Dicas para criação de Palavras-chaves

Para elaboração da palavras-chaves são necessários termos técnicos. Por isso utiliza-se o vocabulário controlado. O vocabulário controlado é uma linguagem artificial constituída de termos organizados em estrutura relacional.

O vocabulário controlado é elaborado para padronizar e facilitar a entrada e a saída de dados em um sistema de informações. Ele é utilizado para indexar documentos. Indexar é caracterizar conteúdos de documentos por meio dos descritores de um vocabulário controlado.

O vocabulário controlado é um instrumento de controle terminológico que estabelece a forma de representar os termos que compõem um conjunto de áreas do conhecimento, tornando possível maior coerência entre os termos indexados.

Vocabulário controlado na área de Educação

INEP
SIBI/USP
Vocabulário controlado na área de Direito
Vocabulário de Termos em Psicologia – O Vocabulário de Termos em Psicologia, criado em 1974, permite uma busca eficiente de documentos na área e utiliza somente uma forma de indexação
Vocabulário controlado na área de Engenharias – FINEP
Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações. Não é simplesmente um dicionário, mas um instrumento que garante aos documentalistas e pesquisadores o processamento e a busca destas informações.

Unidades

Infraestrutura

  1. Biblioteca

  2. Laboratórios

  3. Auditórios