Alunos produzem e doam Viscosímetro para o UNISAL

Publicado em: 31/10/2019

Futuros engenheiros são orientados por professor do curso para a produção do equipamento

Alunos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, produziram e doaram para o laboratório do UNISAL, um Viscosímetro Hagen-Poiseuille.

O equipamento começou a ser produzido no segundo semestre de 2018 como parte das pesquisas dos Projetos Interdisciplinares do curso. Na época, os alunos do 4º ano, Adriano Mathias dos Santos, Alekssandro Roberto da Silva Vianna, Caique Augusto de Oliveira Faustino e Guilherme José Monteiro desenvolveram o equipamento sob orientação do Prof. Me. Thiago Averaldo Bimestre.

A inauguração do viscosímetro foi realizada em 22 de outubro de 2019, durante a aula. Este instrumento de laboratório é utilizado para medir a viscosidade de fluidos, ou seja, analisar e apresentar a capacidade que ele tem de se movimentar, podendo ser entendida como a grossura ou ainda a  resistência no momento de um despejamento.

Na indústria, os viscosímetros podem ser utilizados, por exemplo, no controle de qualidade de matérias-primas utilizadas no processamento de alimentos e análise de consistência de produtos alimentício; no controle de óleos lubrificantes; na indústria de cosméticos, dentre outros campos.

Alunos do UNISAL no dia da inauguração, em aula.

No caso do UNISAL, o projeto, que foi apresentado em 2019 pelos, agora, alunos do 5º ano de Engenharia Mecânica, será doado aos demais estudantes das Engenharias do UNISAL. “Esse aparelho poderá ser utilizado em outras demandas das Engenharias, dentre elas, na disciplina de Mecânica dos fluidos. O dia da inauguração do equipamento foi também de uma aula no laboratório”, afirma a Coordenadora do Curso, Professora Doutora Regina Cabette.

Alekssandro Vianna, futuro engenheiro mecânico, afirma que foram feitas várias amostras antes de apresentar o resultado final. “Em se tratando de uma pesquisa científica, fizemos muitos cálculos, experimentos, pesquisas, para alcançarmos esse resultado. Hoje é um dia de vitória para nós. Desta forma, também, conseguimos garantir a excelência do trabalho realizado por nós, futuros engenheiros do mundo do trabalho, formados aqui pelo UNISAL”, revela.

Viscosímetro produzido e doado por alunos ao UNISAL

O preço de um equipamento do tipo no mercado pode variar, dependendo da marca e modelo. Alguns preços encontrados oscilam de R$6 a R$13 mil.

No UNISAL, os alunos aprendem com projetos mão-na-massa e desenvolvem, de forma protagonista, propostas que os colocam à frente do mundo do trabalho, antes mesmo de sua formação. Confira todas as fotos aqui.