Base de dados de Acesso Livre

As bases de dados de acesso livre servirão de apoio para suas pesquisas acadêmicas. Abaixo lista de bases de dados disponíveis gratuitamente:

• ArXiv – Repositório temático nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia.
  • BASE (Bielefeld Academic Search Engine) – O BASE é um dos mais volumosos mecanismos de pesquisa do mundo, especialmente para recursos acadêmicos da web. O BASE fornece mais de 150 milhões de documentos de mais de 7.000 fontes . Você pode acessar os textos completos de cerca de 60% dos documentos indexados gratuitamente. O BASE é operado pela Biblioteca da Universidade de Bielefeld.
  • BVS Psicologia Brasil – Bases de dados especifica na área da saúde, disseminando a literatura científica e técnica em: Ciências da saúde (MEDLINE, LILACS, Cochrane); Medicina por evidência.
  • CiteSeerX – É uma biblioteca digital e mecanismo de pesquisa de literatura científica em evolução que se concentrou principalmente na literatura em ciência da computação e da informação. O CiteSeerX tenta fornecer recursos como algoritmos, dados, metadados, serviços, técnicas e software que podem ser usados para promover outras bibliotecas digitais.
  • CAPES – O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne o melhor da produção científica internacional e disponibiliza as instituições de ensino e pesquisa no Brasil acesso total para Instituições que ofertam mestrados e nas Instituições que não ofertam acesso parcial.
  • Dialnet – É considerado o segundo Portal de conteúdo Bibliográfico do Mundo pelo Laboratório da Cibermetria do Conselho Superior de Insporvestigação Científica do Ministério da Economia e competitividade do Governo da Espanha.
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ) – O DOAJ é um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade gratuitamente. DOAJ é independente. Todo o financiamento é através de doações, 40% das quais provêm de patrocinadores e 60% de membros e membros da editora .
  • ERIC – É um Centro de documentação sobre recursos educacionais. É amplamente usado por estudantes, pesquisadores, membros do corpo docente e outros que estão respondendo aos requisitos do curso ou desenvolvendo relatórios para seu trabalho.
  • Lexml – Rede de Informação Legislativa e Jurídica – Um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.
  • Livre – O Livre é um portal mantido pela CNEN, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, que disponibiliza acesso a quase 5.000 periódicos de várias áreas do conhecimento. Uma diferença importante do Livre para outras bases é que ele se trata apenas de um repositório de links para os sites dos periódicos.
  • Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas -É um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.
  • Portcom (Portal de livre acesso à produção em Ciências da Comunicação) – É um repositório institucional que disponibiliza informações sobre a produção científica e a memória da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
  • Redalyc – é um sistema de indexação que integra periódicos científicos e editoriais de alta qualidade, de várias áreas, como ciências sociais, ciências naturais e exatas, arte e humanas.
  • RepositoriUM – Armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade do Minho (Portugal) em formato digital. Disponibiliza artigos, teses, dissertações, livros, partes de livros, entre outros documentos acadêmicos em texto completo.
  • Santa Sé – O Magistério dos Sumos Pontífices … o Catecismo da Igreja Católica, os documentos do Concílio Vaticano II, Exortação Apostólica, Encíclicas.
  • Scientific Electronic Library Online (Scielo) – É uma biblioteca digital de livre acesso e modelo cooperativo de publicação digital de periódicos científicos brasileiros, resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FAPESP, em parceria com a Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – Bireme.
  • SPELL – A biblioteca eletrônica SPELL® Scientific Periodicals Electronic Library, é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso à informação técnico-científica na área de Administração, Contábeis e Turismo.
  • UNICAMP Repositório – Armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade em formato digital. Disponibiliza artigos, teses, dissertações, livros, partes de livros, entre outros documentos acadêmicos em texto completo.
  • WorldWideScience – É um portal de ciência global composto de bancos de dados e portais científicos nacionais e internacionais. São cerca de 95 bases de dados e portais de mais de 70 países são pesquisáveis, nas áreas de energia, medicina, agricultura, meio ambiente e ciências básicas, incluindo o acesso a fontes de dados científicos.

1. Biblioteca

2. Laboratórios