Unisal - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Imprensa / Clipping

Ex-Aluna do UNISAL lança livro sobre Direito Internacional

.

Sobre a obra

“Poder aéreo nas operações de paz: regras de direito internacional” é o título do livro escrito pela Ex-Aluna do UNISAL Ana Claudia Moreira Miguel Philippini. Desde o início do século XX, quando o oficial do Exército Italiano Giulio Douhet iniciou uma nova doutrina de guerra baseada no domínio do ar, as estratégias militares mudaram substancialmente. A obra de Ana Claudia é baseada na análise feita pelo oficial a respeito da atuação do Exército (que se limita a um terço da Terra), da Marinha (a dois terços dela) e a ausência de limites físicos para a Aviação, já que uma arma aérea pode atuar tanto na parte terrestre como na parte marítima, independentemente de qualquer superfície.

Com o fim do século XX, marcado por duas Guerras Mundiais e uma longa Guerra Fria, o século XXI foi marcado pelos atentados de 11 de setembro e pela guerra global ao terrorismo, em eventos que constantemente ameaçam a paz e a segurança internacional.

Neste contexto, o livro da autora propõe-se a apresentar as regras de Direito Internacional aplicáveis à aviação militar quando for utilizada em operações de paz, tendo em vista que o papel dos organismos internacionais, sobretudo da Organização das Nações Unidas, tem sido cada vez mais necessária para a manutenção da paz mundial.

O livro pode ser adquirido no link http://editoraprismas.com.br/produto/7898328/Poder-aereo-nas-operacoes-de-paz-regras-de-direito-internacional

Sobre a autora

Em 2002, Ana Claudia formou-se em Direito pelo UNISAL (Unidade Lorena), onde também fez a Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público no ano de 2009. Também é graduada em Direito em Administração Pública (Universidade Castelo Branco, 2010), mestre em Ciência Política e Relações Internacionais (Universidade da Força Aérea, 2011) e também fez curso complementar pela Fordham Law School em 2012 (United States Law). Atualmente é doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de Buenos Aires, Argentina, e professora na Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro e Faculdade Santa Cecília de Pindamonhangaba, além de advogar no escritório Moreira Miguel Advogados.

ANA CLAUDIA.