Biblioteca do UNISAL: mais acessível com piso tátil
Publicado em: 29/11/2019Medida atende a Lei de Acessibilidade e beneficia comunidade acadêmica

A biblioteca do Centro Universitário Salesiano de São Paulo — UNISAL, Unidade Lorena, buscando estar cada vez mais adequada e acessível aos alunos, inaugurou no mês de novembro o piso tátil, que serve de orientação e suporte às pessoas com deficiência (PCD) visual.
Foram instalados 68 metros do piso, um projeto coordenado pela Professora Patrícia Pereira, do UNISAL, e que contou, também, com o apoio do colaborador/gestor da Manutenção, e do aluno Alison Reis.
O objetivo do UNISAL é ser cada vez mais acessível para todas as pessoas, como é a tradição das instituições salesianas: de portas abertas para toda a comunidade.
Outro fator importante, é o cumprimento da Lei de Acessibilidade. Criada em dezembro de 2000, a norma estabelece critérios que promovam a facilidade de acesso tanto de pessoas com deficiência, quanto com mobilidade reduzida.
Umas das recomendações é eliminar barreiras e obstáculos que impeçam ou limitam o acesso e a circulação nos espaços. Embora o piso tátil seja uma nova conquista para o espaço, rampas de acesso já fazem parte da biblioteca há muito tempo.
Além do piso tátil e das rampas, a biblioteca também possui títulos em braille, audiolivros, balcão de atendimento rebaixado, rampas e corrimão. Com a assinatura da Biblioteca Virtual Universitária, nossos alunos podem obter o acesso de qualquer lugar, desde que logado no Portal, também com a opção Text to speech.
Nos terminais também há o Software NVDA: uma plataforma de código aberto de leitura para sistema operacional que auxilia as pessoas com deficiências visuais, ao descrever os itens em tela do computador por meio de audiodescrição.
Segundo a gestora da biblioteca, Ana Corrêa, as instituições, de uma maneira geral, precisam estar atentas com essas demandas.
“Se a gente quer ser acessível de verdade, devemos oferecer serviços e produtos acessíveis às pessoas. As bibliotecas não ficam foram desse universo, afinal, a leitura é muito democrática e ainda continua sendo uma das principais ferramentas de inclusão das pessoas”, avalia Ana.
Piso tátil de alerta x piso tátil direcional

O piso tátil de alerta tem círculos em alto relevo que servem de alerta para obstáculos à frente. Ele é instalado no início e término de escadas e rampas, em frente à porta de elevadores ou em rampas de acesso às calçadas e recomenda que a pessoa pare, para que não se machuque.

O piso tátil direcional serve para orientar o trajeto. Ele possui linhas em alto relevo para direcionar o caminho já que a pessoa deficiente visual nem sempre anda em linha reta. Geralmente é utilizado em locais amplos sem ponto de referência que seja detectado com a bengala, como vias públicas, espaços abertos e corredores.
Notícias
-
Campinas / Liceu Salesiano
Mergulhando nas Memórias: Idade Ativa realiza exposição colet...
17/12/2020 -
Lorena / São Joaquim
Alunos de Engenharia do UNISAL participam de Congressos e publ...
15/12/2020 -
Campinas / Liceu Salesiano
Alunos participam de ação do Núcleo de Educação Ambiental do U...
14/12/2020 -
Americana / Maria Auxiliadora
Docentes e alunas do UNISAL integram o Conselho Municipal dos ...
11/12/2020