivar a inscrição, o estudante passará por entrevista com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no Serviço Social – unidade em que está matriculado; com o documento emitido pela CPSA, o estudante procurará o banco para formalização do contrato.

Clique aqui para ver a relação de documentos Clique aqui para se inscrever

Crédito Universitário PRAVALER

PraValer: parceria do UNISAL/FSDB com uma financiadora, a conveniada oportuniza aos estudantes, devidamente matriculados, o crédito universitário PraValer de 50% do valor da mensalidade para os cursos de graduação presencial. Exige-se fiador.

Período de inscrições: qualquer período do semestre letivo desde que haja disponibilidade de crédito.

Procedimento: clique aqui para acessar o site do PraValer

OBS: O PraValer não é cumulativo com bolsas, descontos e/ou financiamentos. Informamos também que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s).

Solicitação
  • Aluno ingressante
  • Aluno que deseja PROUNI
  • Aluno veterano não bolsista
  • Convênios com  Empresas

Aluno ingressante

Atentar para o procedimento e prazo especificados no edital publicado neste site. O Serviço Social informa que o edital de bolsas e financiamentos, para os candidatos ingressantes, é publicado no mesmo período do edital do processo seletivo acadêmico(vestibular).

Edital de Bolsas e Financiamentos 2019

Aditivo ao edital de Bolsas e Financiamentos 2019

OBS: É vedado pelo UNISAL/FSDB o acúmulo de bolsas e financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BID/BIT SAL ou Monitoria. Informamos também que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s). O encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar e também pelo rendimento acadêmico do estudante que deve ser, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).

Candidato e/ou Aluno que deseja PROUNI

1. Realizar Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) atualizado.

2. Acompanhar período e procedimentos de inscrição pelo site do MEC

3. As inscrições são realizadas unicamente pelo site do MEC.

4. Os candidatos pré-selecionados para o UNISAL deverá:

Se for aluno ingressante ou veterano com matrícula efetivada:

é necessário preencher formulário, imprimi-lo, comparecer ao Serviço Social para entrevista e entrega de documentação.

Clique aqui

Se for aluno ingressante ou veterano que perdeu o vínculo com a IES: é necessário cumprir duas etapas:

1. Cadastro Secretaria: preencher dados pessoais e acadêmicos para criação do Registro Academico (RA)

2. Serviço Social: preencher formulário, imprimi-lo e agendar o dia e horário para entrevista e entrega de documentação.Clique aqui

OBS: o candidato/aluno/responsável visualizará o resultado no site do UNISAL no link Serviço Social (cidade/campus), acesso com Usuário e Senha, clicar em Resultados; a devolutiva será em conformidade com a data especificada e divulgada pelo MEC.

Aluno veterano não bolsista

Orientamos o estudante veterano que não possui Bolsa de Estudo que faça o ENEM atualizado e por meio do site do MEC, em período determinado pelo referido órgão, inscreva-se para a Bolsa ProUni. Além disso, poderá também, caso tenha interesse, realizar o Projeto de Pesquisa e se cadastrar para à Bolsa de Iniciação Científica – BIC SAL ou BEXT SAL, BID/BIT SAL (30% de bolsa) ou para a Monitoria (até 20% de Bolsa).

Quanto a Bolsa Parcial de 50%, conforme explicitado nos Editais, a verba é limitada e as inscrições ocorrem em período determinado ou através de lista de espera, verificar no Serviço Social do Campus em que estuda.

Se deseja FIES (até 100%): realizar a inscrição pelo site www.mec.gov.br em período determinado pelo referido órgão; portanto, orientamos que o estudante acompanhe as informações pelo site do MEC. Após efetivar a inscrição, o aluno passará por entrevista com a presidente da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no Serviço Social; com o documento emitido pelo CPSA, o aluno, procurará o banco para formalização do contrato.

OBS: É vedado pelo UNISAL/FSDB o acúmulo de bolsas e financiamentos, exceto nos casos de: BIC SAL, BEXT SAL, BID/BIT SAL ou Monitoria. Informamos também que nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependências (DP’s). O encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar e também pelo rendimento acadêmico do estudante que deve ser, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).

