28 ago

Ligado na Facul: adultos voltam às salas de aula

.A busca por atualização vai além da faixa etária e exigência do mercado. A verdade é que não há idade para ingressar na faculdade ou fazer aquele curso que sempre quis. Esse é o exemplo dado pelos participantes do Programa Idade Ativa, organizado pelo UNISAL.

Pessoas acima de 55 anos se reúnem em uma sala de aula para aprender mais sobre as áreas de educação, gerontologia, direito, administração, música, entre outras matérias, durante o período de três anos.

O aprendizado que os adultos vivenciam por meio das disciplinas faz com que os conteúdos saiam da sala de aula e se transformem em projetos. “Incentivados pela disciplina de filosofia e literatura, os alunos criaram um sarau literário e apresentaram para os familiares. Alguns, em especial, tomaram tamanho gosto pela poesia que compilaram um livreto de poesia, com composições próprias”, conta o professor Homero Tadeu Colinas.

A professora aposentada, Maria Luiza de Toledo Oliveira, de 63 anos, chegou ao curso através de uma amiga. Hoje, até o marido da professora participa. Para ela, os benefícios de estar em uma universidade são múltiplos.

“Rejuvenescemos e temos a admiração dos nossos familiares pela iniciativa. A questão de estar em comunicação com o universo atual dá um novo sentido às nossas vidas”, conta Maria Luiza.

Uma das alunas da professora coordenadora do programa, Karen Monteiro, decidiu investir no ensino superior depois do curso. “Ela criou um novo projeto de vida, ingressou na faculdade e está cursando o último ano do curso de Pedagogia aqui mesmo”, disse Karen.

O programa recebe inscrições em períodos específicos do ano. O UNISAL disponibiliza o curso para a terceira idade na Unidade Americana e Unidade São Paulo/Campi Santa Teresinha e Pio XI.

Fonte: Ligado na Facul (2013)

.