9 ago

.Entrevista com o docente do UNISAL Roberto Bertolla

portal-ligado-na-facul

Portal Ligado na Facul

Os sites e as redes sociais estão sendo cada vez mais utilizados como forma de atendimento aos consumidores, substituindo o call center e o atendimento pessoal. A justificativa é que há um número cada vez maior de usuários na internet que buscam formas de consumir, resolver seus problemas e se comunicar.

Uma nova realidade de mercado exige profissionais especializados e antenados. Conversamos com o professor e Mestre Roberto Bertolla, Coordenador do MBA em Empreendedorismo Digital e Redes Sociais do UNISAL sobre o mercado digital e suas tendências.

Ligado na Facul – Como o empreendedorismo está relacionado à área digital?

Roberto Bertolla – Um exemplo é o fenômeno das startups digitais, empresas desenvolvidas por jovens em suas garagens, que em pouco tempo conquistaram espaço e consumidores, desde o desenvolvimento de uma loja virtual na internet, ou em redes sociais que atuam em nichos de mercado, até o desenvolvimento de softwares e aplicativos para celulares.

LNF – Qual avaliação o senhor faz do mercado?

RB – O empreendedorismo digital pode ser uma forma de concretizar sonhos, por meio do desenvolvimento e gestão de um negócio digital. Esse negócio digital deve ser desenvolvido mediante a aplicação de métodos, metodologias gestão, liderança, inovação e criatividade. O setor de e-commerce cresceu 1400% nos últimos 10 anos e deve faturar R$ 45 bilhões de reais em 2016.

LNF – De que forma as diretrizes do curso contemplam o profissional que atua na área?

RB – As diretrizes do curso agregam o conhecimento em gestão, que pode auxiliar o profissional a desenvolver o seu próprio negócio ou atuar de forma empreendedora na empresa que trabalha com o conhecimento adquirido nas aulas.

LNF – Como está estruturado o curso?

RB – O curso está estruturado em alguns pilares. O primeiro é o empreendedorismo digital. Neste módulo os alunos participarão de atividades que visam o desenvolvimento de um plano de negócios, passando por áreas importantes da administração, como gestão de lideranças, gestão de marketing, gestão financeira, entre outros pontos importantes do plano de negócios.

LNF – O marketing digital contempla o curso?

Este é o outro pilar, que promove aos alunos a inserção da sua empresa na rede com metodologias e estratégias de marketing digitais buscando resultados. O terceiro pilar é o de redes sociais, formado por estudos de casos que visam entender o fenômeno das redes sociais no Brasil, como desenvolver conteúdo, monitorar e interagir com o público de usuários. Ao final do módulo é gerado um plano para atuação neste tipo de mídia.

LNF – Quais tendências deste mercado o senhor poderia apontar?

RB – A personalização de lojas virtuais é uma tendência clara. O varejista de posse das informações e hábitos de seus consumidores na web atuam com promoções e benefícios direcionados para cada consumidor. Outra tendência é as criação de uma série de redes sociais segmentadas em nichos de mercado e cada vez mais multimídia, utilizando mais as fotos e vídeos do que textos. As lojas no Facebook, rede com 1 bilhão de usuários no mundo, proliferam e têm sucesso.

Fonte: Portal Ligado na Facul (2013).