Convênios com Empresas Privadas e Públicas

Download do Formulário de requerimento

Renovação
  • Aluno veterano bolsista

Aluno veterano bolsista

As renovações de bolsas Gratuidades/ProUni são realizadas anualmente através do perfil socioeconômico e quanto ao rendimento acadêmico que deve ser de no mínimo 75%, verifica-se semestralmente. O bolsista deverá atentar para os procedimentos e prazos explicitados no edital.

Clique aqui para fazer o download do Edital de Renovação de Bolsas/2019

Clique aqui para fazer o download do Edital de Renovação de Bolsas Gratuidades/ProUni

Clique aqui para fazer o download documentação de Renovação de Bolsas

Contatos

  • Americana
  • Campinas / Liceu Salesiano
  • Campinas / São José
  • Lorena / São Joaquim
  • São Paulo / Pio XI e Santa Teresinha
  • Piracicaba / Faculdade Salesiana Dom Bosco

AMERICANA – CAMPI DOM BOSCO E MARIA AUXILIADORA

Local de atendimento: Campus Maria Auxiliadora

Assistente Social:Cleonice Ferreira

E-mail:cleonice.ferreira@am.unisal.br

Contato: (19) 3471 – 9737

Endereço: Avenida de Cillo, 3.500 – Parque Universitário Americana/SP.

Horário de atendimento: segunda à sexta, das 09h às 17h e das 18h às 21h.

COLAPS- Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

colaps@am.unisal.br

CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento  do FIES social@am.unisal.br

CAMPINAS – CAMPUS LICEU SALESIANO

Local de atendimento: Campus Liceu Salesiano

Assistente Social: Dulce Ribeiro Fonseca

E-mail:

dulce.fonseca@ls.unisal.br

Contato: (19) 3744-6800 ramal 6904

Endereço: Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 – Jardim Guanabara – Campinas/SP

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 15h30 às 20h20

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

colaps@ls.unisal.br

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento  do FIES

social@ls.unisal.br

CAMPINAS – CAMPUS SÃO JOSÉ

Local de atendimento: Campus São José

Assistente Social:Eliana Bolognesi de Mello

E-mail:

eliana.mello@sj.unisal.br

Assistente Social:Gisele Cristina de Maia

E-mail:

gisele.maia@sj.unisal.br

Contato: (19) 3744-3146 / (19) 3744-3100

Endereço: Avenida Almeida Garret, 267 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas/SP

Horário de atendimento: segunda, quarta e sexta-feira das 15h30 às 21h30 e de terça e Quinta-feira das 9h às 21h30

COLAPS- Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

colaps@sj.unisal.br

CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento  do FIES social@sj.unisal.br

LORENA – CAMPUS SÃO JOAQUIM

Local de atendimento: Campus São Joaquim

Assistente Social:Shuellen Batista

E-mail:

shuellen.batista@lo.unisal.br

Contato: (12) 3159-2033 ramal 252

Endereço: Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena/SP

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 21h

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

shuellen.batista@lo.unisal.br

CPSA – Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES shuellen.batista@lo.unisal.br

SÃO PAULO – CAMPI PIO XI E SANTA TERESINHA

Local de atendimento: Campus Santa Teresinha

Assistente Social: Lura Wanderley Vieira

E-mail:

laura.vieira@st.unisal.br

Contato: (11) 2971-6900 ramal 207

Endereço: Rua Augusto Tolle, 575 – Santa Teresinha – São Paulo/SP (Térreo)

Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 18h30 às 20h30

COLAPS- Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

colaps@st.unisal.br

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento  do FIES

laura.vieira@st.unisal.br

CAMPINAS – CAMPUS LICEU SALESIANO

Local de atendimento: Faculdade Salesiana Dom Bosco

Assistente Social:Ana Paula Ferreira Cartoce

E-mail:

ana.cartoce@domboscopira.com.br

Contato: (19) 3437-3872

Endereço: Rua Bom Morte, 1.835, – Centro – Piracicaba/SP

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 17h30 às 21h30

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

ana.cartoce@domboscopira.com.br

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento  do FIES ana.cartoce@domboscopira.com.br