Artigos de alunos do UNISAL integram e-book de Engenharia de Produção

Publicado em: 03/03/2020

As publicações dos alunos foram apresentadas no ENEGEP 2019 e convidadas para o e-book

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, desenvolveu por meio de sua Unidade Lorena, Campus São Joaquim, a participação de 10 alunos do 3º, 4º e 5º ano, de Engenharia de Produção no e-book “Coletânea Brasileira de Engenharia de Produção 8”. Esta é a segunda vez que artigos de alunos e docentes do UNISAL são convidados a integrar a composição de um livro.

Dos 13 artigos apresentados ou publicados no ENEGEP 2019 (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) o maior congresso de Engenharia da América Latina, 8 viraram capítulos de livro. A partir das publicações, alunos e docentes receberam convites por parte de editoras para transformá-los em capítulos de livro.

Também participaram 4 alunos egressos do curso de Engenharia de Produção, 4 professores da Unidade Lorena e mais 3 professores externos que foram convidados.

De acordo com o professor Lúcio Veraldo, coordenador do curso de Engenharia de Produção do UNISAL, Unidade Lorena, um trabalho como esse tem uma importância acadêmica muito grande. “São eles que realizam todo trabalho de pesquisa e elaboração dos artigos. As submissões são realizadas pelos alunos, bem como a apresentação dentro do Congresso, colocando-os como protagonistas de todo o processo”.

O professor afirmou, também, que além de desenvolver algumas habilidades e competências, a experiência vivida é primordial para seu percurso formativo. “O aluno sente extremamente orgulhoso em dizer que ele é um dos autores de capítulo de livro de Engenharia, evidenciando nas redes sociais como LinkedIn e Lattes. Esse orgulho acadêmico se transforma em combustível para uma carreira rica em conhecimento e profissionalismo”.

Incentivo à pesquisa

Para a edição de 2020, o prof. Lúcio foi convidado pelo ENEGEP para integrar o Comitê Científico do evento como coordenador de área no tema “Engenharia de Operações e Processos da Produção”. Com esse convite, o professor, que já participa do Encontro desde 2006, passa a ter um papel de destaque neste importante evento, colaborando com a distribuição de artigos aos refeers e acompanhando o processo de avaliação.

Desde 2014 a Unidade Lorena tem participado, initerruptamente, do ENEGEP, com participação, publicação e apresentação de diversos artigos envolvendo alunos, engenheiros e professores. Com o trabalho liderado pelo Prof. Antonio Silva do curso de Engenharia de Produção, todo aluno que tenha interesse em pesquisas poderá participar da equipe, adquirindo mais conhecimento para sua própria carreira.

Confira os temas que foram contemplados e-book “Coletânea Brasileira de Engenharia de Produção 8”:

1. Aumento de produtividade com a aplicação do Lean Six Sigma em uma empresa de autopeças;
  2. Gestão da Qualidade de Estoque em uma empresa do segmento varejista de peças íntimas;
  3. Indicadores do Balanced Scorecard aplicado em uma microempresa de festas infantis;
  4. Aplicação da SERVQUAL em uma agencia de ecoturismo do Vale do Paraíba;
  5. Estudo dos estilos de aprendizagem de estudantes de engenharia de produção em uma instituição privada;
  6. Planejamento e Gestão na Construção Civil: Analise dos custos executivos;
  7. Fluxo contínuo implementado na célula em uma empresa aeroespacial;
  8. Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa de produção de rodas. Abrangendo áreas como: Qualidade, Logística, Organizacional, Educação e Econômica.

Conheça mais sobre o curso de Engenharia de Produção  do UNISAL.