Alunos participam de ação do Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL

Publicado em: 14/12/2020

Ao todo, mais de 50 mudas de árvores foram plantadas por iniciativa da atividade de encerramento do semestre

Com o intuito de desenvolver a conscientização ambiental e da manifestação concreta da crença no futuro, o Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL – Unidade Campinas, propôs como ação de encerramento da disciplina de Educação Ambiental, o plantio de árvores. A ação foi abraçada por toda a turma do 6º semestre, resultando no plantio de mais de 50 mudas de árvores.

A atividade foi realizada sob orientação do Prof. Dr. Moacir Pereira com o Curso de Pedagogia, por meio da disciplina de Educação ambiental, ministrada pela professora Regiane Hilkner.

A ação se estendeu a vários bairros de Campinas e, também, à algumas cidades da Região Metropolitana de Campinas, como Monte Mor, Hortolândia, Sumaré e Paulínia.

“A melhor experiência que tive foi plantar uma árvore. Infelizmente tive essa pequena e grandiosa experiência na minha vida adulta e vejo como é importantíssimo ser trabalha nas escolas a consciência ambiental. Esta ação está diretamente ligada ao respeito a natureza , identidade ,  pertencimento local e principalmente  habilidades socioemocionais”.  Caroline de Jesus dos Santos.

“Plantar uma árvore foi uma forma de encerrar tudo o que compartilhamos e aprendemos em Educação Ambiental, ou seja, como nossas atitudes e ações impactam no meio e no ambiente. Então, poder realizar uma atividade que nos conecte com a natureza faz com que a consciência ambiental seja vivenciada além de aprendida”. Caroline Gallego Franqueler de Oliveira

“Foi uma experiência maravilhosa, colocar a mão na terra molhada, sentir o cheiro e fazer uma ação que se perpetuará por longas décadas. Essa ação proposta pela disciplina de Educação Ambiental reforça os valores que devemos ter em relação aos cuidados com o meio ambiente e ao próximo. Ao plantarmos uma árvore concluímos muito bem um semestre muito intenso e de grandes reflexões”. Mariele Barbosa Lopes.

Plantar árvores na simplicidade de seu gesto é um dos atos mais simbólicos e esperançosos que existem. Um presente para as futuras gerações. . É criar raízes, saber esperar, viver no ritmo da natureza e contribuir para a preservação ambiental que, atualmente, encontra-se muito focada na conscientização das pessoas com relação ao ambiente em que estão inseridas a cada momento ou situação.

De acordo com a coordenação da proposta, “essa conscientização é fundamental para a compreensão que o desenvolvimento sustentável e a manutenção da natureza resultam em qualidade e preservação da vida”.

Confira mais algumas fotos e participações: