13 ago

Ligado na Facul: da Bahia para São Paulo – Entrevista com Manoela Silva

.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Meu nome é Manoela Silva, tenho 23 anos e nasci em Feira de Santana (BA). Atualmente moro em Campinas-SP, pois estou cursando o terceiro ano da graduação em Direito no UNISAL. O que me trouxe a São Paulo começou quando eu tinha 15 anos e queria ser juíza, vontade essa que começou porque eu queria justiça, eu queria acabar com a impunidade dos grupos de extermínio, traficantes e etc. Quando terminei o Ensino Médio fui efetivada em um hospital, em que trabalhei como jovem aprendiz e foi a partir daí que eu resolvi dar foco ao meu sonho.

Mesmo trabalhando o dia todo, à noite me reunia com amigos para estudarmos e depois de três anos do Ensino Médio concluído, consegui enfim uma bolsa na faculdade, na área que sempre sonhei: Direito.

Assim que descobri que tinha passado na faculdade fiquei em êxtase, era o meu sonho e ele estava começando com essa oportunidade, entretanto havia uma parte que ainda poderia dar errado: a minha mãe! Ela sempre me apoiou muito, mas havia um porém: ela ainda não sabia que eu queria ir para São Paulo. Imagina saber que eu havia conseguido uma bolsa para estudar em São Paulo!

E sabe o que ela fez quando eu contei para ela? Ficou sem falar comigo um dia inteirinho! Mas isso era puro medo, no fundo ela sabia que isso seria bom para todos nós! E foi neste exato momento que a minha vida se transformou, peguei as minhas coisas e vim voando apresentar os documentos necessários para validar a minha bolsa, e então, sobrevivi quase seis meses com aquilo que trouxe.

Inicialmente vim para morar em Campinas com duas amigas da Bahia, as duas me receberam muito bem e me acolheram como uma irmã! Logo minhas aulas começaram e eu conheci um pessoal muito legal em minha sala, e fui eleita a representante de sala! Foi nesse tempo que fiz alguns amigos, principalmente quando nós nos reuníamos à tarde no Centro Cultural do UNISAL e ríamos muito das grandes histórias da Daniele, do jeito sério do Diego e da Mariana, que foi uma grande amiga que tive neste período.

Em maio de 2011, comecei a fazer estágio no JEC (Juizado Especial Cível) do UNISAL, em que fiz grandes amigos e aprendi bastante! E o tempo foi passando, e os trabalhos e provas surgindo, fui participando do teatro, e eu só fui perceber que o tempo realmente tinha passado no começo deste ano, principalmente porque este ano representa o meio do curso, além de ser o ano em que tudo mudou.

Tudo começou a mudar neste ano quando uma das minhas amigas resolveu casar, e como agora só morávamos nós duas eu tinha que procurar outro lugar para morar. Nesse período difícil eu descobri como tenho pessoas especiais em minha vida, pessoas com quem posso contar. No meio de toda essa reviravolta, agradeço a Deus por ter colocado pessoas boas em minha vida, por ter tido a oportunidade de trazer meu irmão da Bahia para estudar e trabalhar aqui em Campinas por estudar numa instituição que se transformou em uma família!

Fonte: Portal Ligado na Facul  (2013)

.

Comentários

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Leia Também